WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Viper: Pioneiros do Heavy Metal nacional lançam DVD

Em 10/10/05 | Fonte: Folha de SP
Enviar por emailEnviar correção

Esta matéria foi publicada em 10/10/05. Procura matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

DANIEL BUARQUE
DA REDAÇÃO

No princípio era o silêncio, a MPB, o rock nacional ou música importada. Até que, há pouco mais de 20 anos, o Brasil entrou de vez e com força no cenário mundial do heavy metal. "Para o bem ou para o mal, muito da culpa é nossa", admitiu, em entrevista ao Folhateen, Felipe Machado, 35, guitarrista que tinha apenas 14 anos quando ajudou a fundar um dos grupos mais importantes na consolidação de um espaço nacional para o estilo, o hoje pouco conhecido Viper.
"A gente começou tocando de brincadeira mesmo. Não tínhamos nenhuma pretensão de levar a sério", contou.

Vinte anos depois da "molecagem", o Viper comemora o feito com a volta aos estúdios, depois de quase oito anos parado, e lança o DVD "Living for the Night", com entrevistas dos fundadores do grupo -entre eles André Matos, do Shaaman, que foi o primeiro vocalista, aos 13 anos, e Yves Passarel, do Capital Inicial- e imagens raras de apresentações no Japão.

Sem planejamento ou grandes pretensões, eles foram levados a sério pelo ainda incipiente público metaleiro.

Depois de pouco mais de três anos tocando em escolas, galpões e tendo lançado um disco ainda com produção precária, os garotos já lançavam "Theatre of Fate", álbum que ainda configura entre as principais obras do metal nacional.

Caminhos

"Se nos dissessem, com 14 anos, que em menos de dez anos estaríamos fazendo uma turnê na Europa e no Japão, daríamos risada... Antes da gente ninguém tocava esse estilo no Brasil", disse.

A banda abriu o caminho de profissionalismo que hoje é seguido por centenas de bandas de metal nacionais.

Apesar dessa importância histórica, o Viper caiu num limbo de esquecimento, ficando com todos os discos fora de catálogo e sendo lembrada até há pouco tempo apenas como "a primeira banda de André Matos".

"Agora estamos correndo atrás de tudo o que está esquecido", disse Felipe, que foi convidado em 2003 para montar esse material comemorativo dos 20 anos. "Ficamos surpresos por haver demanda pelo Viper", contou.

Segundo ele, já são cinco as músicas novas, todas na linha do "Theatre of Fate", e o grupo já começou a produzir um disco de inéditas.

Todas as matérias sobre Viper

Andre Matos: entrevista do músico para o OnStage [27/05/12]
Viper: todos os shows da turnê terão Meet&Greet [26/05/12]
Viper: anunciados mais três shows da reunião [23/05/12]
Andre Matos: vídeo de 2000 explicando saída do Angra [21/05/12]
Viper: "o álbum 'Tem pra Todo Mundo' foi um tiro no escuro" [19/05/12]
Viper: "Soldiers" e "Theatre" na íntegra em show no Rio [18/05/12]
Viper: Felipe comenta motivos de reagrupar a banda [16/05/12]
Andre Matos: fotos das gravações de novo álbum [15/05/12]
Viper: assista entrevista e performance no Altas Horas [13/05/12]
Viper: banda participa do Altas Horas neste sábado [11/05/12]
Mais matérias sobre Viper

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, HOTMAIL, AOL ou YAHOO, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos usuários que fizeram uso deste sistema (citados na assinatura de cada comentário). Caso você considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Os responsáveis pelo site podem excluir comentários que julgarem inadequados e fornecer informações sobre os comentários a reclamantes se solicitados.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | RSS | FACEBOOK | TWITTER | NEWSLETTER | APPS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria. Os textos não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será retirado do site.

Em abril de 2012 Whiplash.Net teve 1.078.971 visitantes únicos, 2.974.068 visitas e 10.616.661 pageviews. Ver stats.