WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Yngwie Malmsteen comenta sua esmerada educação

Dave Harrison do Australia's X-Press Online fez recentemente uma entrevista com o lendario guitarrista sueco Yngwie Malmsteen, onde, entre outros temas, o ás comentou a sua educação musical.

X-Press Online: De onde surgiu a idéia de combinar música clássica com o rock?

Yngwie: Eu era o membro mais jovem da minha família, eu tenho um irmão e uma irmã mais velhos, meus pais e meus tios... todos músicos. Meu avô era baterista... era música, música e música por toda a parte... e arte, muita arte e música. Eu tive muita arte na minha formação. Quando eu era criança eu não queria me tornar um músico. Minha mãe me deu uma guitarra no meu quinto aniversário, e um trompete no meu sexto e assim por diante, mas quando eu tinha sete anos eu vi na TV um especial sobre o Jimi Hendrix, que mostrava ele queimando a sua guitarra, e eu achei aquilo tão legal. Eu já tinha uma guitarra e então comecei a tocar no mesmo dia - 18 de setembro de 1970. Eu era apenas uma criança. Um ano mais tarde minha irmã mais velha me deu um LP do DEEP PURPLE, "Fireball", que é um verdadeiro álbum de rock, e no dia seguinte eu comprei o “In Rock”. Eu escutava as músicas "Fireball", "Flight Of The Rat", as mais pesadas, então eu aprendi a tocar todos os solos. Mas as escalas pentatônicas e minha influência clássica não vieram deles ao contrário do que muitas pessoas pensam. Eu amo esses caras... são meus favoritos. Minha influência clássica não veio deles, mas meu amor por hard rock veio definitivamente do DEEP PURPLE. O que eu quis fazer era tentar pegar os tambores duplos e os Marshalls e misturar toda essa merda, e tocando contrapontos, acordes invertidos, modos frígios, escalas invertidas... toda essa porra. Então eu vi um programa de TV: era um cara tocando violino. Disseram que era música de Niccolo Paganini. Quando eu ouvi eu notei que era aquilo o que eu queria fazer na guitarra. Então o jeito de eu tocar guitarra é 99,9% influenciado pelo violino clássico... principalmente de Paganini, Vivaldi, e Tchaikovsky... e minhas canções são em cima da estrutura de Bach, porque eu sempre amei o contraponto e a harmonia menor, esses tipos de coisas... mas amo o som do metal. Foi assim que tudo começou.

X-Press Online: O lendário baterista Cozy Powell (RAINBOW, WHITESNAKE, BLACK SABBATH) tocou com você no seu álbum "Facing the Animal"... como foi trabalhar com ele?

Yngwie: O primeiro show que eu vi na minha vida, eu tinha 12 anos de idade, era Ritchie Blackmore's RAINBOW com a turnê "Rising": Dio, Blackmore, Powell. Cara, eu fiquei maravilhado com aquilo por um mês. Eu era apenas uma criança. Aquele bumbo duplo do albúm "Rising" era demais. Eu tenho ele no meu estúdio... Incrivel! Vamos por desse modo: Ian Paice é tecnicamente um monstro mas Cozy tinha uma coisa... ele era como um trem desgovernado. Que Deus o abençoe.

X-Press Online: Você tem alguma dica que queira dar aos músicos que estão começando e estão lendo isto?

Yngwie: Continue. Eu realmente não sei como explicar. Você tem que ter paixão e fazer sacrifícios. Muitas vezes as pessoas dirão que você não é capaz, só pra você desistir e virar um motorista ou alguma coisa. Não que haja algo errado com motoristas, mas há grandes motoristas e grandes músicos... você tem que escolher. No fim do dia você não vive a vida das pessoas; você vive é a porra da sua vida e é você que manda nela. O sacrifício, a zombaria... tentarão impedir você de qualquer jeito... mas nunca deixe se influenciar por eles.

Esta é uma matéria antiga do site Whiplash.Net. Quer saber por que destacamos matérias antigas?

Todas as matérias sobre Yngwie Malmsteen

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, HOTMAIL, AOL ou YAHOO, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que fizeram uso deste sistema (citados na assinatura de cada comentário). Caso você considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Os responsáveis pelo site podem excluir comentários que julguem inadequados e fornecer informações sobre os comentários a reclamantes se solicitados.

Pense antes de escrever. Ao comentar sobre alguém, lembre-se que este alguém é uma pessoa e merece respeito. Tenha cuidado especial ao comentar sobre colaboradores do Whiplash.Net; eles trabalham de graça para gerar o conteúdo que você está lendo. Mais chato do que uma matéria com erro, ou uma opinião com que você não concorda, são os chatos que apenas reclamam. Se acha que pode fazer melhor, clique no link ENVIAR MATERIAL no topo do site. Se achar um erro de digitação ou similar, envie pelo link de ENVIO DE CORREÇÕES; lembre-se que é falta de educação corrigir outras pessoas em público. E lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo; isso é um bom incentivo aos colaboradores. :-)

Chatos, trolls e usuários que faltam com respeito a outras pessoas poderão ser banidos sem aviso prévio.

Sobre Bruno de Oliveira Silva

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados.

Caso seja o autor, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Mais matérias de Bruno de Oliveira Silva no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | RSS | FACEBOOK | TWITTER | APPS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria. Os textos não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será retirado do site.

Em abril de 2012 Whiplash.Net teve 1.211.297 visitantes, 3.149.841 visitas e 10.113.719 pageviews. Ver stats.

Use o botão abaixo para seguir o webmaster e receber as principais novidades em sua timeline.


Gastão Moreira - a coleção do VJ, apresentador e jornalista musicalCollectors Room
A coleção de Gastão Moreira, ex-VJ do programa Fúria Metal
A música "Wasting Love", do Iron Maiden, é um Plágio?Marc Ferr?
A música "Wasting Love", do Iron Maiden, é um Plágio?
Você sabe que está ouvindo rock progressivo demais quando...Humor
Você está ouvindo rock progressivo demais quando...