Em 12/02/2009 | Metallica: a magia dos festivais 21 anos depois

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Metallica: a magia dos festivais 21 anos depois


  | Comentários:

Matéria publicada em 12/02/09. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Em 2009 o METALLICA terá uma agenda lotada. Serão 46 shows na Europa em pouco mais de cinco meses – a turnê começa no dia 25 de fevereiro em Nottingham, Inglaterra, e vai até 2 de agosto em Stevenage, no mesmo país. Entre as aparições da banda, seis vão ocorrer no festival Sonisphere – evento que ocorre entre os meses de junho e agosto deste ano percorrendo Holanda, Alemanha, Espanha, Suécia, Finlândia e Inglaterra.

Como era de se esperar, o METALLICA é a principal atração do festival que conta ainda com SLIPKNOT e LINKIN PARK. Há 21 anos atrás a banda também caiu na estrada para a edição americana do “Monsters of Rock”. Foram mais de 30 shows que duravam cerca de 10 horas – tempo dividido entre todas as bandas, obviamente. Ao lado da banda, então em ascensão, nomes já consagrados como VAN HALEN e SCORPIONS

O frontman do METALLICA James Hetfield guarda excelentes recordações do período. “Nós fizemos o ‘Monsters of Rock’ nos Estados Unidos com Van Halen, Scorpions e outros e foi muito divertido, você começa a conhecer as bandas, está morando, ficando nos mesmos hotéis”, comenta Hetfield, em entrevista por telefone à agência de notícias Reuters.

Ele destaca que excursões em conjunto são bem diferentes de turnês tradicionais – este ano o METALLICA alternará as duas experiências em festivais e apresentações isoladas. “Quando as mesmas bandas entram no circuito de turnês juntas, você começa a vê-las mais de uma vez. Isso contribui para com a atmosfera e as vibrações”, afirma o frontman, que completa dizendo que o “Monsters of Rock” foi “um dos períodos mais divertidos que eu já vivi”.

A aventura ‘metálica’ no Sonisphere começa em Nijmegen, Holland, no dia 20 de junho e encerra no dia 2 de agosto em Knebworth, Stevenage, Inglaterra. Diferentemente do que ocorreu há 21 anos atrás, dessa vez o festival acontece na Europa e não nos Estados Unidos, como foi o “Monsters of Rock”. Hetfield opinou sobre as diferenças de atitude entre europeus e americanos com relação aos festivais.

“Uma (razão) óbvia é a economia agora”, afirma. “Eu também acho que na Europa e no Reino Unido muitos festivais são um direito de passagem para a adolescência e parte do crescimento”. Trata-se de uma importante experiência de vida. “Os pais se despedem quando seus filhos ou filhas vão aos festivais, onde os jovens podem tentar beber bastante pela primeira vez e estar em contato com coisas do tipo. Os americanos são um pouco mais cauteloso com relação a isso”.

Hall da Fama

Outro tema da entrevista foi à indicação do METALLICA ao Hall da Fama do rock’n’roll. “Nós fomos nomeados e ainda estamos vivos”, exclama ele. Hetfield – que na entrevista coletiva do evento havia dito que optaria pelo MOTORHEAD se pudesse escolher alguém para o Hall da Fama – tornou a citar bandas clássicas que serviram de influência e que ainda não receberam a honra.

“É irônico que uma banda que foi inspirada por todas aquelas outras chegou lá antes delas. Nós vamos lá para detonar e pedir por algumas bandas pesadas que não foram reconhecidas como Rush e Kiss”, discursa.

Guitar Hero

O último assunto da entrevista dada a Reuters foi o jogo “Guitar Hero”, disponível para vários tipos de videogames e que será lançado nos próximos meses. Hetfield explica que aprova tudo relacionado à música que possa influenciar positivamente a vida das pessoas, baseado em seu próprio exemplo de vida. “A música salvou minha vida quando eu era criança”, afirma o frontman. “Ele (‘Guitar Hero’) é um novo meio para se buscar a música”, conclui.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias sobre "Guitar Hero"
Todas as matérias sobre "Metallica"

Falsificação: polícia inglesa apreende camisetas falsas
Dio: Tributo faz jus à sua importância para a música pesada
Dedo x Palheta: Jason Newsted joga gasolina na fogueira do debate
Metallica: Vídeo oficial de "One" e "Orion" em Buenos Aires
Metallica: as mil expressões faciais de Lars Ulrich
Metallica: "Sempre seremos criativos", diz Kirk
Metallica: monstro de Jump In The Fire em edição limitada
Guitar World: 11 Álbuns Essenciais do Thrash Metal
Metallica: saiba quanto a banda faturou na América do Sul
Metallica: Confira "The Unforgiven" e "And Justice" na Argentina
Kiss: Paul Stanley continua questionando o Rock Hall Of Fame
Morbid Angel e Metallica: bandas em novo quadro do Arte Extrema
Metallica: banda disponibiliza imagens do show no Paraguai
Metallica: Assista vídeo oficial do show de Santiago
Rock e metal: o outro lado das capas de discos

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Cleyton Lutz

Estudante de Jornalismo, mora em Guarapuava, PR. Adora escrever sobre futebol e rock 'n' roll. Sobre música, adora o Hardão Setentista (Grand Funk, Uriah Heep, Deep Purple, Led Zeppelin) e o progressivo (Yes, Jethro Tull, Focus). Para música acha que nasceu pelo menos uns 30 anos atrasado. Das bandas atuais gosta de White Stripes, Wolfmother e Hellacopters. Mas sua paixão é o som trascendental do Pink Floyd. Os seus grandes sonhos são ver ao vivo uma reunião dos quatro novamente, como ocorreu no Live 8, além de comprar uma moto com a primeiro dinheiro que ganhar com o jornalismo.

Mais matérias de Cleyton Lutz no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas