Esta matéria foi publicada em 21/05/03. Procura matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?
Goiânia deve ser tornar um dos focos de peregrinação dos fãs de rock alternativo entre os dias 23 e 25 de maio, com a quinta edição do festival Bananada. Neste ano serão 36 grupos de todo o Brasil, que se revezarão em dois palcos do Centro Cultural Martim Cererê.
O conceito e organização do evento foram criados pelos quatro sócios da gravadora/produtora Monstro Discos: Léo Bigode, Leonardo Razuk, Fabrício Nobre (também vocalista do grupo MQN) e Márcio Jr. (da banda Mechanics).
Apesar de ser voltado aos músicos independentes, o evento não se prende a um estilo específico de rock. Há espaço para o hip-hop carioca de B Negão (vocalista do Planet Hemp) e o death metal do Necropsy (vindo de Quirinópolis, interior de Goiás).
"A idéia é ser uma grande vitrine da cena alternativa nacional. É reunir o que há de mais representativo no momento", explica Razuk. A idéia da primeira Bananada veio de Fabrício Nobre, do MQN, antes mesmo dele se associar à Monstro. "O festival foi criado em 1999 e a primeira edição reuniu apenas sete bandas. De lá para cá, a coisa foi crescendo e o festival chegou, inclusive, a contar com a presença de bandas gringas", lembra Razuk.
Os americanos Man or Astroman?, Trans Am e Watts foram os estrangeiros escalados para as edições de 2001 e 2002. Além dos shows -- intercalados em dois teatros fechados -- o evento terá ainda uma área de convivência ao ar livre, com bares, lanchonetes e estandes de selos independentes, sebos e tatuadores.
Escalação e outro festival
Como Nobre e Márcio Jr. são integrantes de bandas, aproveitam para "descobrir" novos talentos durante as turnês pelo Brasil. "Eles viajam muito e estão sempre de olho em novidades, em bandas diferentes", conta Razuk.
Com isso, a Monstro optou por fazer dois festivais ao ano: além da Bananada, o Goiânia Noise tem uma proposta parecida. "Por ser mais velho, o Noise tomou uma dimensão maior -- não em estrutura, já que a Bananada é realizada no mesmo local e formato. A diferença é que o Noise tem artistas maiores, como Los Hermanos, Lobão, Ratos de Porão, e a Bananada é mais indie no conceito. São bandas que não têm tanta visibilidade e nem contratos com grandes gravadoras."
Normalmente o Noise ocorre entre outubro e novembro, e na próxima edição pode apresentar novidades ainda mantidas em segredo pela organização. "Temos um projeto bem ambicioso, mas tudo vai depender da grana", conta Razuk. "Estamos tentando apoio da Prefeitura, já que o festival leva o nome da cidade e é respeitado nacionalmente. Se der certo, será algo de cair o queixo".
Revelações e expectativas
Entre os destaques da Bananada 2003 está o trio gaúcho Pata de Elefante, que faz um rock instrumental setentista com influência de Cream e Jimi Hendrix, passando pelo funk do Funkadelic e a surf music do The Shadows. "O fato do som ser instrumental facilita as coisas porque elimina as barreiras ideológicas e linguísticas", explica o guitarrista/baixista Gabriel Guedes. "Independente do vocal, o que importa é a aceitação do público. E no caso da Pata esse retorno tem sido excelente."
Para os fãs do hard rock, os paulistanos do Forgotten Boys mostram seu quase glam, inspirado em Backyard Babies, Wildhearts e nos ícones Stooges e New York Dolls. O público punk também não deve se decepcionar. Os veteranos paulistas do Garotos Podres foram escalado para fechar o festival e relembrar clássicos como "Papai Noel, velho batuta" e Anarkia oi!, além de músicas do mais recente trabalho do grupo, Com a Corda Toda (lançado em 1997).
A programação completa e endereços podem ser consultados no site da Monstro (www.monstrodiscos.com.br).
Todas as matérias sobre MQN
Todas as matérias sobre Garotos Podres
Todas as matérias sobre Forgotten Boys
Todas as matérias sobre Necropsy
Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, HOTMAIL, AOL ou YAHOO, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que fizeram uso deste sistema (citados na assinatura de cada comentário). Caso você considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Os responsáveis pelo site podem excluir comentários que julguem inadequados e fornecer informações sobre os comentários a reclamantes se solicitados.
Pense antes de escrever. Ao comentar sobre alguém, lembre-se que este alguém é uma pessoa e merece respeito. Tenha cuidado especial ao comentar sobre colaboradores do Whiplash.Net; eles trabalham de graça para gerar o conteúdo que você está lendo. Mais chato do que uma matéria com erro, ou uma opinião com que você não concorda, são os chatos que apenas reclamam. Se acha que pode fazer melhor, clique no link ENVIAR MATERIAL no topo do site. Se achar um erro de digitação ou similar, envie pelo link de ENVIO DE CORREÇÕES; lembre-se que é falta de educação corrigir outras pessoas em público. E lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo; isso é um bom incentivo aos colaboradores. :-)
Chatos, trolls e usuários que faltam com respeito a outras pessoas poderão ser banidos sem aviso prévio.
Link que não funciona para email (ignore)
QUEM SOMOS | RSS | FACEBOOK | TWITTER | APPS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO
Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria. Os textos não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será retirado do site.
Em abril de 2012 Whiplash.Net teve 1.211.297 visitantes, 3.149.841 visitas e 10.113.719 pageviews. Ver stats.