Van Halen: entrevista com Eddie no Smithsonian

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Van Halen: entrevista com Eddie no Smithsonian

Postado por Nacho Belgrande | Fonte: Lokaos Rock Show

  | Comentários:

Matéria publicada em 26/05/11. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Imagem
Em 1975, Eddie Van Halen percebeu que não existia uma guitarra que tivesse as características que ele precisava para criar seu som próprio. Então ele fez sua própria guitarra.

Ninguém tinha visto – ou ouvido – nada parecido com aquilo antes. Originalmente listrada em preto e branco, o visual foi imediatamente copiado por outros mediante a ascensão inicial do VAN HALEN ao sucesso, o que fez com que Eddie a deixasse sobre a prateleira por um curto período de tempo; ele depois refez a pintura com listras vermelhas, pretas e brancas com tinta de bicicleta, e o resto é, de fato, história.

Os fãs apelidaram a criação customizada de “Frankenstein”, ou “Frankenstrat” «e até mesmo “Frank 1”».

A “Frankenstein” representava a tentativa de Eddie em combinar o som de uma guitarra Gibson clássica com os atributos físicos de uma Fender. A guitarra custou US$ 130 para Eddie fazer; agora vale mais de um milhão de dólares, mas na verdade, o instrumento único não tem preço.

Depois de anos de turnês, “Frank 1” foi aposentada, por uma série de razões, uma vez que Eddie entrou numa era das parcerias com vários fabricantes de guitarra.

Em 2006, a Fender aliou-se a Eddie para criar a “Frankenstein Replica”, ou “Frank 2”, uma réplica criada pelo célebre luthier de guitarras Chip Ellis. A Fender lançou uma edição limitada da “Frank 2” em 2007, que custava US$25 mil cada «nos EUA, sem impostos».

Em fevereiro de 2011, o Museu Nacional Smithsonian de História Americana anunciou que tinha adquirido uma guitarra “Frank 2” do Van Halen através de uma parceria de doações com a Fender. A guitarra será parte da Divisão de Cultura e artes do museu, que preserva uma grande e diversificada coleção de instrumentos.

A revista do Smithsonian falou recentemente com Eddie via email sobre sua decisão de abrir mão de sua amada guitarra.

Smithsonian: Você doou uma Frankenstein 2 para o Smithsonian, mas conte-nos sobre a Frankenstein original.

EVH: A Frankenstein original foi um resultado de meus experimentos com diferentes elementos com guitarras elétricas que eu gostava. O lance foi que algumas guitarras tinham elementos que eu gostava, mas ao mesmo tempo tinham certos elementos que não me diziam nada. Se eu pudesse combinar aqueles elementos em uma única guitarra, então eu teria um instrumento que me habilitaria criar e tocar o que eu ouvia em minha cabeça sem qualquer restrição.

Smithsonian: Você disse que odiava guitarras “compradas em loja, tiradas da parede”, porque elas não fariam o que você queria que elas fizessem. O que você queria de sua guitarra?

EVH: Eu queria a parte eletrônica (captadores do tipo humbucking) da guitarra de um fabricante, enquanto eu preferia o corpo, o braço e a ponta da guitarra de outro fabricante.

Smithsonian: E como você conseguiu isso?

EVH: Eu combinei os 4 elementos na Frankenstein, o que resultou numa guitarra que fazia o que eu queria que ela fizesse, mais do que qualquer coisa que eu já tivesse tocado antes. Além disso, eu criei um instrumento que não foi oferecido como uma guitarra “de loja” por qualquer fabricante na época.

A entrevista na íntegra pode ser lida no site do LoKaos Rock Show (link abaixo).

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias sobre "Van Halen"

Sammy Hagar: outra super banda em shows nos EUA e Canadá
Van Halen: Roth em projeto secreto com a banda
Van Halen: banda está trabalhando em projeto secreto
Van Halen: Bruce Springsteen toca clássico da banda em Dallas
Faixas Instrumentais: VH1 elege as 20 melhores do Hard e Metal
Van Halen: Bruce Springsteen em cover de "Jump" com Tom morello
Van Halen: Bruce Springsteen e Tom Morello fazem cover de "Jump"
Humor: O teste de David Lee Roth para entrar na banda de Slash
Chickenfoot: "Gravar outro disco seria desperdiçar dinheiro"
Van Halen: surgem vídeos raros da década de 1970
Acoustic-4-a-Cure: Hetfield, Billie e Hagar em evento beneficente
Van Halen: lançando nova linha de tênis
Van Halen: falando sobre se juntar ao Kiss em antiga entrevista
Bazófia: Gene insiste que Eddie Van Halen quis entrar pro Kiss
Sammy Hagar: disponível vídeo da música "Personal Jesus"

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Nacho Belgrande

Nacho Belgrande, 33 anos, residente em Marilia - SP, é professor de inglês e francês, apesar de formado em Técnico de Engenharia de Estúdio pelo Recording Workshop de Los Angeles, nos EUA. Suas lembranças musicais mais remotas datam de 1983, com a fervilhante passagem do Kiss pelo Brasil e da alta popularidade do Queen no país. Fã(nático) por Mötley Crüe (de quem tem mais de 100 CDs), segue de perto também o trabalho de Slayer, Krisiun, Guns N´ Roses, Van Halen e Ozzy Osbourne, entre outros.

Mais matérias de Nacho Belgrande no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas