Em 25/12/2009 | Janis Joplin: James Gurley morre aos 69 anos de idade

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Janis Joplin: James Gurley morre aos 69 anos de idade


  | Comentários:

Matéria publicada em 25/12/09. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Faleceu, aos 69 anos de idade, James Gurley, o guitarrista solo da banda psicodélica BIG BROTHER AND THE HOLDING COMPANY, que teve como frontwoman a cantora JANIS JOPLIN.

Gurley morreu domingo passado, 19 de dezembro, em um hospital em Palm Springs depois de ter sofrido um ataque cardíaco. Ele é mais conhecido por sua associação com JANIS JOPLIN, que juntou-se à banda em 1966, logo depois de ter emergido na cena musical de San Francisco.

Ele deixou a esposa para ficar com ela, e a banda viveu comunalmente em um casarão em Lagunitas. Joplin chegou ao estrelato com o grupo e continuou em uma curta carreira solo no final da década de 1960.

Gurley, nascido em Detroit, filho de um piloto de carros, aprendeu a tocar guitarra sozinho quando adolescente e experimentou com a guitarra elétrica no começo da década de 1960.

Gurley tocou em uma banda de bluegrass em San Francisco até ter entrado para Big Brother com Sam Andrews, Peter Albin e David Getz em 1965. O promotor de rock Chet Helms trouxe Joplin no ano seguinte.

Albin lembrou de Gurley nesta quinta como um dos músicos mais influentes da era psicodélica que revolucionou o som que veio dos instrumentos elétricos.

"Algumas das inovações foram resultado do fato que ele veio de uma escola musical progressiva de bluegrass onde a estranheza era encorajada", disse Albin.

Gurley modificou guitarras elétricas e amplificadores e desenvolveu um estilo distinto envolvendo solos selvagens em músicas como "Piece of my Heart", "Summertime" e "Ball and Chain". Ele foi um dos poucos guitarristas de rock a usar palhetas de dedo em vez de palhetas simples.

O BIG BROTHER tocou no Monterey Pop Festival em junho de 1967, galvanizando a audiência com a rendição de Joplin para "Ball and Chain". "Cheap Thrills", lançado logo depois do show, é considerado o melhor álbum deles.

Gurley ficou com o Big Brother quando a banda voltou no inicio da década de 1970 com vocalistas diferentes e tocaram esporadicamente até a década de 1990.

Ele também esteve envolvido em um número de projetos independentes, incluindo uma banda de New Wave, RED ROBIN AND THE WORMS e um album solo "Pipe Dreams", lançado em 2000.

A primeira esposa de Gurley, Nancy, morreu em 1970 de uma overdose de heroína e ele chegou a ser acusado de homicídio, mas depois foi absolvido. Ele deixa uma segunda esposa, Margaret, e dois filhos.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias sobre "Janis Joplin"

O Flower Power americano: 15 discos essenciais
Hendrix, Joplin e Lennon: entre homenageados em selos nos EUA
Coleções e Colecionadores: bootlegs, Janis, Hendrix e 70's LP's
Rock Stars: como se pareceriam alguns se não tivessem morrido
Janis Joplin: nada mancha o brilho do ícone chamado Janis
Jimi Hendrix: interpretado no cinema por... Seu Jorge?
O Livro dos Mortos do Rock: vida e morte no Rock And Roll
Janis Joplin: cinebiografia pode contar com Amy Adams
Woodstock Festival: 43 anos de uma Utopia eternamente jovem
Janis Joplin: A dama suja do Rock N' Roll
Janis Joplin: escolhida atriz que a representará no cinema
Janis Joplin: álbum relançado em edição dupla com extras
Janis Joplin: mais um álbum ao vivo previsto para março
Crazy Metal Mind: Podcast sobre Janis Joplin
Janis Joplin: morre compositor de "Piece of My Heart"

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Daniel Faria

Nascido em 1977, cresceu em um lar onde rock progressivo dominava as ondas do ar. Aos 12 anos, com a compra de "Paranoid" (Black Sabbath) tudo mudou e o metal gradualmente passou a ser o som predominante em casa. Estudou Computer Science / Applied Science pela Concordia University (Montreal, Québec, Canada) e hoje vive em um vilarejo rural em Simcoe County, centro-sul de Ontario, Canada.

Mais matérias de Daniel Faria no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas