Coldplay e a franja do Fernando

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Coldplay e a franja do Fernando


  | Comentários:

Talvez pela novidade de um pirralho novo em casa. Pois é...Tem um cara de um mês de idade que berra mais que Iggy Pop nos áureos tempos por aqui agora. O pai quarentão e babão fica pensando no que ele vai estar ouvindo daqui a algum tempo, enquanto tenta escutar suas velharias, misturando sempre que pode com uma novidade. Sem medo algum de ser confundido com um "Tio Sukita" querendo me enturmar, andei descobrindo e me entusiasmando com umas coisas novas feitas nas velhas ilhas britânicas. Antes que a crueldade juvenil diagnostique caduquice ou senilidade precoce, vou logo avisando: existe vida inteligente no Britpop!

Todos meus dezoito leitores sabem que apesar de ser um amante inveterado do bom e velho rock'n'roll e de um jazz, não passo sem uma novidade. Tirando algumas coisas que sinto que nunca vão fazer minha cabeça, definitivamente estou sempre curioso para ouvir para onde o vento está soprando e se a gente não arrisca fica sempre muxoxando que "ah... nos setenta era que era demais" e num sei mais o que. Um saco! Andei ouvindo esta semana com freqüência três bandas atuais, que achei bem interessantes, mesclando com aquelas velharias empoeiradas de sempre que vivo futucando, que ninguém é de ferro.

Imagem
A primeira delas é o JANUARY, um quarteto que faz um som meio viajante capitaneado pelo vocal folk de Simon Mclean onde se espalham zilhões de efeitos de guitarra (slides principalmente) em belas melodias. Não deixa de ser um tanto retrô com algumas coisas lembrando de leve o Pink Floyd. O disco se chama "I heard myself in you" de 2001 e saiu por aqui pela Trama com uma linda capa. Distorção e depressão com peso nas bases e um vocal soft talvez seja uma boa descrição. Na verdade é mais uma prova que com instrumentos e talento de verdade ainda dá pra se tirar leite de pedra (rock).

Imagem
A segunda é uma turma meio "slowdown" mas bastante interessante também chamada MOJAVE 3 que em "Excuses for travellers" faz um country /folk baladeiro que passa longe do lugar comum e lembra aquelas coisas que o Nick Drake fazia e que nos levavam a dizer: "Dá um tempo que eu vou ali na esquina me matar e já volto". Deve ser ideal pra escutar num deserto como lembra o nome, mas como ando longe deles vou escutando no carro mesmo, imaginando aqueles postos de gasolina de roadmovie que dizem na placa: "Você tem certeza de querer ir adiante?". Tem um banjozinho de leve, uma voz de travesseiro morno e até umas gaitinhas soft. Pra ouvir no sítio serrano daquele seu amigo a noite enquanto as brasas crepitam enfumaçando o ambiente, antes que o primo dele tenha a infeliz idéia de pegar o violão e tocar a obra completa da Legião Urbana.

A terceira quem me apresentou foi meu já conhecido de todos e antológico, amigo Fernandinho "my Boy" Andrade que encontrei na rua inaugurando um penteado novo que estava um espetáculo. Entre meu fascínio pela cabeleira mod do eterno enfant terrible das terras fluminenses entreouvi uma voz cava de sabedoria que falava pausadamente ao oscilar da franja: "Preste atenção no Coldplay... Preste atenção no Coldplay...". Como um mantra hindu.

Imagem
Nos despedimos e atormentado pelo imperativo categórico e pela inveja do fantástico corte de cabelo entrei na primeira loja e balbuciei pro balconista como um junkie em farmácia de Amsterdã: "têm Coldplay?". Tinham os dois discos. "Vou levar sem ouvir" balbuciei. "Você conhece isto?" perguntou o incrédulo balconista. Não respondi e saí com meu pacotinho com os dois cds.

Imagem
Chegando no escritório uma meia dúzia de telefonemas de malas sem alça de plantão me trouxeram a triste realidade cotidiana, me tirando do transe que me encontrava. Entre uma roubada e outra coloquei pra trocar sem prestar muita atenção o tal grupo de britpop, já esperando um Oásis diluído (que detesto) ou outra coisa no gênero: "meu deus queria ser The Who". quando uma sucessão de climas inspirados foram me pegando. Os caras são ótimos.

Imagem
Formado por Chris Martin (vocal e piano), Jon Buckland (guitarra), Will Champion (bateria) e Guy Berryman (baixo) o Coldplay tem dois discos gravados ambos muito bons: "Parachutes" de 2000 e "A Rush of Blood to the Head" de 2002, que trazem uma receita simples e muito antiga. Belas melodias (alguns chicletes sonoros assobiáveis) uns vocais bem trabalhados, uma guitarra encorpada e uma cozinha competente. Não tem nenhum coelho na cartola, nenhuma mágica, o bom e velho rock inglês com sua velha competência, só que feito por uma garotada esperta. Tá difícil de sair do cdplayer. O difícil é saber qual dos dois discos é melhor.

Imagem
Pra contrabalançar tanta juventude, antes que o "efeito sukita" me faça passar algum tipo de vexame ando escutando umas perolas de Jazz dos sessenta que andei arrumando com um camelô de cds usados. Coisa do tempo que eu tomava Mineirinho quente com pastel no recreio. Tem um Dave Pike de 66 que ouço todo santo dia (Herbie Hancock toca hammond neste disco) que traz o que os modernetes chamariam de clima cocktail lounge, seja lá o que isto for. Só sei que lembra louras de cacharrel e aqueles espetinhos de salsicha, queijo e azeitona que infernizavam as festas nos sessenta.

Imagem
Continuando no clima Hammond grooves tem um do veterano Jack Mc Duff que também comparece diariamente nos meus fones. Uma aula de suingue com acompanhantes de primeira, o nome diz tudo: "Silken Soul". Outra seda no veludo é o petardo de Jimmy Mc Graf chamado "Countdown" onde Melvin Sparks só falta fazer chover na guitarra.


Eu aqui neste papo todo e o menor começa a berrar com uma virulência digna Do "Slade Alive"! Caramba, o cara nasceu punk. Ah, ia esquecendo... o nome dele é Murilo (uma homenagem ao Murilo Mendes, um dos meus poetas preferidos) e já fica ouvindo uma coisa ou outra comigo (apesar de parecer não concordar muito com isso). O mais velho já acostumou e até se amarra.

Desculpem o "momento ternura" mas acho que tenho uma fralda pra trocar...

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção On The Road
Todas as matérias sobre "Coldplay"

Coldplay: liberado clipe de "Magic", novo single da banda
Coldplay: Gwyneth Paltrow e Chris Martin se separam após 11 anos
AC/DC: vencendo enquete da Globo.com sobre Rock in Rio 2015
Coldplay: canção inédita na trilha sonora de Jogos Vorazes
Warner: comprando a Parlophone por 487 milhões de euros
Coldplay: música "Clocks" é eleita por rádio a melhor da década
Lágrimas nos olhos: 25 músicas para chorar
NME: os 50 álbuns com mais vendas na primeira semana
Coldplay: banda cancela turnê pela América Latina
Coldplay: Will Champion vai participar de Game of Thrones
Coldplay: T4F confirma duas datas no Brasil em 2013
Coldplay: banda voltará ao Brasil em fevereiro de 2013
Qualidade duvidosa: os 30 CDs mais vendidos em 30 anos
Coldplay: banda no Brasil em março de 2013?
Coldplay: sangue de Chris Martin em disco do Flaming Lips

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Cláudio Vigo

Da safra de 62 , Claudio Vigo ganha a vida com a poesia, o jazz e o rock n roll. Paga as contas como arquiteto.

Mais matérias de Cláudio Vigo no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas