The Beatles: Rock'n'roll e a questão do ritmo

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Luiz Otávio D. Pinheiro, Fonte: Studio41
Enviar correções  |  Comentários  | 

Matéria de 19/06/11. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

No rock´n´roll podemos identificar pelo menos 3 ritmos (ou levadas) distintas. Aquela 4/4 "Tcha-tchum-tchum" presente em "Dizzy miss Lizzi" (gravação dos Beatles) e em "I saw her standing there". Tem também aquela "u-hum-tcha" presente em “One after 909” no show do telhado e em "She´s a woman". Identificamos também a "levada" que pode ser classificada como um mix das duas descritas, uma espécie de rock-blues presente em “Kansas City”, em “Matchbox” e “Miss Claudie”.

Assalto em Niteroi: A inacreditável manchete do Meia-HoraMetallica: a capa do "Death Magnetic" lembra uma vagina?

Esses 3 ritmos, independentemente da melodia, se tocados em uma estrutura tradicional de twelve bars com um mínimo de competência, com walking bass, irão agradar e levantar a platéia em um show.

Músicas que se enquadram nesta categoria se prestam a abrir/fechar um show ou um set, tanto que os Beatles assim utilizaram "Rock´n´roll music" e "I´m dowm". Abrir/fechar uma apresentação com "Yes it is" ou "And I love her", por exemplo, é pouco recomendável...

Na realidade, foram os anos de aprendizado/apresentação em Hamburgo e no Caver Club com um repertório de rock´n´roll que levaram os Beatles a fazer explodir e a consolidar a beatlemania. "Tell me why", "Cant by me love", "I saw her standing there" são composições dos Beatles que se apoiaram na questão do ritmo acima descrita. Sem, contudo, desconsiderar o vocal e as harmonias inovadoras presentes nas suas músicas "clássicas" tipo "She Loves you" e "I want to hold your hand".

A produção do conjunto após "Rubber Soul" só alcançou o resultado que alcançou devido ao sucesso prévio deles. Um LP "conceitual" com músicas indianas de George e com músicas experimentais de Lennon tipo "Tomorrow never knows" seria um fiasco, um fracasso comercial e arrisco que até mesmo seria um fracasso artístico (conceito no meio musical), caso a beatlemania não já tivesse acontecido.

“Ficou mais fácil fazer experiências porque já tinhamos feito sucesso. A chave era essa: fazíamos sucesso e eles falavam “OK , sejam bem-vindos”. Quanto maior o nosso sucesso mais experimentações com novas idéias podíamos fazer. Tínhamos então total liberdade para testar idéias novas” (George Harrison – DVD Anthology)

Aliás, após o término do conjunto tanto John Lennon como Paul lançaram discos (carreira solo) exclusivamente de rock´n´roll, mas George não. "Será por quê?"

Quer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Beatles
A ocasião em que Ringo Starr saiu da banda

Assalto em Niteroi: A inacreditável manchete do Meia-HoraFloyd, Beatles, Dylan: não gostariam de começar a carreira hojePaul McCartney: K7 exclusivo será lançada na Record Store DayBeatles: a história do integrante temporário vai virar filmeBeatles: "Sgt Peppers" ganha edição de 50 anos com faixas extrasTodas as matérias e notícias sobre "Beatles"

Ringo Starr
Baterista ignora fãs em São Paulo

Beatles
Eles queriam filmar Senhor dos Aneis com Kubrick

Helter Skelter
A música que Charles Manson "roubou" dos Beatles

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "Beatles"

Metallica
A capa do "Death Magnetic" lembra uma vagina?

João Gordo
Meteu a mão na cara do Cazuza por ele ser folgado

Iron Maiden
As 10 melhores músicas da atual formação

Ultimate Classic Rock: as 10 melhores músicas sobre guerraSpin: os 40 melhores nomes de bandas de todos os temposDave Mustaine: Kiko é o primeiro que me intimida desde FriedmanInovação: conheça primeira guitarra feita inteiramente de titânioSerguei: "não conheci Axl Rose porque eu estava cansado"Heavy Metal: 10 ótimas novas bandas para atualizar o ouvido

Sobre Luiz Otávio D. Pinheiro

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Link que não funciona para email (ignore)

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online