Em 28/12/2006 | Trans-Siberian-Orchestra: lucros no Natal

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Trans-Siberian-Orchestra: lucros no Natal


  | Comentários:

Matéria publicada em 28/12/06. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Autor Original: Gene Triplett

Os membros do TRANS-SIBERIAN ORCHESTRA (banda formada por alguns integrantes do SAVATAGE) não esperavam se tornar astros com uma banda natalina, limitada a tocar em palco uma vez ao ano, como estas decorações de natal, que ficam guardadas em um sótão empoeirado pelo resto do ano.

Mas desde 1996, o lançamento do multi-platinado “Christmas Eve and Other Stories” fez deles arautos do Natal. Desde que o TSO colocou suas próprias canções natalinas na estrada em 1999, realizando shows que combinam espetáculos rock de arena do PINK FLOYD com o esplendor musical do QUEEN com as clássicas músicas tradicionais de Natal e sua própria originalidade prog-rock, eles ganharam destaque, aparecendo como a tour mais lucrativa e que reuniu mais público de 2005.

Quando eles estiverem no Ford Center hoje à noite (27/12/06), haverá uma platéia com mais de 13 mil pessoas, com lotação esgotada. E o co-fundador/compositor/guitarrista Al Pitrelli (SAVATAGE, ex-MEGADETH) não se importa nem um pouco. “É apenas uma idéia imbecil de 10 anos atrás que se tornou isso... e aqui estamos nós, você e eu, 10 anos depois, falando sobre isso. Estou em Portland, Oregon, no Rose Garden Arena. Lotação esgotada hoje à noite, e eu nem acredito. É a mesma coisa em qualquer lugar, qualquer lugar”.

A “idéia imbecil” veio do produtor/compositor Paul O'Neill que requisitou os serviços do então guitarrista de estúdio Al Pitrelli em 1995 para tocar no disco da banda de metal-progessivo SAVATAGE (Nota: Paul também é responsável por grande parte do material do SAVATAGE junto com Jon Oliva).

“Eles estavam gravando um disco chamado “Dead Winter Dead”, fui lá e me encontrei com Paul e ouvi um pouco do material e realmente me diverti com aquilo”, lembra Pitrelli. “Era meio heavy, uma ópera-rock. Era uma história construída em torno de uma canção chamada ‘Christmas Eve Sarajevo’, que é baseada na guerra na Iugoslávia, anos atrás”.

"Christmas Eve (Sarajevo 12/24)" escrita por O'Neill, o vocalista Jon Oliva e o tecladista Robert Kinkel, para o SAVATAGE, era um instrumental inspirado no Natal com base rock n’ roll, combinando as melodias de "God Rest Ye Merry Gentlemen" e "Carol Of The Bells" (músicas de Natal) com músicas novas e originais. Após o lançamento do disco em outubro de 1995, um DJ de Tampa, Flórida, chamado Mason Dixon deu um brilho à canção "Sarajevo" e a adicionou à sua grade no seu programa de rádio. Com a época de natal se aproximando, a canção repentinamente se tornou um hit, tomando espaço em diversas rádios com programações diferentes, do clássico ao pop, e do heavy metal ao rock adulto.

“Ela foi a canção número 1 da América naquele Natal”, diz Pitrelli. “Então Paul disse, “Querem saber? Acho que deveríamos escrever um disco inteiro em torno dessa canção, e não vamos chamar de SAVATAGE, pois isto nos coloca em um nicho, nos chamando de uma banda de heavy metal; e, considerando nossos outros trabalhos, não seria nada além disto mesmo.”

De fato, a grandiosa ópera-rock que O'Neill, Oliva, Kinkel e Pitrelli fizeram, "Christmas Eve and Other Stories" (1996) no fim das contas ganhou dois discos de platina, apelando para amantes de música “de 8 a 80”. Sucesso similar fez o resto da trilogia do TSO, “The Christmas “Attic (1998) e “The Last Christmas Eve” (2004). E exatamente como na visão de O'Neill, a música majestosa da banda incorporou algo para todo mundo – uma fusão de rock, música clássica, pop, folk, musicais da Broadway e R&B.

Para duplicar a grandeza sinfônica de seu trabalho em estúdio nos palcos, a banda é formada por seis membros, Pitrelli na guitarra, sua esposa Jane Mangini no piano, o baterista John O'Reilly, o baixista Johnny Lee Middleton (também do SAVATAGE), o guitarrista Angus Clark e vários outros músicos preenchendo a função de um segundo tecladista – além de seis vocalistas, um narrador, oito músicos de cordas (recrutados em cada comunidade), e um maestro de concertos.

Uma equipe adicional de 65 membros cuida do som, da parte cênica, dos efeitos pirotécnicos ao estilo KISS e do massivo show de luzes no padrão do PINK FLOYD. “Eles são os verdadeiros heróis na estrada”, disse Pitrelli. “Eles são aqueles que estão aptos a dominar este animal no momento certo e então podemos realmente fazer nosso trabalho.”

Pitrelli se esforça para explicar o monumental sucesso da banda, à parte do apelo universal da música tradicional, mixada com elementos da música pop, e mensagens positivas de fé, esperança, amor e boa vontade conduzidas pelas letras de O'Neill. Ele é rápido para informar que o single do disco não-natalino da banda, "Beethoven's Last Night" (2000), vendeu bem, e a banda está trabalhando em outro disco, "Night Castle", que eles esperam lançar em Junho. “Nós queremos estar aptos a sair ao redor do mundo. Aquele (primeiro) disco explodiu, e aquilo é parte do que fazemos. Agora as estórias de Natal se tornaram tão imensas que basicamente ocupam quase todo nosso tempo.”

Pitrelli e seus colegas de bandas estão felizes por espalhar um pouco do espírito natalino, doando para a caridade um dólar por ingresso vendido. "O que eu penso é que nós fizemos um disco em que nós acreditamos”, disse Pitrelli. “Não estávamos tentando tomar as direções que as modas indicavam. Nós apenas escrevemos um disco que amamos, e quando você o ouve, não há nada falso nele. Gravamos um disco que amamos.”

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias sobre "Natal"
Todas as matérias sobre "Transsiberian Orchestra"
Todas as matérias sobre "Savatage"

Angra: erros de gravação dos vídeos da banda
Angra: assista making-of das chamadas de Natal
Metal Xmas: Infectious Magazine elege o Top 10 do Natal
Motley Crue: luzes de Natal ao som de "Kickstart My Heart"
AC/DC: faixas da banda sincronizadas com iluminação de Natal
Aerosmith: interpretando clássicos natalinos diversos
Judas Priest: Feliz Natal e um Ano Novo cheio de Heavy Metal
Angra: assista mensagem de Natal para os fãs
Wikimetal: especial de Natal com a melhores de 2013
Hardneja Sertacore: uma versão mais true de Jingle Bells
Gene Simmons: em vídeo de Natal demoníaco com a família
Iron Maiden: veja o cartão de natal oficial 2013
Children of Bodom: mensagem de Natal da banda
Megadeth: banda lança CD de natal no Jimmy Kimmel Live
Max Cavalera: mensagem de Natal para os fãs brasileiros

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Rubens Lessa

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados.

Caso seja o autor, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Mais matérias de Rubens Lessa no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas