WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Guns no Olimpo do rock

Por Daniel Corrêa Sanes |

Ame-o ou odeio-o, caro leitor, você tem que admitir: Axl Rose é um fenômeno do showbiz. Só pode ser. Senão, como se explica o fato de sua banda - que dispensa apresentações - não lançar um disco de estúdio desde 1993 e mesmo assim ainda ser idolatrado por tanta gente? E não estamos falando apenas daquelas pessoas que viveram o fenômeno Guns N'Roses na virada dos aos 80 para os 90. Há garotos de doze, treze anos que têm os gunners como seus ídolos. Pirralhos que molhavam as fraldas quando mr. Axl estava apenas começando a causar estardalhaço na cena americana.

O texto representa a opinião do autor e não a opinião do Whiplash.Net ou de seus editores.

"Sweet Child O'Mine" ainda hoje é um hit incontestável. Toca em rádios como se fosse a última da Kelly Key. E já tem nada menos que quatorze aninhos!!! Ou seja, o Guns angariou um bom punhado de fãs que sequer eram nascidos na época de Appettite for Destruction. Não é pouca coisa, se considerarmos que a banda praticamente não existe mais há uma década.

Para manter essa sobrevida, o que fez Axl Rose? Quase nada. Uma música mediana em trilha sonora de filme, um cover dos Stones não mais que passável e uma ameaça de retorno aos palcos em 2001 (que teve sua apoteose no Rock In Rio III). O tal Chinese Deocracy está engavetado há uns bons anos, e virou motivo de gozação. Tanto que os malucos do Offspring já cogitaram lançar seu próximo álbum com o mesmo título do disco que nunca saiu, em virtude da demora no lançamento da bolacha.

Enfim, em dez anos o Guns N'Roses não fez praticamente nada que motivasse a renovação de seu público. No entanto, a quantidade de fãs que o moribundo grupo de Axl conquistou nesse tempo é de dar inveja a muita banda que está na ativa.

A explicação para esse fenômeno pode parecer impossível, mas é lógica. O G N'R, queiram ou não seus detratores, deixou sua marca na história da música. Seja através de um punhado de pérolas do hard rock, seja através das atitudes polêmicas de seu fundador e único membro fixo, o grupo figura entre um dos mais populares de todos os tempos.

O Led Zeppelin durou pouco, mas virou lenda. The Doors, menos ainda, e nem por isso perdeu a aura cult em torno de Jim Morrison. Kurt Cobain precisou se matar para que seu Nirvana atingisse o patamar de banda definitiva dos anos 90. Se ignorarmos a inatividade de Axl e seus asseclas na última década e aceitarmos as comparações com as bandas citadas (embora elas devam causar indignação dos fãs destas), podemos acreditar que, daqui a vinte, trinta anos, o Guns N' Roses figurará entre uma das maiores bandas de rock'n'roll de todos os tempos. E Axl, quem diria, de imbecil mal-humorado poderá ser transformado em um herói rebelde incompreendido.

Com méritos ou não, isso pouco importa. O que interessa é que muitos dariam tudo para conseguirem lembrados dessa forma. E você, caro leitor que já foi a algum show dos gunners, poderá contar aos seus netos com orgulho semelhante a quem hoje se gaba de ter visto o Black Sabbath. Exagero? Só o tempo vai dizer.

Todas as matérias da seção Opiniões
Todas as matérias sobre Guns N' Roses

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, HOTMAIL, AOL ou YAHOO, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que fizeram uso deste sistema (citados na assinatura de cada comentário). Caso você considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Os responsáveis pelo site podem excluir comentários que julguem inadequados e fornecer informações sobre os comentários a reclamantes se solicitados.

Pense antes de escrever. Ao comentar sobre alguém, lembre-se que este alguém é uma pessoa e merece respeito. Tenha cuidado especial ao comentar sobre colaboradores do Whiplash.Net; eles trabalham de graça para gerar o conteúdo que você está lendo. Mais chato do que uma matéria com erro, ou uma opinião com que você não concorda, são os chatos que apenas reclamam. Se acha que pode fazer melhor, clique no link ENVIAR MATERIAL no topo do site. Se achar um erro de digitação ou similar, envie pelo link de ENVIO DE CORREÇÕES; lembre-se que é falta de educação corrigir outras pessoas em público. E lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo; isso é um bom incentivo aos colaboradores. :-)

Chatos, trolls e usuários que faltam com respeito a outras pessoas poderão ser banidos sem aviso prévio.

Sobre Daniel Corrêa Sanes

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados.

Caso seja o autor, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | RSS | FACEBOOK | TWITTER | APPS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria. Os textos não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será retirado do site.

Em abril de 2012 Whiplash.Net teve 1.211.297 visitantes, 3.149.841 visitas e 10.113.719 pageviews. Ver stats.

Use o botão abaixo para seguir o webmaster e receber as principais novidades em sua timeline.


Iron Maiden: a concepção original de EddieIron Maiden
A concepção original e os primórdios do mascote Eddie
Separados no nascimento: Phil Lynott e TiriricaSeparados no nascimento
A bizarra semelhança de Phil Lynott e Tiririca
Top 5 Metallica: About.com elege os cinco melhores álbunsMetallica
About.com elege os cinco melhores álbuns da banda