Metallica: Ruim com eles, pior sem eles

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Metallica: Ruim com eles, pior sem eles


  | Comentários:

Matéria publicada em 22/09/11. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Imagem
Por Mick Wall, traduzido por Nacho Belgrande

Hoje fazem exatos 20 anos que o ‘Black Album’ do METALLICA completou sua permanência de três semanas no primeiro posto das paradas estadunidenses. Para aqueles de nós que acompanhavam a banda por anos antes disso, foi um feito verdadeiramente extraordinário.

De fato, quando eu os encontrei pela primeira vez – alta madrugada em um hotel depois de Donington ’85, quando Lars e eu estávamos ao lado de um Cronos (do VENOM) inconsciente, com a cara enfiada em sua cerveja e nós enfiando nossos paus em sua orelha enquanto tiravam fotos disso, nós rindo como se fôssemos colegiais inglesas – eu já teria considerado o Metallica quatro caras muito sortudos se um dia eles ficassem tão famosos como o Motörhead.

Eu comecei a rever essa opinião quando, alguns meses depois, eles me convidaram para vê-los em estúdio na neve de Copenhagen para ouvir aos bounces da mixagem de ‘Master of Puppets’. Wow, eu pensei, esses cabeçudos fizeram algo especial mesmo aqui. Quer saber, se eles fizerem a coisa certa, eles podem ficar até tão conhecidos como o Iron Maiden um dia.

Quando o disco seguinte deles, ‘… And Justice For All’, alcançou de fato o Top 10 no Reino Unido e nos EUA, eu pensei, e essa agora? Eles conseguiram. Eles vão se agüentar numa boa agora por pelo menos mais cinco anos. Boa sorte pra eles.

Quando no verão seguinte, no trecho estadunidense do Monsters of Rock, os empresários do Metallica me disseram que o objetivo era que o Metallica fizesse seus próprios shows em estádios no prazo de cinco anos, eu literalmente explodi em gargalhadas. Era bom ter objetivos, mas isso era simplesmente uma loucura.

Três anos depois disso, contudo, o Metallica estava pulverizando estádios por todo os EUA. Jesus, eu pensei, aonde é que isso vai acabar? Isso tudo já tinha ido tão além de minhas previsões que eu não conseguia mais adivinhar.

Tendo dito isso, se algum oráculo tivesse me dito 20 anos atrás que eles estariam prestes a lançar um disco de 90 minutos com Lou Reed… digo, peraí, o que você tá fumando, cara? Adoro o doido do Lou, adoro o Metallica louco. Mas estamos falando de água e óleo aqui. Coloque os dois juntos e só o que você vai conseguir é uma merda intragável que ainda por cima vai fuder seu motor.

E ainda assim, cá estamos. E enquanto isso é o que a maioria das pessoas que eu conheço que de fato ouviram o disco acha, pra mim pode bem ser o disco do ano. Eu ainda não posso dizer nada mais específico sobre isso. Mas eu vou dizer isso, se metade dos filhos da puta de bandas que têm metas medíocres e não merecem mais expectativas nossas só tentasse, algo que fosse um décimo tão ousado e arriscado, o rock seria a forma de música mais vibrante no mundo.

Caro, não vai acontecer, o que por um lado é uma pena. Uma grande pena, mas hey, o que nós de fato esperamos de pessoas que mal conseguem emendar uma palavra na outra na maior parte do tempo? Por outro lado, isso só prova mais uma vez que banda inacreditável, extraordinária é o Metallica. E quanta sorte temos por tê-los, não importa o que os ‘troos’ vão dizer sobre eles quando eles finalmente ouvirem o que eles andaram fazendo com o esquisito do tio Lou.

Eles vão ficar putos. Eu pelo menos espero que sim.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias sobre "Metallica"

Metallica: confira "One" e "Orion" na Argentina
Faixas Instrumentais: VH1 elege as 20 melhores do Hard e Metal
Homenagens: Canções inspiradas em músicos falecidos
Falsificação: polícia inglesa apreende camisetas falsas
Dio: Tributo faz jus à sua importância para a música pesada
Dedo x Palheta: Jason Newsted joga gasolina na fogueira do debate
Metallica: Vídeo oficial de "One" e "Orion" em Buenos Aires
Metallica: as mil expressões faciais de Lars Ulrich
Metallica: "Sempre seremos criativos", diz Kirk
Metallica: monstro de Jump In The Fire em edição limitada
Guitar World: 11 Álbuns Essenciais do Thrash Metal
Metallica: saiba quanto a banda faturou na América do Sul
Metallica: Confira "The Unforgiven" e "And Justice" na Argentina
Kiss: Paul Stanley continua questionando o Rock Hall Of Fame
Morbid Angel e Metallica: bandas em novo quadro do Arte Extrema

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Nacho Belgrande

Nacho Belgrande, 33 anos, residente em Marilia - SP, é professor de inglês e francês, apesar de formado em Técnico de Engenharia de Estúdio pelo Recording Workshop de Los Angeles, nos EUA. Suas lembranças musicais mais remotas datam de 1983, com a fervilhante passagem do Kiss pelo Brasil e da alta popularidade do Queen no país. Fã(nático) por Mötley Crüe (de quem tem mais de 100 CDs), segue de perto também o trabalho de Slayer, Krisiun, Guns N´ Roses, Van Halen e Ozzy Osbourne, entre outros.

Mais matérias de Nacho Belgrande no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas