Brian Wilson: duas indicações ao Grammy

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Brian Wilson: duas indicações ao Grammy


  | Comentários:

Matéria publicada em 11/02/05. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Por Dean Goodman

LOS ANGELES (Reuters) - Não seria bacana se Brian Wilson finalmente conseguisse um Grammy?

O ex-Beach Boy vai competir no domingo por dois dos mais cobiçados prêmios da música, esperando, com isso, pôr fim a uma das mais infames sucessões de derrotas dos 47 anos de história do Grammy.

Ao lado de bandas de rock altamente influentes como The Who e Creedence Clearwater Revival, os Beach Boys -- dos quais Wilson foi a principal força criativa -- nunca ganharam um Grammy. E os Rolling Stones, seus pares na década de 1960, tiveram que esperar até 1995 para receber sua primeira estatueta.

Os Grammy ignoraram, em grande medida, a nascente revolução do rock, preferindo premiar artistas como Frank Sinatra e 5th Dimension.

Brian Wilson, 62 anos, não guarda ressentimentos.

"Acho que os Beach Boys não eram tão impressionantes assim como grupo vocal para serem indicados. Eram um grupo bom, mas não um grande grupo", disse ele à Reuters em entrevista recente.

"Pensei que eu poderia ter sido indicado como compositor, mas isso não aconteceu."

Os Beach Boys chegaram a ser indicados em 1966 por seu single Número 1 "Good Vibrations", visto por muitos como a maior glória da carreira de Wilson. Mas, ao lado de outros concorrentes de peso como "Eleanor Rigby", dos Beatles, e "Monday, Monday", do The Mamas and the Papas, a canção perdeu o Grammy de rock contemporâneo para "Winchester Cathedral".

"SMILE"

Este ano Brian Wilson foi indicado por "Brian Wilson Presents Smile", uma regravação de um álbum dos Beach Boys de 1966 que não chegou a ser completado. Na época, Wilson enxergava "Smile" como "uma sinfonia adolescente em homenagem a Deus", mas ele abandonou o disco quando sua dependência de drogas acabou fazendo estragos em sua condição mental.

Algumas canções de "Smile", tais como "Heroes and Villains" e "Surf's Up", apareceram em álbuns posteriores. "Smile" acabou ganhando status de mito, sendo visto como uma das grandes obras perdidas do rock.

Em 2003 Wilson e Van Dyke Parks, o letrista de "Smile", finalmente completaram o projeto. Wilson e sua banda tocaram "Smile" na íntegra pela primeira vez em fevereiro do ano passado, na Inglaterra.

De volta a Los Angeles, ele gravou as faixas básicas do álbum em cinco dias em abril. Lançado em outubro pelo selo Nonesuch Records, "Brian Wilson Presents Smile" estreou na 13a posição nas paradas pop americanas e já vendeu mais de 300 mil unidades.

O álbum recebeu indicações ao Grammy na categoria melhor álbum de pop vocal e pop instrumental ("Mrs. O'Leary's Cow"), além de melhor engenharia de som, prêmio que pode ficar com Mark Linett.

Wilson disse que confia mais em suas chances de receber o troféu de álbum pop vocal, embora, nessa categoria, um de seus concorrentes seja o sete vezes indicado Ray Charles, visto como favorito.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias sobre "Beach Boys"

O Flower Power americano: 15 discos essenciais
David Lee Roth: "California Girls" com Mike Love, do Beach Boys
Rock Stars: como se pareceriam alguns se não tivessem morrido
Beach Boys: entenda por que a reunião da banda fracassou
Beach Boys: álbum ao vivo da turnê de 50º aniversário da banda
Rock e Metal: As exigências bizarras nas turnês
Beach Boys: anunciada nova dissolução da formação original
Pop Barroco: a revolução musical dos anos 60
Beach Boys: confirmada 1ª data da turnê sul-americana
Beach Boys: América do Sul pode criar crise?
NME: as 60 melhores músicas dos últimos 60 anos
Viktor Hertz: pictogramas representando músicas famosas
The Beach Boys: ouça o single 'From There To Back Again'
Beach Boys: CD com inéditas sairá em junho
Beach Boys: 50 anos lembrados no Leitura Dinâmica

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas