Em 09/03/2007 | Livro analisa Metallica sob ótica filosófica

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Livro analisa Metallica sob ótica filosófica

Traduzido por Guilherme Carvalho | Fonte: Blabbermouth

  | Comentários:

Matéria publicada em 09/03/07. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

A editora Blackwell acaba de lançar um livro chamado “Metallica e Filosofia”, que está sendo chamado de “um estudo provocativo da banda de metal do ‘homem pensante’”. Leia uma descrição do livro:

“Acerte os relâmpagos e pule no fogo (trocadilho com nomes de músicas do Metallica), você está prestes a entrar na Escola do Rock! A palestra de hoje será um curso intensivo em cirurgia de cérebro. Esta lição difícil e rápida é ensinada por instrutores graduados pela escola antiga - eles pagaram 5,98 dólares mesmo pelo EP $5,98. Mas antes desses professores de filosofia cortarem seus cabelos, eles eram tenentes da “Metal Militia”.”

“O Metallica é a banda de metal do ‘homem pensante’ e a CNN dos headbangers. Esnobes e críticos de música freqüentemente desconsideraram o Metallica como um simples barulho sem sentido; nós estamos aqui para dar a verdade sobre a coisa. ‘Perseguindo a verdade não importe onde estiver’, este livro considera questões que os filósofos vêm ponderando há anos, incluindo: A música do Metallica provoca uma catarse Aristotélica ou apenas faz os garotos ficarem pirados? ‘Fade do Black’ pode salvar você do suicídio? Estamos todos no ‘Sanitarium’ (sanatório)? Como podemos escapar para a liberdade? O que Nietzche pode nos dizer sobre o Deus que falhou? O que Descartes e ‘One’ podem nos dizer sobre o relacionamento entre corpo e mente? Lars fez uma discussão sobre som contra o Napster?”

“Metallica e Filosofia”:

- É um estudo provocativo sobre a banda de metal do ‘homem pensante’;

- Mapeia a conxeão entre Aristóteles, Nietzsche, Marx, Kierkegaard e o Metallica, para demonstrar a significância filosófica da banda;

- Usa temas do trabalho do Metallica para clarear tópicos como liberdade, verdade, identidade, existencialismo, questões sobre vida e morte, metafísica, epistemologia, o problema mente-corpo, moralidade, justiça, e o que devemos uns aos outros;

- Analisa o conteúdo da letras do Metallica, o relacionamento de Lars Ulrich com o Napster, e também o documentário “Some Kind of Monster”;

- Serve como guia para o pensamento através do trabalho de uma das maiores bandas de rock de todos os tempos;

- Compilado pelo editor de “Seinfeld e a Filosofia: Um Livro Sobre o Tudo e o Nada” e “Os Simpsons e a Filosofia: O ‘Doh!’ de Homer”.

“O Metallica é bem mais que apenas uma banda, e esse livro é muito mais do que uma passagem de trem pela estrada da memória (outro trocadilho com nomes de músicas). É uma análise profunda da trilha sonora da sua vida. Então ligue seu CD player, acenda seu iPod ou, melhor ainda, bote pra rodar o velho vinil. Estamos indo para uma viagem com os quatro cavaleiros (trocadilho com nome de música), e alguns filósofos também.”

Comentou Scott Ian, guitarrista do Anthrax: “A mais elucidativa dissertação sobre o Metallica que já foi escrita. E uma puta leitura também!!!”

E as palavras de Joel McIver, autor de “Justice For All: A Verdade sobre o Metallica”: "‘Metallica e a Filosofia’ é o livro que finalmente dá para os headbangers favoritos de todo mundo o crédito por serem inteligentes, questionadores e até cerebrais.”

Para mais informações sobre o livro, acesse blackwellpublishing.com.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias sobre "Metallica"

Bob Rock: Rei Midas do Metal faz 60 anos; conheça melhor sua obra
Metallica: confira "One" e "Orion" na Argentina
Faixas Instrumentais: VH1 elege as 20 melhores do Hard e Metal
Homenagens: Canções inspiradas em músicos falecidos
Falsificação: polícia inglesa apreende camisetas falsas
Dio: Tributo faz jus à sua importância para a música pesada
Dedo x Palheta: Jason Newsted joga gasolina na fogueira do debate
Metallica: Vídeo oficial de "One" e "Orion" em Buenos Aires
Metallica: as mil expressões faciais de Lars Ulrich
Metallica: "Sempre seremos criativos", diz Kirk
Metallica: monstro de Jump In The Fire em edição limitada
Guitar World: 11 Álbuns Essenciais do Thrash Metal
Metallica: saiba quanto a banda faturou na América do Sul
Metallica: Confira "The Unforgiven" e "And Justice" na Argentina
Kiss: Paul Stanley continua questionando o Rock Hall Of Fame

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Guilherme Carvalho

Gaúcho de Santiago, é redator em uma agência de propaganda de Florianópolis. Começou escutando o pai dedilhar Tom Jobim, Vinícius e Toquinho no violão, mas só teve um contato mais sério com o instrumento aos 18 anos. Hoje é um apaixonado por solos, guitarras e violões. Seu estilo preferido é o rock, mas escuta quase todo tipo de música, de Beatles a Arctic Monkeys, passando por Oasis, Iron Maiden, Wolfmother, Dream Theater, John Mayer, Maná, Scorpions, Gotan Project, Silverchair, Green Day, Guns 'N Roses, Jack Johnson, Jamiroquai, Kiss, Lenny Kravitz, Foo Fighters, Metallica e, é claro, guitar heroes, música nativista e bandas gaúchas.

Mais informações sobre Guilherme Carvalho

Mais matérias de Guilherme Carvalho no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas