Esta matéria foi publicada em 20/12/02. Procura matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?
Por Sue Zeidler
LOS ANGELES (Reuters) - Num longo comunicado divulgado na quarta-feira, Paul McCartney desmentiu as sugestões de que Yoko Ono possa mover uma ação contra ele por ter invertido a ordem dos créditos em canções dos Beatles, em seu último álbum, adotando, em lugar do tradicional "Lennon-McCartney", a fórmula de "por Paul McCartney e John Lennon".
O novo álbum de McCartney, "Back In The U.S. Live 2002", traz 19 clássicos dos Beatles dessa maneira, e McCartney disse: "É muito barulho por nada. Não é motivo para ninguém esquentar a cabeça".
Alguns jornais indicaram que Yoko Ono estaria analisando a possibilidade de ir à justiça, mas seu porta-voz, Elliot Mintz, disse à Reuters que a questão não é legal e que Ono está tranquila por saber que o acordo fechado há 40 anos continua válido.
Segundo Mintz, McCartney já havia pedido a Ono para inverter a ordem dos créditos pelas canções e que ela sempre rejeitou o pedido, alegando que "um acordo fechado é um acordo". Mintz disse que, no caso de seu CD mais recente, McCartney não consultou Ono.
No comunicado que emitiu, McCartney disse que não se importa em desagradar a viúva de Lennon, mas que acha que é hora de esclarecer a verdade relativa "a essa disputa de longa data e um pouco tola".
Ele se queixa há muito tempo de que Lennon, por exemplo, não contribuiu para "Yesterday".
Ele disse que Lennon dividiu o crédito por cada uma das canções da dupla corretamente num artigo publicado na revista Playboy e que ele e Lennon concordavam inteiramente quanto a quem tinha composta o quê.
O próprio McCartney já definiu os créditos com precisão no livro "Many Years From Now", de Barry Miles.
Segundo McCartney, Lennon e Brian Epstein, o empresário dos Beatles, decidiram sozinhos que o crédito seria apresentado sempre como "canções de John Lennon e Paul McCartney".
"Eu disse: 'Que tal dizer McCartney/Lennon?' Eles responderam: 'Vamos fazer deste jeito por enquanto e podemos inverter a ordem em qualquer momento futuro, para ser justos", contou McCartney.
"Tranquilizado, deixei o assunto de lado e nossas canções ficaram sendo conhecidas como sendo de Lennon/McCartney, o que estava ótimo comigo", ele recordou.
Alguns anos mais tarde, porém, ele pediu a Ono para inverter a ordem dos créditos de "Yesterday" no CD "Beatles Anthology".
"Primeiro ela disse que sim, mas algumas horas depois ela me ligou e mudou de idéia", contou McCartney.
"Pessoalmente não vejo problema se as canções de John, tais como 'Strawberry Fields' e 'Help', são rotuladas 'por John Lennon e Paul McCartney' e as minhas, como 'Let It Be' e 'Eleanor Rigby', aparecerem como 'de Paul McCartney e John Lennon"', disse ele.
McCartney disse que é hora de pessoas como Yoko Ono terem um pouco de generosidade.
Todas as matérias sobre Beatles
Todas as matérias sobre Paul McCartney
Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, HOTMAIL, AOL ou YAHOO, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos usuários que fizeram uso deste sistema (citados na assinatura de cada comentário). Caso você considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Os responsáveis pelo site podem excluir comentários que julgarem inadequados e fornecer informações sobre os comentários a reclamantes se solicitados.
QUEM SOMOS | RSS | FACEBOOK | TWITTER | NEWSLETTER | APPS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO
Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria. Os textos não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será retirado do site.
Em abril de 2012 Whiplash.Net teve 1.078.971 visitantes únicos, 2.974.068 visitas e 10.616.661 pageviews. Ver stats.