Guns N' Roses: a história das tours, de 85 a 2007

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Guns N' Roses: a história das tours, de 85 a 2007

Postado por Alvaro Augsten | Fonte: Wild Roses

  | Comentários:

Depois de nove anos o GUNS N'ROSES novamente pisa em solos brasileiros para cinco apresentações. Para homenagear, o Wild Roses (www.wildroses.forumeiros.com) preparou um especial sobre todas as turnês já feitas pela banda, mostrando informações e curiosidades.

Parte 1 - O Início

Imagem

Em 1985 a até então HOLLYWOOD ROSE, se tornava GUNS N'ROSES ainda com Tracii Guns na guitarra e Rob Gardener no baixo, o que no mesmo ano seria mudado pois Slash e Duff entrariam na banda. Com a presença destes membros o nosso famoso e conhecido GNR entrava na vida Hard Rock, seguindo intensamente o sentido "Sexo, Drogas e Rock N'Roll" ao máximo.

Logo em sua primeira miniturnê, que ganhou o nome sugestivo de "The Hell Tour" (a turnê infernal) tudo deu errado e após o primeiro show em Seattle todas as demais datas foram canceladas, sendo que, para piorar, o carro que usavam quebrou, obrigando-os a pedir carona de volta para Los Angeles. Lá eles passaram a morar na famosa "Hellhouse" (casa infernal), onde entre outras coisas vendiam drogas, exploravam mulheres e até mesmo chegaram a bater carteiras para sobreviver.

Em 1986 tudo começava novamente, Axl, Slash, Duff, Izzy e Steven entraram em turnê, que dessa vez deu certo. Logo no primeiro show um repertório amplo foi mostrado e dentre as 17 músicas tocadas 15 eram da banda, incluindo futuros hits como "Welcome to the Jungle" e a balada "Don't Cry". Como sempre foram tocados alguns covers, como "Mama Kin" do AEROSMITH, banda que na verdade sempre foi a maior influência dos caras.

Os shows da banda eram muito, mas, muito animados e como é de se esperar também muito violentos. Na famosa apresentação do festival Street Scene em Los Angeles, o tumulto do público foi tão grande que a aparelhagem de som da banda pegou fogo e quase que Slash é queimado junto com seu amp Marshall. O resultado final é que Axl mandou todos para o inferno (para não dizer mais coisas) e terminou o show.

O GUNS N'ROSES fechava o ano como uma das bandas locais mais populares da época chegando a abrir shows para ALICE COOPER e RED HOT CHILI PEPPERS. Em um dos shows dessa turnê Axl conheceu o tecladista Dizzy Reed, que entraria para a banda em 1990.

Parte 2 - O Ecstasy

Imagem

Graças a uma fita de rádio distribuida pela banda em 1986, o GUNS N'ROSES pôde chegar aos ouvidos de uma gravadora, e claro todos ficaram embasbacados com toda aquela agressividade e atitude nas músicas, imagine você recebendo obras primas como "Sweet Child O'Mine" e "Welcome To The Jungle" de uma banda de garagem! A Geffen Records assinou contrato imediatamente com a banda, prometendo lançar seu primeiro disco em meados de 1987, porém, Axl queria algo a mais e em respeito aos fãs da época, lançou um EP (Disco independente) de 4 músicas, hoje conhecido como "Live ?!*@ Like a Suicide".

A banda entrou em estúdio logo no início de 1987 e as gravações só foram finalizadas em junho do mesmo ano, mas nesse meio tempo eles fizeram alguns shows pelos Estados Unidos, mostrando o mesmo repertório do ano anterior, e começaram a sentir o que era ser famosos de verdade.

No dia 16 de julho do mesmo ano o grupo lançava seu primeiro disco, o "Appetite For Destruction", que veio com tudo e ganhou aceitação total do público. Imediatamente a banda entra em turnê para dominar o mundo. Logo de começo os caras assinaram contrato para abrir toda uma turnê canadense do THE CULT (banda do baterista Matt Sorum, que entraria para a banda nos anos 90) e se alastrando pelos EUA, mostrando todas as canções do álbum, cujas letras os fãs, na maioria dos shows, já tinham decoradas. Não demorou muito e eles começaram a buscar outros continentes, como foi o caso da Oceania e Ásia, onde a banda fez 'uma mini-turnê' em 88, e como sempre foi muito bem recebida pelo público.

Na turnê de 88, no meio de um show em Atlanta, Axl Rose foi preso por atacar um segurança. Dizem que, aparentemente, o policial teria agredido um amigo de Axl. Para o show não acabar cedo demais, um roadie cantou "Communication Breakdown" (do repertório do LED ZEPPELIN), Izzy emendou com algumas músicas dos ROLLING STONES e Slash fez um solo de 15 minutos.

Todos os clipes da banda bombavam nas emissoras de televisão, principalmentre a MTV, que foi uma peça fundamental para o sucesso deles. Em 1989 o GN'R assina um acordo de abrir toda uma turnê dos ROLLING STONES, e então chega o auge da fama. A partir desse momento o mundo inteiro coloca os olhos nos caras.

Durante um dos shows Axl anunciou que a banda estava acabando, já que um dos membros estava muito ocupado "Dancing with Mr. Brownstone" (Dançando com Mr.Brownstone), uma referência ao vício por heroína, exorcizada na canção do 1º álbum. No dia seguinte, em pleno palco, Slash declarou-se viciado. No mesmo ano, na edição do VMA, Duff e Slash apareceram bêbados para receber um American Music Awards, e a partir de então as entregas deste prêmio deixaram de ser transmitidas ao vivo, para evitar constrangimentos. Além disso, no mesmo mês, Izzy seria proibido de viajar de avião após urinar na cozinha de uma aeronave. Nada aconteceu com ele durante o vôo, mas na chegada havia uma dúzia de policiais a sua espera.

Com toda a polêmica gerada em alguns anos o GUNS N'ROSES fechava os anos 80 com chave de ouro, lançando mais um disco e começando a gravar o próximo. Já na década seguinte, se tornaria a maior e mais importante banda da época.

Parte 3 - A maior banda do mundo

Imagem
O GUNS N’ROSES começa a década de 90 com a prisão de Axl Rose sob acusação de ter agredido uma vizinha, mas logo foi solto por falta de provas. No mesmo ano a banda se apresentou em uma espécie de reunião de artistas, onde Duff e Slash tocaram com os caras do METALLICA e Axl por sua vez fez um dueto com Sebastian Bach, do SKID ROW.

Pulando para 1991, no Rock In Rio II, a MTV Brasil, totalmente confiante que conseguiria tudo com os caras, armou um bom cartão de visitas. Ofeceu à banda um mega iate com comida, bebidas e mulheres, pedindo em troca uma entrevista com todos os membros. Resultado: todos ficaram bêbados, drogados, fizeram sexo e nada de entrevista. O GNR sai do evento como a maior banda do mundo.

Durante um show da banda na cidade de St.Louis houve um grande tumulto, iniciado por Axl Rose, que viu alguém tirando fotos na 2ª fila. Como o segurança recusou-se a agir, Axl mergulhou na multidão para pegar a máquina por conta própria. Depois de discutir com o cara, jogar a máquina no chão e distribuir meia dúzia de socos, o vocalista saiu do palco dizendo que a segurança não prestava, ao que foi seguido pela banda. Deu-se início a uma grande revolta do público e nela a banda perdeu praticamente todo o seu equipamento, amplificadores, guitarras, etc. Axl foi processado por incitar a violência.

Já em 1992, durante a turnê de verão com o METALLICA, em Montreal (Canadá) Axl Rose, após uma queda, parou o show aos 50 minutos e disse ao público para pedir o dinheiro do ingresso de volta. Outro tumulto começou. Foi nesse show que James Hetfield (do METALLICA) se queimou com fogos de artifício.

Durante toda a turnê a banda demorava muito para começar os shows. Mesmo com os ingressos trazendo impresso coisas como “início do show por volta das 8:30pm”, a maioria deles começava depois da meia-noite e chegavam a durar 3 horas.

Em 1993, a banda começou a fazer shows eletro-acústicos, chegando a levar um sofá para o palco, para que os membros pudessem ficar mais à vontade. No mesmo ano, Slash foi muito criticado por divulgar a vodka “Black Death”, um produto que vinha numa embalagem que imitava um caixão.

Chegando a 1994, devido ao grande sucesso do grunge, tudo começou a desandar e o GUNS N’ROSES ficou meio apagado. Nesse ano foi lançado um álbum inteiro de covers, incluindo a canção “Look at your game girl” composta por Charles Manson, notório serial killer, responsável pela morte da atriz Sharon Tate nos anos 60. Foi informado que os direitos autorais de Manson poderiam chegar a US$62 mil para cada milhão de cópias vendidas do álbum. Axl planejava doar os direitos da música a um grupo de proteção ao meio-ambiente, mas a justiça decidiu destinar esse dinheiro a Bartek Frykowski, filho de Wojiciech Frykowski, uma das sete vítimas do assassino.

Para finalizar, Axl foi processado por agressão por suas ex-namoradas Erin Everly e Stephanie Seymour (é ela quem aparece “se casando” com o vocalista no clipe da canção “November Rain”). Nessa ocasião ele disse ter escrito uma bela canção, chamada Oklahoma, ainda não lançada. A atriz pornô Savannah (Shannou Wilsey) comete suicídio. Ela foi uma das groupies do GUNS N’ROSES, dizia ter dormido com Axl e Slash e dava nota “1” para Axl na escala de “1 a 10”.

Parte 4 - Juntando as peças

Imagem
Para o GUNS N'ROSES, o ano 2000 começa cheio de mistérios e especulações. Axl Rose sumiu por 7 anos, e a consequência disso foi que a banda também desapareceu da mídia.

Tudo isso muda em 2001, quando no dia da virada do milênio, Axl mais alguns 'desconhecidos' fazem um show surpresa no House of Blues, nos EUA. Acabou o mistério, Buckethead, Tommy Stinson, Paul Tobias, Robin Finck e Chris Pittman completaram o elenco do GUNS N'ROSES na nova formação. Também nesse ano foi lançada uma nova música, "Oh My God", para o filme "O Fim dos Dias", mostrando como a banda transfere suas origens para o eletrônico.

A banda mais perigosa do mundo foi a atração principal do Rock In Rio III. Uma espectativa enorme sobre o aparecimento de Slash. Todos achavam que ele estaria lá, no palco, no lugar de Buckethead, ou até mesmo, como o tal, mas, nada disso acontece. Apresentado um show mediano. Mais dois shows aconteceram no fim do ano, que poucos ficaram sabendo, nem mesmo a mídia informou.

Em 2002 a promessa do novo disco ficou nítida, e os shows foram surgindo rapidamente. Um Axl gordo, de tranças, com deficiências vocais, unido a diversos seres estranhos? Era isso que o público via. Em um show perguntaram a Axl: "Onde está Slash?" e ele respondeu: "Em minha bunda, Slash está em minha bunda!". Porém a "Chinese Democracy Tour" logo foi cancelada por motivo de brigas internas na banda. Os fãs ficaram revoltados e destruiram vários lugares onde o grupo se apresentaria.

Em 2003 aconteceria o primeiro Rock In Rio Lisboa, e como era de se esperar a banda seria atração principal, mas não, o GUNS N'ROSES não compareceu ao evento. De brinde foi noticiado a saída do guitarrista Buckethead e o adiamento do "Chinese Democracy".

Depois de dois anos apagados, Axl volta à mídia em 2006 dizendo "Vocês ouvirão música este ano", e a promessa foi cumprida. Com Ron Thal no lugar de Buckethead, a banda fez vários shows pelo EUA e Europa, em uma grande turnê, tocando para mais de 700 mil pessoas.

Em vários shows, o frontman deu suas crises típicas, mas mesmo sendo provocado e acertado por copos de cerveja, ele não cancelou nenhum show. Sebastian Bach assumiu os vocais por metade de uma apresentação, que ocorreu no fim do ano, pois Axl estava gripado e com uma forte dor de garganta.

Em Cleveland a banda que abriu o show foi a EAGLES OF DEATH METAL, porém os fãs de costas vaiaram a banda e ainda firam pedindo por GUNS N'ROSES. Durante o show principal, Axl disse que nunca mais os "Urubus do metal de merda" abririam shows para eles e que isso foi um erro.

Em 2007 por consequência da quebra de um braço do baixista Tommy vários shows foram cancelados, até o que seria a primeira apresentação da banda no continente Africano. Também dizem que a banda perdeu a oportunidade de fazer possívels shows no Brasil.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Esta é uma matéria antiga do Whiplash.Net. Por que destacamos matérias antigas?


  | Comentários:

Todas as matérias sobre "Guns N' Roses"

Guns N' Roses: detalhes do piano de Axl Rose
Guns N' Roses: Quem foi Rei jamais perderá a majestade
Slash: "Sweet Child" é a coisa mais gay que alguém poderia compor
Guns N' Roses: Filmagem em Full HD do show em Porto Alegre
Aerosmith: Joey Kramer afirma que Axl Rose mantém fãs "reféns"
Slash: "Problema dele", diz sobre retorno de Duff ao GN'R
Slash: vídeo com a participação do músico em show do Aerosmith
Aerosmith e Slash: veja Steven Tyler mandar Welcome To The Jungle
Guns N' Roses: Em Porto Alegre, um dos melhores shows da turnê
Guns N' Roses: veja alguns vídeos do show em Poa
Guns N' Roses: veja Duff mandando "Attitude" e "Raw Power"
Guns N' Roses: setlist, fotos e vídeos do primeiro show com Duff
Guns N' Roses: Axl recria momento memorável de 1992
Slash: A lição aprendida após espalhar que Paul Stanley era gay
Guns N' Roses: setlist, fotos e vídeos do show em Porto Alegre

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Alvaro Augsten

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados.

Caso seja o autor, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Mais informações sobre Alvaro Augsten

Mais matérias de Alvaro Augsten no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas