A jubilosa estréia do Moby Grape

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

A jubilosa estréia do Moby Grape


  | Comentários:


Poeira Zine: a única publicação do país a trazer só a boa música dos bons tempos, esquecendo modismos, cópias descartáveis, marketing de gravadora e todo o lixo musical. Clique aqui para saber como adquirir.



A idéia inicial do Moby Grape era unir as raízes da música norte-americana com a emergente onda psicodélica que vinha surgindo. Sorte eles já tinham, pois os cinco integrantes do grupo sabiam compor e cantar muito bem. Isso está latente na estréia homônima dos rapazes, cunhada na raça por cinco lendas do underground californiano: o guitarrista rítmico e frontman Skip Spence, que até tinha sido baterista do Jefferson Airplane, Jerry Miller na guitarra, Don Stevenson na bateria (ambos fundadores do Frantics), o guitarra base Peter Lewis (ex-The Cornells e filho da atriz Loretta Young) e o baixista Bob Mosley.

Imagem
Imagem
Imagem
A jubilosa estréia, talvez o único momento puro de triunfo da trajetória do desafortunado grupo, pode ser considerada a mais brilhante da cena de São Francisco. Aqui, ninguém queria transpor para o vinil uma estúpida viagem de ácido. Um fato louvável se compararmos o Grape com seus conterrâneos. Longas jams desnecessárias e auto-indulgência não faziam a cabeça do pessoal do Moby Grape, apesar dessa última ser uma constante na gravadora dos caras.

Somente uma exacerbada auto-indulgência pode explicar o fato da Columbia lançar no mercado, de uma única vez, cinco singles extraídos desta estréia. A atitude soou demasiadamente exagerada na época, fazendo com que a crítica caísse matando, ao taxar o grupo de pretensiosos ao extremo. Para piorar, nenhum dos compactos emplacou nas paradas, apesar do grupo apresentar alguns desses temas nos mais conceituados programas de TV.

Na festa de lançamento do disco, a Columbia voltou a exagerar: contrataram dez lindas garotas que jogaram 30.000 orquídeas importadas nos convidados, serviram centenas de garrafas de vinho contendo um rótulo personalizado do grupo e distribuiram luxuosos cases de veludo para a imprensa, contendo o álbum e os cinco compactos. Na seqüência, três integrantes do Grape foram detidos pela polícia por porte de maconha e foram acusados também de andarem com garotas menores de idade.

Mais problemas pelo caminho: a capa da estréia teve que ser re-impressa, pois na foto, Stevenson parecia ofender os ouvintes com o seu dedo médio. Isso deixava o tão almejado sucesso cada vez mais distante.

O relacionamento interno do pessoal só deteriorou quando Spence começou a tomar LSD como água e entrou em parafuso, querendo inclusive executar seus companheiros de banda com um machado. O líder do Moby Grape passou um tempo internado num hospital até fugir de motocicleta (vestindo um pijama) para Nashville, onde registrou seu magnífico álbum solo, “OAR”, mas é melhor deixar isso para outra ocasião.

Imagem

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Esta é uma matéria antiga do Whiplash.Net. Por que destacamos matérias antigas?


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Poeira
Todas as matérias sobre "Moby Grape"

O Flower Power americano: 15 discos essenciais
A jubilosa estréia do Moby Grape
Em 13/01/1952: Nasce Cornelius Bumpus (Moby Grape, Doobie Brothers)
Em 04/12/1942: Nasce Bob Mosley (Moby Grape)
Em 05/12/1942: Nasce Bob Mosley (Moby Grape)
Em 16/04/1999: Alexander Lee, do Jefferson Airplane, morre de câncer
Moby Grape

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Bento Araújo

Bento Araújo nasceu em 1976. É jornalista profissional e adora a música dos anos 60 e 70. É o editor chefe da Poeira Zine, a única publicação do país dedicada à música dos bons tempos. Lá ele escreve os textos, faz a diagramação, cuida da arte, do visual, faz 'a social' com os anunciantes, distribui, faz correio, banco, responde os e-mails e as cartas e também limpa o banheiro da redação... Além de tudo isso, o cara ainda tira uma onda tocando contra-baixo pela noite paulistana, além de vez ou outra fazer um 'bico' em alguma loja de discos em troca de raridades vinílicas... O Editor também oferece seus serviços jornalísticos e musicais a quem se interessar... (nada que uns bons dólares não possam resolver...)

Mais matérias de Bento Araújo no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas