Em 14/05/2008 | Morre em São Paulo o guitarrista Wander Taffo

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Morre em São Paulo o guitarrista Wander Taffo


  | Comentários:

Matéria publicada em 14/05/08. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Faleceu hoje pela manhã, dia 14 de maio de 2008, em decorrência de uma parada cardiorrespiratória, o guitarrista Wander Taffo, que fez parte de bandas como MADE IN BRAZIL, SECOS E MOLHADOS, RITA LEE, RÁDIO TAXI além de sua própria banda, TAFFO.

Segundo familiares, Taffo não tinha histórico de problemas de saúde e faria 54 anos no sábado, 17 de maio. Porém, de acordo com o UOL, Taffo chegou a procurar hospital dias antes, mas exames não detectaram nenhuma anomalia, e ele foi mandado de volta para casa.

Ainda não foi definido o horário do enterro, mas o velório deverá ser realizado no cemitério do Araçá, em Pinheiros. Segue abaixo nota da EM&T:

Imagem
EM MEMÓRIA AO MÚSICO, AMIGO, IRMÃO E SÓCIO DA EM&T QUE HOJE DEIXOU DE ESTAR ENTRE NÓS, A EM&T ESCOLA DE MÚSICA E TECNOLOGIA SUSPENDEU AS AULAS, WORKSHOPS E ATIVIDADES DE HOJE (14/maio/2008) E RETORNARÁ AMANHÃ ÀS 6 DATARDE.

SOBRE WANDER TAFFO:

Wander Taffo, guitarrista paulistano do bairro da Pompéia, iniciou sua carreira no anos 70 (maio 1973) com a banda MEMPHIS, onde tocava em bailes nos clubes de São Paulo, como o Paulistano, o Pinheiros e o Círculo Militar. Nesta época, conviveu com a revolução musical e movimentos da Jovem Guarda, Tropicália e BEATLES.

Ainda na década de 70, após a banda MEMPHIS, Taffo foi integrante das bandas MADE IN BRAZIL, SECOS E MOLHADOS, JOELHO DE PORCO, GANG 90 e RITA LEE. Em 1980, iniciou seu trabalho na banda RÁDIO TAXI, que estourou nas rádios com vários sucessos. Paralelamente ao trabalho artístico, Taffo também dava aulas particulares de guitarra.

Em 86, o guitarrista deixou o RÁDIO TÁXI e partiu para um trabalho solo, gravando um disco em Los Angeles. Nesta fase, Taffo iniciou um projeto de montar uma escola de música inédita no Brasil. Essa idéia surgiu pois Wander Taffo percebeu a carência que o músico brasileiro encontrava para um estudo sério e diferenciado.

Em 1989, Wander lançou seu primeiro disco solo “Wander Taffo”, gravado em Los Angeles, contou com a participação de Lobão, além de músicas de Lulu Santos e Herbert Vianna. O disco recebeu o Prêmio Sharp de Música na categoria “Revelação Pop Rock Masculino”. No ano seguinte (1990) Wander foi escolhido pela crítica como o melhor guitarrista do Brasil.

Em 1991, Wander Taffo ainda formou a BANDA TAFFO e teve a oportunidade de apresentar seu novo disco “Rosa Branca” em shows em Nova York, no Limelight e no Cat Club, show que foi gravado pela MTV americana e transmitido para vários países.

Como guitarrista Wander foi convidado para participar dos discos de MARINA – “Marina Lima” / 91, de CÁSSIA ELLEr – “Cassia Eller” / 94, GUILHERME ARANTES – “ Clássicos” / 94, ARNALDO BATISTA /95, AFONSO NIGRO / 95, GUILHERME ARANTES ao vivo – 2001, entre outros.

Em 1996 Taffo lançou seu segundo disco solo, “Lola” que teve a música “Sempre junto de você” na trilha da novela “O amor está no ar” da Rede Globo. Em julho de 1997, Taffo abriu o IG&T (Instituto de Guitarra e Tecnologia). Assim, paralisou seus projetos musicais, dedicando-se exclusivamente ao IG&T. A escola unia a alta tecnologia com centro de conveniência, totalmente inédita na América Latina. Em apenas 1 ano de funcionamento, o IG&T atingiu 1000 matrículas, garantindo o sucesso do projeto.

A partir daí, Taffo abriu oportunidades a outros instrumentos. Seguindo os mesmos padrões do IG&T, em novembro de 99 o Instituto de Guitarra mudou para EM&T (Escola de Música e Tecnologia), no Jabaquara, num prédio de 5 andares (500 metros quadrados por andar), com mais cinco Institutos: IB&T (Instituto de Baixo e Tecnologia); IV&T (Instituto de Violão e Tecnologia); IC&T (Instituto de Canto e Tecnologia); IP&T (Instituto de Percussão e Tecnologia – Bateria) e IT&T (Instituto de Teclado e Tecnologia).

Hoje, a EM&T já reflete um grande sucesso, premiada com 5 certificados internacionais de qualidade, onde estão matriculados mais de 2500 alunos, de várias partes do País. Em Fevereiro de 2006 foi inaugurada com muito sucesso a EM&T de Vitória/ES dando início às franquias da EM&T e também o núcleo EM&T nas Escolas Pueri Domus. Campinas/São Paulo inaugurou em Fevereiro último, uma nova unidade da EM&T.

Taffo também volta aos palcos com o lançamento do DVD e CD ao vivo do RADIO TAXI pela Sony/Bmg. O último projeto em andamento, interrompido por esta fatatalidade, seria a volta da BANDA TAFFO prevista para o mês de julho de 2008.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias sobre "Wander Taffo"
Todas as matérias sobre "Made In Brazil"
Todas as matérias sobre "Secos e Molhados"
Todas as matérias sobre "Radio Taxi"

Made in Brazil: O Secos e Molhados copiou a banda? E o Kiss?
70 de novo: conheça o projeto em uma matéria da TV Record
Secos & Molhados: grupo lança novo single
Secos & Molhados: Referência no rock and roll.
Secos & Molhados: "De mim pra você" em versão tecno?
Secos & Molhados: veja vídeo de Chato-Boy Live
Secos & Molhados: Noite de Autógrafos em São Paulo
Secos & Molhados: comemorando 40 anos com show em BH
Secos & Molhados: show de lançamento de "Chato Boy"
Secos & Molhados: lançado vídeo de "Chato-Boy"
Secos & Molhados: Chato-Boy celebra 40 anos do grupo
Cena: Secos & Molhados e outras pérolas ignoradas por parte dos brasileiros
Kiss sobre Secos e Molhados: "há quem acredite em OVNIs"
Blackmore Bar: Made In Brazil, Gerson Conrad & Trupi
Metal Clube publica matéria sobre Wander Taffo

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas