Rock Clássico x Moderno: existe mesmo diferença?

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Rock Clássico x Moderno: existe mesmo diferença?


  | Comentários:

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Observe quem é o baixista...

Por Matthew Lasar do site Radio Survivor, traduzido por Nacho Belgrande

Eu ouço muito rock pela rádio aqui na Bay Area de São Francisco e também a rádios de todo o mundo através do meu Android. Muitas dessas rádios se definem como de rock ‘moderno’ ou ‘classic’. Mas estou começando a pensar até onde a diferença original entre os dois gêneros são válidas, já que as faixas etárias dos ouvintes vivem mudando.

No momento, a binariedade moderno/clássico ainda reina. Pegue a estação de ‘classic rock’ de São Francisco, a KUFX. Os top hits dela incluem Queen – “Crazy Little Thing Called Love”, U2 – “Still Haven’t Found What I’m Looking For”, ZZ Top – “Give Me All Your Lovin”, Van Halen – “Pretty Woman”, e Bad Company – “Rock and Roll Fantasy”.

É tudo bem classic rock, até onde eu entenda. Mas outras estações de classic rock no mesmo gênero estão começando a integrar o que eu sempre chamei de rock moderno nas suas playlists. Por exemplo, tem a Sky.fm que a Sky afirma ser de classic rock, mas clama oferecer ‘uma seleção diversa e empolgante de hits do classic rock, desde o hard rock britânico dos anos 70 até rock progressivo dos anos 80.’

Da ultima vez que eu conferi, os hits da Sky.fm incluíam seleções de The Cars, Peter Gabriel e David Bowie. Esses são artistas de classic rock? John Mellencamp, que também está na rádio, um artista de classic rock?

Qual é a diferença histórica entre o rock moderno e o clássico, pra começar? Alguns anos atrás eu trombei com um cara vendendo cópias de The Art of Modern Rock no Metreon em São Francisco. Eu perguntei a ele quando ele achava que o rock ‘moderno’ tinha começado e o ‘classic rock’ tinha acabado. Ele pareceu meio aborrecido com a pergunta. Então eu o deixei quieto.

Eu chuto que o gênero ‘Discoteca’ serve como o marco histórico original entre o rock clássico e o moderno. Entre 1974 e 1979, a disco causou grandes estragos no rock. Ela roubou uma grande parte do público do rock, causando um grande revide anti-disco. A história é muito bem contada no excelente livro de Alice Echols, "Hot Stuff: Disco and the Remaking of American Culture".

Quando o rock voltou no começo dos anos 80, ele o fez roubando o fôlego da disco. Bandas de ‘New Wave’ como The Cars, Devo, Oingo Boingo, Prince, The Talking Heads e Blondie se apropriaram da batida 4/4 e do som urbano que grupos como o Chic e Rick James tinham aperfeiçoado. Artistas como John Mellencamp e Bruce Springsteen não seguiram esse caminho, claro, mas as músicas deles sobre os EUA pós-industrial claramente notavam que os anos sessenta tinham acabado. A mesma coisa fez Bowie com letras como ‘Do you remember your President Nixon? Do you remember the bills you have to pay? Or even yesterday?’

Então, em termos históricos, rock ‘moderno’ e ‘classic’ podem ser realmente definidos como rock pré- e pós-disco. O rock moderno decolou de fato depois da Disco inesperadamente cair em desgraça depois do grandioso lançamento do filme "Os Embalos de Sábado à Noite" em 1977. Mas em termos práticos, quando se pesquisa em estações de rádio de rock moderno/clássico, está ficando cada vez mais difícil detectar a linha clara, viva, entre os dois gêneros.

Agora, além do borrão entre o rock pré e pós-Disco de por volta de 1980, há estações de rádio dedicadas a modern rock como a 99rock que foram ainda mais além. A versão moderna delas do rock moderno reside em Green Day, ou Cake, ou até mesmo Celo Green.

Sendo assim, o rock moderno é agora relativamente o rock ‘novo’. O rock moderno, tal como ele emergiu nos 1980, é nostalgia pelos anos 80. tudo pré-1990 que ainda toca nas rádios se torna automaticamente ‘clássico’ «mesmo que pouco antes fosse ‘moderno’», e os eventos históricos que criaram a distinção entre o rock clássico e moderno estão sendo lentamente esquecidos nesse processo.

Isso não quer dizer que as estações de rádio não possam se chamar de ‘classic’ ou ‘modernas’. Elas podem se chamar do que quiserem. Mas a diferença original entre os dois termos, enraizada em eventos culturais, está se esvaindo da memória coletiva à medida que as gerações mudam.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Opiniões

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Nacho Belgrande

Nacho Belgrande, 33 anos, residente em Marilia - SP, é professor de inglês e francês, apesar de formado em Técnico de Engenharia de Estúdio pelo Recording Workshop de Los Angeles, nos EUA. Suas lembranças musicais mais remotas datam de 1983, com a fervilhante passagem do Kiss pelo Brasil e da alta popularidade do Queen no país. Fã(nático) por Mötley Crüe (de quem tem mais de 100 CDs), segue de perto também o trabalho de Slayer, Krisiun, Guns N´ Roses, Van Halen e Ozzy Osbourne, entre outros.

Mais matérias de Nacho Belgrande no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas