Esta matéria foi publicada em 22/10/02. Procura matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?
Em 1992, dois anos antes de seu fatídico suicídio, Kurt Cobain escreveu uma carta aos fãs do Nirvana em que explicava como havia se viciado em heroína.
Segundo a carta, Cobain teria passado a usar a droga para tentar aliviar uma "terrível dor no estômago" crônica.
O documento, que nunca foi divulgado, está no livro "Journals", que reproduz as 800 páginas dos 23 diários deixados por Cobain e será publicado no dia 11 de novembro nos Estados Unidos.
O músico afirma que tentou diversos tratamentos para aplacar a dor que sentia e para a qual os médicos não achavam causa aparente. Apenas a heroína funcionava.
Em pouco tempo, no entanto, Cobain percebeu que a droga não resolvia o problema: "Servia como um band-aid, por um tempo, mas depois a dor voltava".
Num outro trecho do diário, Cobain conclui: "o uso de drogas é um escapismo, queira você admitir ou não".
Mesmo sendo um relato dramático sobre a dependência de drogas, a carta tem excertos humorados. Em um trecho, Cobain diz que desistiria da fama em troca de que sua doença estomacal "rara e inexplicável" recebesse seu nome.
No final, o músico conclui com ironia: "espero morrer antes de virar o Pete Townshend". (No início dos anos 90, Townshend, guitarrista do The Who, foi criticado por puristas do rock por ter escrito uma versão da ópera rock "Tommy" para a Broadway.)
Cobain se suicidou no dia 5 de abril de 1994, em sua casa em Seattle, depois de fugir de uma clínica de reabilitação para dependentes.
De acordo com a revista Newsweek, que dedica a matéria de capa desta semana a "Journals", a editora Riverhead Books, responsável pela publicação, teria pago 4 milhões de dólares (cerca de R$ 15,44 milhões) a Courtney Love, viúva de Cobain, pela utilização do material. Love detém o espólio do músico e a guarda da filha do casal, Frances Bean, 10.
Todas as matérias sobre Nirvana
Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, HOTMAIL, AOL ou YAHOO, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos usuários que fizeram uso deste sistema (citados na assinatura de cada comentário). Caso você considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Os responsáveis pelo site podem excluir comentários que julgarem inadequados e fornecer informações sobre os comentários a reclamantes se solicitados.
QUEM SOMOS | RSS | FACEBOOK | TWITTER | NEWSLETTER | APPS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO
Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria. Os textos não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será retirado do site.
Em abril de 2012 Whiplash.Net teve 1.078.971 visitantes únicos, 2.974.068 visitas e 10.616.661 pageviews. Ver stats.