13 fatos que afirmam: "O rock está morto e enterrado"

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Pedro Gianelli, Fonte: #VamosMusicalizar
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Durante as últimas semanas, um assunto acendeu as discussões nas redes sociais, principalmente entre os rockstars. O baixista e vocalista da banda KISS, Gene Simmons, falou em uma entrevista que “o rock está definitivamente morto”, alguns roqueiros concordaram com o linguarudo, outros abominaram a ideia e discordaram veementemente de Gene.

Iron Maiden: "Eddie precisa de um quiroprático"Courtney Love: "Essa música é sobre minha vagina, sabia?"

Imagem

Mas durante uma vasta pesquisa, irei apresentar alguns fatos:

1 - Quando você deixa de comprar um CD de uma banda (pequena ou grande), para baixa-lo na internet, você não está ajudando nenhum pouco para que a banda possa crescer ou fazer novos discos.

2 - É a lógica da vida: você prefere pagar R$200,00 em um ingresso do seu artista preferido (gringo), do que pagar R$10,00 em um show de um amigo ou conhecido, aliás, você tem a cara de pau de falar: “se não me der cortesias, não vou”.

3 - As bandas de rock não acabaram, pelo contrário, existem muito mais do que antes. Mas elas não se preocupam com o visual, ou com o show, logo não vão atrair mais público.

4 - Se você está esperando que vai ver algo inovador vindo de uma nova banda, pode desistir. É muito mais cômodo tentar parecer com algum outro artista (famoso ou não), do que criar um novo estilo e explodir no meio musical.

5 - Não espere ver o próximo David Bowie, ou os próximos Rolling Stones. As bandas têm capacidade para isso, mas falta vontade, e apoio do público e das gravadoras.

6 - Não espere por um hit que será lembrado daqui 20 anos. As gravadoras não querem mais o rock, e as bandas não querem confrontar as gravadoras.

7 - A maioria das bandas tocam covers de músicas, não investem e/ou não procuram compor novas músicas.

8 - É fácil achar uma banda de rock. Mas por isso, perdeu-se o espírito do rock. Nos anos 70 e 80, ser membro de uma banda de rock era como ser membro de uma gang, era algo diferente, desafiador. Hoje, você é membro de uma banda de rock? ‘Ah, legal. Já ouvi essa história 10 vezes nos últimos 10 minutos’.

9 - Obviamente que, tudo que você faz com amor, você tem um rendimento melhor. Mas não dá pra viver só de amor à música. As bandas não investem em si próprias e não vão deixar de ser uma banda de garagem N-U-N-C-A!

10 - Os funkeiros ajudam mais a cena do que os roqueiros. Você não vê um MC tocando para 10 pessoas como você vê com frequência nos shows de rock. Nota: Se você vê o Aerosmith tocando para apenas 2000 pessoas, ou o Def Leppard tocando para 250 pessoas no Brasil. Sinta-se preocupado!

11 - Tem uma banda? Não culpe as gravadoras, as mídias e as outras culturas por não fazer sucesso. Reclame com seu vizinho, amigo, e provavelmente, até sua mãe, que baixam sua música ilegalmente. ISSO É CRIME!

12 - É fã de rock? Contente-se em ver os dinossauros do rock, pois você nunca mais verá uma banda grande. E depois que estes velhos morrerem, pode ter certeza, o rock será extinto!

13 - “O rock não morreu de morte natural, ele foi assassinato”. Essa frase faz total sentido, todos nós matamos um estilo que adoramos, e pode ter certeza, ele nunca irá voltar! Roqueiros existem. Mas a música ‘rock’ não dura mais que 20 anos.

#VamosMusicalizar
http://vamosmusicalizarnews.blogspot.com.br/2014/11/orockest...

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

Gene Simmons: O rock não morreu de velhice, foi assassinadoGene Simmons: "O rock morreu, e não foi de velhice, ele foi assassinado"Foo Fighters: Rebatendo a afirmação de Gene SimmonsTwisted Sister: Dee Snider responde bonito a Gene SimmonsSlash: falando dos comentários de Simmons, que o "rock morreu"Free Four: E o rock morreu? Claro que não!Corey Taylor: Uma resposta objetiva a "o rock está morto" de Gene SimmonsRob Halford: senhor Gene Simmons, o rock nunca esteve tão forteKiss: Gene Simmons continua a argumentar que o rock está mortoRock em Análise: Gene Simmons e a "morte do rock"Slash: "A qualidade da música comercial está na sarjeta"Slash: discordando de Gene Simmons e declarando que o rock está vivoAerosmith: Perry diz que Simmons tem um pouco de razão sobre o rock estar mortoMötley Crüe: Nikki Sixx rebate os comentários de Gene SimmonsSebastian Bach: comentando polêmica do Rock estar mortoSteve "Zetro" Souza: ele concorda parcialmente com Gene SimmonsHellyeah: "Metal salvou minha vida inúmeras vezes", diz Chad GrayAnthrax: "O rock passa muito bem e nunca morrerá", diz ScottAnthrax: "O rock nunca morrerá!", diz Scott IanCorey Taylor: "Foda-se, cara. O rock não está morto"Steel Panther: falando sobre o comentário que o "rock está morto"Corey Taylor: "O sr. Gene Simmons precisa sair mais de casa"O Rock Morreu: Agora é o AC/DC quem põe Gene Simmons em seu lugarCorey Taylor: "O rock não está morto. A velha guarda está morta"Anthrax: quem compra discos são garotas adolescentes e velhosFaith No More: achei que o rock estivesse morto desde 1981Corey Taylor: o lance é conhecerem as músicas, não comprá-lasDisturbed: rock está morto? "Não se eu puder evitar"Halestorm: "Gene Simmons está mal informado", diz Lzzy HaleRed Hot Chili Peppers: Rock & Roll está morto, diz FleaKiss: Gene Simmons ainda acredita que o Rock está morto

Quer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 08 de novembro de 2014
Post de 10 de novembro de 2014
Post de 13 de novembro de 2014
Post de 02 de março de 2017

Todas as matérias da seção Opiniões

Iron Maiden
O dia em que Eddie perdeu a cabeça em pleno palco

Courtney Love
"Essa música é sobre minha vagina, sabia?"

Slayer
King não entende como alguém quer entrar no Megadeth

Guitarra: em vídeo, o solo mais destrutivo que você já viuDr. Sin: Ardanuy dá depoimento sobre o fim da banda e explica os reais motivosTommy Bolin: Os excessos estavam acabando com aquele caraCreed: suicídio, alcoolismo e abuso na infânciaStage Dive: os saltos mais épicos e insanos do rockDeep Purple: "amo estar numa banda", diz Glover

Sobre Pedro Gianelli

Colunista musical do Jornal Gazeta do Oeste em Divinópolis - MG, CEO and FOUNDER do blog #VamosMusicalizar. Músico, professor, fotógrafo, escritor.

Mais matérias de Pedro Gianelli no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online