Darkthrone, Burzum, Mayhem: a estética Black Metal

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Darkthrone, Burzum, Mayhem: a estética Black Metal

Por M. Mortifer | Fonte: YouTube

  | Comentários:

“Until the Light Take Us” é um documentário dirigido por Aaron Aites e Audrey Ewell, que trata da história, ideologia e estética do Black Metal Norueguês. O documentário contém entrevistas exclusivas de alguns dos principais músicos que pertenceram à cena Black Metal Norueguesa, e explora diversos aspectos do polêmico movimento que despertou a atenção do mundo no início dos anos 90.

Há muitos aspectos interessantes no documentário e que propiciam algumas reflexões. Como por exemplo, ver o depoimento de Bård G. "Faust" Eithun do Emperor, a entrevista de Varg Vikernes que inutilmente tenta explicar realmente o que acontecia, quais as suas verdadeiras intenções e como e por que tudo o que houve foi propositalmente distorcido e explorado exaustivamente pela imprensa. Entretanto, sem dúvida alguma, uma das cenas que eu destacaria no documentário é quando Leif Gylve “Fenriz” Nagell é levado a Lars Bohman, uma galeria de arte em Estocolmo, para uma exposição do artista plástico Bjarne Melgaard. É comovente e ao mesmo tempo revoltante ver essa cena. Atentem para a expressão de Fenriz na quarta parte do documentário, aos 08:40 minutos, ao se deparar com as imagens expostas e quando um Fenriz atônito e constrangido diz: “Não é que eu não veja essas imagens todos os dias. Porém essa foto foi tirada porque eu estava lá. É daí de onde eu venho”. Mais comovente ainda é na oitava parte do documentário, aos 03:46 minutos, quando nós, do mesmo modo que Fenriz contemplamos o que restou da lendária “Helvete”. O diretor do documentário pergunta a Fenriz: “O que achou da transformação”? Depois de algum tempo Fenriz responde tristemente: “Isso foi a Helvete”.

O problema não é a transformação das coisas em si, pois nada é estático. O lamentável é saber e ter que aceitar, de modo fatalista, a lógica de um sistema. Essas mesmas pessoas que foram punidas e perseguidas, hoje são produtos de consumo. O Black Metal virou “cultura”. É explorado de todos os modos, inclusive pelo mesmo sistema que um dia o execrou, e hoje ganha dinheiro promovendo o “tour BLACK METAL” como passeio turístico e vende os seus “souvenires”. Na discussão entre dois filósofos, Theodor Adorno e Walter Benjamin, o primeiro estava com a razão, pois, de fato, não há nada que o capitalismo não se aproprie.

O documentário está disponível abaixo, dividido em oito partes, com legendas em espanhol.


Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Esta é uma matéria antiga do Whiplash.Net. Por que destacamos matérias antigas?


  | Comentários:

Todas as matérias sobre "Burzum"
Todas as matérias sobre "Darkthrone"
Todas as matérias sobre "Mayhem"

Forebears: Varg e Maria Cachet cultuam urso pré-histórico
Separados no nascimento: Varg Vikernes e Papai Noel
Burzum: nota sobre vinda de Varg Vikernes ao Brasil é falsa
Burzum: Vikernes está sendo processado por autoridades francesas
Burzum: Varg busca fundos para processar autoridades francesas
Varg Vikernes: comentando a prisão na França - parte final
Varg Vikernes: comentando a prisão na França - parte 4
Varg Vikernes: comentando a prisão na França - parte 3
Varg Vikernes: comentando a prisão na França - parte 2
Varg Vikernes: comentando a prisão na França - parte 1
Burzum: Varg explica prisão em textos de seu blog
Varg Vikernes: mentor do Burzum é liberado da prisão
Burzum: ex-advogado diz que evidências contra Varg são "fracas"
Varg Vikernes: preso na França acusado de terrorismo
Burzum: álbum traz uma nova proposta a banda

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre M. Mortifer

Possui graduação e Mestrado em Filosofia, atualmente cursa Doutorado e ensinanesta área. É eclético com relação à música, ouve de música erudita a Black Metal. Seus gêneros preferidos são os seguintes: Post-Punk, Dark Wave, Gothic Rock, Neo-Folk/Neo-Classical, Doom Metal, Death Metal, Gothic Metal, Folk Metal, Black Metal, Progressive Metal e Alternative Metal.

Mais matérias de M. Mortifer no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas