Em 21/11/2007 | Metallica, Nazareth e o "verbo" Judas

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Metallica, Nazareth e o "verbo" Judas


  | Comentários:

Recentemente, o METALLICA apresentou, num show acústico realizado no Shoreline Amphitheatre da Califórnia, uma nova versão para a música "Please Don’t Judas Me", do NAZARETH.

O texto representa a opinião do autor, não do Whiplash.Net ou de seus editores.

Surpreendente, talvez, mas certamente com um resultado final muito bom. Aliás, é sempre interessante conhecer releituras de clássicos, sobretudo quando se trata de duas grandes bandas, de diferentes gerações, e, mais ainda, quando se nota que tanto a versão original quanto o cover são de ótima qualidade.

O que tem se notado, além disso, é que esta nova gravação praticamente “ressuscitou” uma música que nunca chegou a ser um dos maiores sucessos do NAZARETH, embora esteja presente em seu mais famoso álbum (Hair of the Dog).

A verdade é que o METALLICA conseguiu despertar o interesse e a curiosidade de muitos sobre esta composição do quarteto escocês. Como resultado, "Please Don’t Judas Me", definitivamente, tornou-se cult. Este fenômeno é confirmado em pesquisas na internet, onde rapidamente percebe-se que esta antiga canção voltou a ser bastante comentada. Importante ressaltar também que ela já vinha sendo objeto de algumas montagens interessantes no youtube, mesclando o áudio da música com trechos de games e desenhos animados. Estas montagens, obviamente, têm sido acessadas com mais freqüência após esta apresentação acústica do METALLICA.

Trata-se, realmente, de uma música muito interessante, em todos os sentidos, e que possui um conteúdo dramático muito grande, inserido em uma melodia muito bem composta.

Mas "Please Don’t Judas Me" não se limita a isto: há nela, também, uma curiosa questão semântica, que merece destaque. É que os autores utilizam um interessante recurso lingüístico, ao “verbalizarem” expressões como “don't number me”. A verdadeira inovação na letra da música, todavia, encontra-se já no título da canção, onde o substantivo próprio “Judas” é, claramente, utilizado como se fosse um verbo, com o significado de “trair”, ou “vender” ("Por favor, não me traia").

Curiosidades à parte, o mais importante é que a idéia desta nova versão foi muito feliz e, certamente, está rendendo e ainda renderá bons frutos para o METALLICA e também para os veteranos do NAZARETH. Afinal, todos os comentários que têm sido feitos ultimamente, relacionados com esta música, acabam se transformando num marketing interessante para as duas bandas. E isso, é claro, é muito bom, principalmente neste momento em que ambas estão prestes a lançarem novos álbuns de estúdio, com previsão para o 1º trimestre de 2008.

Sobre os novos álbuns - e embarcando um pouco no espírito da letra de "Please Don’t Judas Me" -, vale agora torcer para que METALLICA e NAZARETH não “traiam” a confiança de seus fãs, mas sim que confirmem a expectativa otimista que sempre existe às vésperas de seus novos trabalhos, presenteando o público com álbuns à altura da competência que indiscutivelmente possuem.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Opiniões
Todas as matérias sobre "Nazareth"
Todas as matérias sobre "Metallica"

Guitar World: 11 Álbuns Essenciais do Thrash Metal
Metallica: saiba quanto a banda faturou na América do Sul
Metallica: Confira "The Unforgiven" e "And Justice" na Argentina
Kiss: Paul Stanley continua questionando o Rock Hall Of Fame
Morbid Angel e Metallica: bandas em novo quadro do Arte Extrema
Metallica: banda disponibiliza imagens do show no Paraguai
Metallica: Assista vídeo oficial do show de Santiago
Rock e metal: o outro lado das capas de discos
Metallica: Assista vídeo oficial do show de São Paulo
Metallica: banda libera áudio do show em São Paulo para download
James Hetfield: carro personalizado ganha prêmio nos EUA
Metallica: os números de sua turnê na América do Sul
Metallica: Os bastidores da apresentação em São Paulo
Metallica: vídeo de "Welcome Home" e "Sad But True" no Paraguai
Metallica: Lars volta a garantir que banda é fã de Justin Bieber

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Ricardo Santos

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados.

Caso seja o autor, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Mais matérias de Ricardo Santos no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas