Em 29/05/2009 | Duff McKagan: gravadoras perderam oportunidade com Napster

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Duff McKagan: gravadoras perderam oportunidade com Napster

Traduzido por Antonio Parreira | Fonte: Playboy.com

  | Comentários:

Matéria publicada em 29/05/09. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

O baixista Duff McKagan (VELVET REVOLVER e ex-GUNS'N'ROSES) encerrou assim uma recente edição da sua coluna financeira semanal, que aparece no site Playboy.com:

"Quando eu estava no G'N'R, bandas como nós poderiam sem dúvida trabalhar em um ponto de equilíbrio na estrada pois elas vendiam então mais discos do que é possível de se imaginar atualmente. A razão para a diminuição dramática nas vendas de discos foi sem dúvida a digitalização da música. Colocar a música em CDs significava transformá-la em formato digital; eventualmente isto conduziu a uma situação onde os arquivos digitais como o MP3 ficaram dissociadas de um produto físico, tornando a Internet e os computadores pessoais os meios principais de distribuir a música. Uma excursão naquela época, no alvorecer da era digital, era realmente um anúncio publicitário enorme para vender o seu disco. Como uma parcela maior de pessoas começou a obter sua música gratuitamente através da pirataria, as excursões, as vendas de merchandising (na maior parte camisetas, mas também adesivos, broches e qualquer outra coisa em você pode colocar o logotipo da banda), e licenciamento da música para anúncios e ringtones tem que financiar as bandas atualmente".

"As grandes gravadoras perderam a única oportunidade de receber de volta o prejuízo causado pelo download ilegal em 1997. Nós todos recordamos o caso do Napster quando o METALLICA os processou, certo? Hey, até onde eu sei, o METALLICA teve todo o direito de exigir o pagamento pelas suas suadas gravações. Mas havia uma outra coisa em jogo então que nunca foi realmente publicada - e foi aí que as grandes gravadoras fizeram uma grande cagada na minha opinião".

"O Napster estava ganhando caminhões de dinheiro com os anúncios nessa época. Acho que o site era o link mais visitado na Web e por causa disso um grande negócio. Fabricantes de carros, de refrigerantes, companhias de cinema e muitos outros pagaram uma nota preta para aparecerem no Napster naquela época. O Napster fez uma proposta de dividir esses lucros com as grandes gravadoras, assim os artistas seriam compensados financeiramente pelas músicas que o Napster colocara à disposição de todos gratuitamente. Hoje em dia isso parece o modelo de negócio ideal, mas algo que na época não era previsto como o futuro da música digitalizada. As grandes gravadoras refugaram e deixaram passar uma enorme oportunidade".

Leia o artigo completo (em inglês) no link abaixo.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias sobre "Velvet Revolver"
Todas as matérias sobre "Guns N' Roses"

Guns N' Roses: detalhes do piano de Axl Rose
Guns N' Roses: Quem foi Rei jamais perderá a majestade
Slash: "Sweet Child" é a coisa mais gay que alguém poderia compor
Guns N' Roses: Filmagem em Full HD do show em Porto Alegre
Aerosmith: Joey Kramer afirma que Axl Rose mantém fãs "reféns"
Slash: "Problema dele", diz sobre retorno de Duff ao GN'R
Slash: vídeo com a participação do músico em show do Aerosmith
Aerosmith e Slash: veja Steven Tyler mandar Welcome To The Jungle
Guns N' Roses: Em Porto Alegre, um dos melhores shows da turnê
Guns N' Roses: veja alguns vídeos do show em Poa
Guns N' Roses: veja Duff mandando "Attitude" e "Raw Power"
Guns N' Roses: setlist, fotos e vídeos do primeiro show com Duff
Guns N' Roses: Axl recria momento memorável de 1992
Slash: A lição aprendida após espalhar que Paul Stanley era gay
Guns N' Roses: setlist, fotos e vídeos do show em Porto Alegre

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Antonio Parreira

Antonio Parreira, aka Tunão, aka Anton Parr, é arquiteto, designer gráfico e músico. Interessado por música desde sempre, tornou-se fanático por rock depois de descobrir bandas como Kiss, Iron Maiden, Judas Priest e AC/DC. No início dos anos 80 acompanhou o nascimento do Thrash Metal, estilo que se tornou seu preferido de todos os tempos. Tocou em várias bandas nessa linha "Thrash Bay Area" durante os anos 80 e 90: Napalm, Damage, Overthrash, The Still e Avalon. Atualmente é vocalista do Buffalo Theory MTL, banda de Southern Metal de em Montreal, Canadá. Leitor do Whiplash! desde os anos 90 e atualmente colaborando com textos e traduções, diretamente da "terra do Voïvod".

Mais matérias de Antonio Parreira no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas