"Chinese Democracy" em 2006? Quase impossível...

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

"Chinese Democracy" em 2006? Quase impossível...


  | Comentários:

Matéria publicada em 03/12/06. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Informações do MTV.COM:

Em Outubro, representantes do GUNS N´ROSES informaram que o álbum “Chinese Democracy”, sendo gravado e produzido por por 12 anos, e que já custou 15 milhões de dólares, seria lançado no final de 2006. “Sairá esse ano”, insistiu Axl Rose, sempre que teve oportunidades, fosse em entrevistas ou em festas. Ele disse o mesmo no programa de rádio de Eddie Trunk em maio, e repetiu a mesmíssima coisa no VMA em 31 de agosto.

Fontes próximas a Rose dera vida às afirmações do líder da banda, e em fevereiro, mesmo Slash, ex-guitarrista do grupo, disse em uma rádio inglesa que achava que o novo álbum sairia esse ano; mas março foi a data sugerida. Fontes online especularam 21 de novembro como o aclamado dia do lançamento.

Com apenas um mês faltando para o fim do ano, a equipe de marketing do GN´R diz que não tem uma data em mãos. O futuro parece sombrio para os fãs que esperavam encontrar o pote de ouro no final do arco-íris.

A menos que haja um plano ultra-secreto de lançamento, o álbum teria de ser lançado sem a divulgação que um lançamento deste porte mereceria. Nenhum dos representante de vendas contactados pela MTV.COM estava a par de uma possível data de lançamento, e representantes da gravadora se recusam a afirmar que algo será lançado até o final do ano.

Carl Severson, ex-executivo da Roadrunner, explica: "O álbum não sairá em 2006, pois os anúncios para divulgação em revista já teriam de estar prontos e ter sido enviados para as editoras; se isso fosse verdade, a esta hora cópias do mesmo já teriam vazado. Comerciais de TV para apresentação no Natal também já teriam de estar editados." Segundo Severson, se o álbum fosse lançado realmente este ano, com tão pouco tempo para a campanha, "os resultados seriam patéticos".

Já José Mangin, diretor de programação da Sirius Satellite Radio, garante o não-lançamento do álbuim visto não ter recebido cópias promos de singles: "Atualmente, as rádios tocam promos de álbuns a serem lançados em fevereiro do próximo ano."

Claro que esse não é um álbum normal e Axl Rose deve imaginar um lançamento e promoção à sua própria maneira. À sua maneira estranha, o álbum vem sendo divulgado durante os últimos doze anos. O fato de não haverem informações precisas sobre ele é o motivo pelo mesmo ter se tornado tão famoso e esperado.

Como bem diz M. Shadows, do Avenged Sevenfold, “Chinese Democracy é o álbum não-lançado mais famoso do mundo; todo mundo o conhece, embora ninguém o tenha ouvido.” Mas Shadows acha improvável que o álbum saia esse ano.

Já o guitarrista do AUDIOSLAVE, Tom Morello, comenta: "Vai ser lançado? Difícil dizer. Axl é obviamente talentoso... e confuso... uma combinação que cabe aos melhores vocalistas. Se ele puder superar seus medos sobre a expectativa levantada pelo álbum, e aspectos comerciais, ou qualquer que seja o problema, e apenas o lançar, todos ficaremos felizes em ouvir e seguir em frente com nossas vidas."

Enquanto a espera pelo álbum se mantém alta por 12 longos anos, alguns se perguntam por quanto tempo mais Rose conseguiria manter as expectativas de seus fãs com alarmes falsos antes que eles desistam de esperar.

Kelli Malella, da Metal Blade Records, diretor de publicidade, comenta: "Gostaria de dizer que acredito que ele saia este ano. Mas isso seria a quarta ou quinta vez que foi anunciado o lançamento. Uma parte de mim imagina que, eles estando em tour, o álbum deve sair logo. Mas eles já fizeram isso antes. Então se eu tivesse de apostar grana nisso, eu diria que seria adiado novamente. Mas sou um sujeito que tem esperanças."

E depois de tanta expectativa, seria possível o álbum não ser uma decepção? A resposta dos ouvintes às faixas que vazaram e foram tocadas nas rádios (antes que advogados exigissem que a transmissão das mesmas fosse encerrada) foi medíocre, no máximo. Nada de "Oh, meu deus, que maravilha!". Fãs não inundaram as linhas telefônicas ou caixas de e-mail das rádios.

"Faz alguma diferença agora?", pergunta Shawn "Clown" Crahan, do Slipknot. "Parei de olhar o calendário quando a formação original se separou. Aquela formação valia a pena. Era de verdade, mágica."

Carl Severson comenta: "Não existe nada tão bom que faça valer 10 anos de composição. Sabe porque Axl trocou de produtor tantas vezes? Porque o material não é bom o suficiente, e ele fica tentando achar alguém que possa consertar o mesmo."

M. Shadows complementa: "Acho que depois de um tempo, qualquer um fica inseguro. Para mim, a esta altura, não importa quão bom seja; muita gente vai dizer que não valeu toda a espera. Acho que vai ser um bom disco de rock, e acho que as pessoas devem esperar apenas o que ele pode ser. É apenas um álbum de rock, e não se deve esperar mais que isso ao ouvir o mesmo."

Tudo é possível com Axl Rose, inclusive outros doze anos de ajustes na produção. O álbum pode ser lançado amanhã, ou no Natal, ou na virada do ano, ou em 2010, ou nunca. É difícil não pensar que a mágica em torno de “Chinese Democracy”, a espera ansiosa, a rebeldia quixotesca de Axl, são tão importantes, ou até mais, do que a música.

Mangin finaliza: "Axl é Axl. Ele vai fazer o que quiser. E eu respeito isso."

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias sobre "Guns N' Roses"

Jared Leto: ele é um wannabe de W. Axl Rose? Há quem diga que sim
Garoto Maroto: O encontro de Axl Rose e Alcione em Recife
Motörhead: vídeo da jam de "Ace of Spades" com Slash
Guns N' Roses: detalhes do piano de Axl Rose
Guns N' Roses: Quem foi Rei jamais perderá a majestade
Slash: "Sweet Child" é a coisa mais gay que alguém poderia compor
Guns N' Roses: Filmagem em Full HD do show em Porto Alegre
Aerosmith: Joey Kramer afirma que Axl Rose mantém fãs "reféns"
Slash: "Problema dele", diz sobre retorno de Duff ao GN'R
Slash: vídeo com a participação do músico em show do Aerosmith
Aerosmith e Slash: veja Steven Tyler mandar Welcome To The Jungle
Guns N' Roses: Em Porto Alegre, um dos melhores shows da turnê
Guns N' Roses: veja alguns vídeos do show em Poa
Guns N' Roses: veja Duff mandando "Attitude" e "Raw Power"
Guns N' Roses: setlist, fotos e vídeos do primeiro show com Duff

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas