On The Road: biografia de Ron Wood é bem humorada e informativa

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

On The Road: biografia de Ron Wood é bem humorada e informativa


  | Comentários:

Vivemos tempos mercantis, cada fato ou foto tem um valor e dependendo do grau de influência do personagem em questão isso vale alguns milhões. O rock'n'roll há muito, muito tempo deixou de ser manifestação de alguma contrariedade contra a Status Quo ou de não conformidade. Hoje é memorabilia de vetustos senhores burgueses que entre o porre de cerveja e a picanha mal passada recordam seus tempos muito loucos enquanto ouvem velhos sucessos que empapam seus rostos gorduchos de nostalgia e colesterol.

Imagem
Essa turma é a única que ainda compra CD, DVD e principalmente biografias e autobiografias de seus ídolos do passados e essas tem saído em fornadas seja através de um Ghost Writer de tabloide ou através da pena do dito cujo. Eu, talvez até pelo fato de pertencer à turma acima descrita, compro e leio todos e tem que correr pra acompanhar tudo que sai. Tem de todo mundo pra todo mundo e com grande variação de qualidade. Confesso que prefiro as escritas por terceiros que entrevistam um monte de gente e analisam o aspecto musical do que confiar na memória de gente que passou a vida com uma garrafa de Jack Daniels numa mão e um canudo na outra mandando ver e detonando neurônios.

Com o passar do tempo percebi que existe uma fórmula: primeiro a infância triste no misere, depois os primeiros discos e amizades, o inicio do sucesso e do 1/3 do livro em diante o que a galera quer: descrição detalhada de drogas, drogas, drogas, muita bebida, sexo bizarro, mais drogas, desvario, arrependimento, mea culpa, reabilitação e muitos casos passados com celebridades.

Uma das lendas vivas(?) do Rock Mr. Ronnie Wood não ia nos privar de sua história e foi este livro que li esta semana. Originalmente escrito em 2007 e editado no Brasil pela Editora Generale, tem 382 páginas daquela fórmula descrita acima e mais um pouco. Bem humorado (Ronnie sempre foi uma das grandes figuras do Rock) e informativo, pois o cara se movimentou como poucos. Um dos top de linha. tocou no Jeff Beck Group (que ele esculhamba), no Faces (que ele tem pena de não ter sido maiores) até chegar no supremo olimpo de ser um Rolling Stone.

Eu particularmente sempre fui fã empedernido da figura e possuo vários de seus álbuns solo podendo dizer que os primeiros são verdadeiras obras primas. Quando foi escolhido para substituir Mick Taylor (um deus da guitarra) não me surpreendi e acho Black'n'Blue um de meus álbuns preferidos de suas Majestades Satânicas. O duo com Keith Richards durante muito tempo foi sublime com sua costura de riffs e beliscadas que seguravam a onda dando o azeite especial da maquina.

Vale a pena saber que ele realmente tinha um Pub dentro de casa, que passava dias trancado num banheiro cheirando com Bob Keys e outras amenidades e algumas fofocas de bastidores. Musicalmente o livro é muito inferior ao de Richards, but it´s only rock nroll...

A memória e o amor à verdade de Ronnie não são a especialidade da casa e tem uns casos (principalmente o relativo a ser chamado a montar o Led Zeppelin) que são pura cascata fora a tiração de onda de quem ele passou na régua e no compasso. Um passo a passo dos anos 70 de seu furor, gloria e descompasso com a realidade na historia deste grande guitarrista que foi confundido com uma galinha por Groucho Marx.

Ficou curioso? Lê aí... eu sei que você quer assunto pro próximo churrasco.

Imagem

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção On The Road
Todas as matérias sobre "Rolling Stones"
Todas as matérias sobre "Jeff Beck"
Todas as matérias sobre "Faces"

Mick Jagger: Luciana Gimenez diz que ele a usou para ficar famoso
Astros do Rock: como seriam suas versões tatuadas
Mick Jagger: L'Wrenn Scott deixou US$ 9 milhões para ele
Rock in Rio: Fim do mistério, The Rolling Stones em Lisboa
Rolling Stones: banda publica mensagens de apoio a Mick Jagger
Rolling Stones: Público assiste banda que tem medo de arriscar
Mick Jagger: tabloide conta como ele soube da morte da namorada
Rolling Stones: Jagger se manifesta sobre suicídio da namorada
Rolling Stones: show cancelado após morte da namorada de Jagger
Mick Jagger: Namorada do músico é encontrada morta
Rock In Rio: Stones no Brasil em 2015 pode ser a surpresa?
Rolling Stones: censura ataca banda na China
Rolling Stones: fazendo lenda na China
Bon Jovi: no topo dos que mais faturaram com o rock em 2013
Rolling Stones: estreando música de 40 anos no Japão

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Cláudio Vigo

Da safra de 62 , Claudio Vigo ganha a vida com a poesia, o jazz e o rock n roll. Paga as contas como arquiteto.

Mais matérias de Cláudio Vigo no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas