WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Gorgoroth: "astúcia para combater o racismo"

Por Glauco Silva | Em 22/08/06 | Fonte: Newsweek Poland
Enviar por emailEnviar correção

Esta matéria foi publicada em 22/08/06. Procura matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

A Newsweek da Polônia recentemente entrevistou o guitarrista e fundador do GORGOROTH, Infernus. Seguem alguns trechos da conversa:

NP: Houve muita controvérsia a respeito de seu show em fevereiro de 2004 na Cracóvia. Vocês já passaram por problemas similares (protestos, comentários abusivos da imprensa, acusações legais) em qualquer outro país que vocês visitaram em sua carreira?

Infernus: Não. Na verdade, as dimensões que o evento tomou são inéditas. Já passamos, claro, por todo tipo de ameaça durante esses anos na estrada, como ter membros da força especial 'del cuerpo de Proteccion a Personalides Importantes' (PPI) jogando gás no público, num show em San Salvador no ano seguinte. Foi uma rebelião bem séria, onde pessoas se machucaram, seguida de enorme destaque na mídia e outras críticas negativas. Mesmo assim, a Polônia é única no sentido de tantas autoridades públicas, procuradores e outros se envolvendo - e acho que talvez esta seja a 1ª e última vez na história moderna em que uma banda é levada a julgamento acusada por blasfêmia. Pô, não tem nada pior em que gastar para os impostos que são arrecadados na Polônia hoje em dia?

NP: Recentemente o senhor Tomasz Dziubinski da Metal Mind Productions foi julgado culpado por organizar ilegalmente seu show na Cracóvia em fevereiro de 2004. Você também o culpa por não ter verificado todas as formalidades? O que você diria das acusações feitas ao senhor Dziubinski? Seria isso outro sinal de intolerância e opressão aos Satanistas?

Infernus: Ei, não fui informado disso. Quanto ele pegou de pena? Nós o culpamos se sentido de que tivemos muito trabalho feito em conjunto e que agora, aparentemente, não vai beneficiar muito nenhuma das partes envolvidas. Moralmente não tenho nada contra ele, pra mim é só um parceiro de negócio e produtor. No entanto, devo mencionar que, de modo geral, não seria má idéia cuidar um do outro. Se você está no Inferno, abrace o Diabo.

NP: Você alega que seus shows são somente para seu público, e portanto ninguém deveria se ofender com sua música. Você acredita em liberdade de expressão absoluta, sem limites? Não deveria haver censura, ou há algumas culturas de ódio, como o racismo, que nunca deveriam ter sua voz ouvida?

Infernus: O racismo, como você fala de exemplo, deveria ser combatido com consciência e astúcia, e não censura. Até entendo que você tenha que lidar com uma certa quantidade disso também na Polônia. Minha sugestão, apesar de aparentar ser fácil e unidimensional, é que você deveria gastar o dinheiro dos contribuintes que mencionei em atividades esportivas e programas culturais para que os garotos tenham algo apropriado para fazer, daí talvez eles não saiam por aí pra bater em um garoto negro.

NP: As famosas cabeças de gado no palco de seu show em 2004 representariam os cristãos. Você alega que tudo na sua música é simbologia. Vocês estão programando alguma nova, ainda mais original e ousada decoração de palco em seus shows?

Infernus: Você quer dizer cabeças de ovelhas, né? Até para o mais ignorante, a ovelha representa mentalidade de rebanho. Essa mentalidade tem vários nomes, e um deles é cristianismo, com seu desprezo pelo poder verdadeiro e a beleza. Até Jesus de Nazaré estava com a mesma missão. "Meu nome é Legião, pois nós somos muitos." Sob meu ponto de vista, ele tinha como missão principal trazer a mensagem de uma nova era, na qual o senso ético se sobreporia ao da necessidade do Torá. O que estamos planejamos ou deixamos de planejar não no deve ser tornado público por enquanto. O mundo, em outras palavras, ainda não é um lugar seguro.

Todas as matérias sobre Gorgoroth

Gorgoroth: ex-vocalista em filme norueguês [21/05/12]
Gorgoroth: noruegueses em terras brasileiras novamente [20/04/12]
God Seed: nova formação trabalhando em novo CD [30/03/12]
Humor - Separados no nascimento: Gaahl e Barcos do Palmeiras
Entrevistas - Gaahl: "gente feia me deixa num mau humor terrível"
Gorgoroth: guitarrista brasileiro Fabio Zperandio em turnê [19/10/11]
Gorgoroth: adiado novamente o lançamento de álbum [21/09/11]
Gorgoroth: datas da turnê The Sign of Hell Tour 2011 [16/08/11]
Gorgoroth: "Under the Sign of Hell 2011" adiado para agosto [17/06/11]
Resenhas de CDs e DVDs - Quantos Possunt ad Satanitatem Trahunt - Gorgoroth
Mais matérias sobre Gorgoroth

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, HOTMAIL, AOL ou YAHOO, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de exclusiva e integral autoria e responsabilidade dos usuários que fizeram uso deste sistema (citados na assinatura de cada comentário). Caso você considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Os responsáveis pelo site podem excluir comentários que julgarem inadequados e fornecer informações sobre os comentários a reclamantes se solicitados.

Sobre Glauco Silva

36 anos, solteiro, estudou Linguística e Engenharia de Alimentos na UNICAMP. Tem sua sobrevivência (CDs, cigarro e cerveja) garantida no trabalho em uma multinacional. Iniciado no Metal em 1988, é baixista/vocal do LACONIST (Death Metal) e acredita fielmente que o SARCÓFAGO é a melhor banda do universo.

Mais informações sobre Glauco Silva

Mais matérias de Glauco Silva no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | RSS | FACEBOOK | TWITTER | NEWSLETTER | APPS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria. Os textos não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será retirado do site.

Em abril de 2012 Whiplash.Net teve 1.078.971 visitantes únicos, 2.974.068 visitas e 10.616.661 pageviews. Ver stats.