Resenha - Humaitá para Peixe (Sérgio Porto, Rio de Janeiro, 04/01/2000)

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Marcelo Miurrause
Enviar correções  |  Comentários  | 

Nota: 10

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Festival Humaitá para Peixe, Rio de Janeiro. Um evento que era clássico a alguns anos atrás retomou força e voltou a ser editado nesse ano de 2000. Na noite de abertura os gaúchos do Ultramen e os locais Autoramas.

Asteroides Trio: ouça EP com participação de Gabriel ThomazCópia Infiel: Ato 1, Raul Seixas e o Dolo de Ouro

Antes um festival um tanto quanto obscuro. Hoje cobertura da mídia, MTV, GloboSat e outros veículos de comunicação. Havia até a distribuição de refrigerante aos presentes, em grande maioria jovens. Era a retomada de um espaço para shows, o Sérgio Porto. Com o primeiro show marcado para as 20:30, por volta das 21:15 sobe ao palco o Ultramen.

Com seu "black metal" (segundo os próprios, a banda é influenciada por black music e heavy metal, resultando nessa fusão) mais tendente ao puro funk no início do show e alternando momentos de reggae raiz, ska e hardcore ao longo, os rapazes do Sul conseguiram fazer uma apresentação bem divertida, empolgando a galera que, em sua grande parte, desconhecia o som da banda. Tocaram também uma versão para uma música de Bob Marley. Percussões, guitarras bem colocadas e um baixo ritmado, a bateria com bastante swing e a voz no ponto. Assim foi o show do Ultramen. Eu não conhecia e gostei muito; seus integrantes também são bem acessíveis, como pode ser visto na entrevista feita minutos antes do show (confira na sessão de entrevistas).

Por volta das 22:30 sobem ao palco os Autoramas que já têm um público cativo na cidade, que conhecem seu som e cantam suas músicas. Apesar de um problema no som na primeira música, o show foi excelente, abrindo com chave de ouro o Humaitá para Peixe.

Com a guitarra de Gabriel alucinada, alternando riffs de surf music e rockabilly, o baixo distorcido e vibrante de Simone e a batida rápida mas perfeita de Bacalhau na bateria, acredito que tenha sido um dos melhores shows da banda que eu já tenha visto. No set list dezessete músicas, entre elas os já hits (mas não únicos) Ex-amigo, Catchy Chorus, Eu Não Morri e o cover "Be my Baby", já parte do repertório da banda e que parece ter sido composto por eles tamanha a interação que eles têm com a canção. Mas não foi o suficiente para o público sedento de música e de "dançar o rock dançante do Autoramas " (palavras de Bacalhau).

No final, no bis, tocaram covers de Rumbora, Little Quail e Hole, deixando em todos que assistiram ao show com um gostinho de quero mais e sedentos pelo CD de estréia, que sai 15 de Fevereiro pela Astronauta Records. É a volta do Humaitá para Peixe, que tem tudo para ser mais um sucesso.

Quer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Asteroides Trio: ouça EP com participação de Gabriel ThomazTodas as matérias e notícias sobre "Autoramas"

Rock/Metal
As poucas bandas que conseguem viver disto no Brasil

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Todas as matérias da seção Resenhas de ShowsTodas as matérias sobre "Autoramas"Todas as matérias sobre "Ultramen"

Raul Seixas
Os plágios da carreira do artista

Esquisitices
Algumas exigências bizarras de astros para shows

Burzum
Varg é condenado por xenofobia e racismo na França

Velocidade: Top 10 de músicas de Metal para ser multadoJack Bruce: ameaçado de morte por fãs do Led ZeppelinGuns N' Roses: Ano a ano, como se deu o lobby para a volta de SlashBeatles: editores da Rolling Stone elegem as 100 melhoresGuns N' Roses: Axl e "Paradise City" em comercial da BudweiserMetallica: como Kirk Hammett começou a tocar guitarra?

Sobre Marcelo Miurrause

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Link que não funciona para email (ignore)

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em agosto: 1.237.477 visitantes, 2.825.604 visitas, 7.034.755 pageviews.

Usuários online