Não Se Engane: ‘Likes' no Facebook de uma banda são ilusão

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Não Se Engane: ‘Likes' no Facebook de uma banda são ilusão


  | Comentários:

Imagem
Por Paul Resnikoff, traduzido por Nacho Belgrande.

Semana passada, um estudo revelador veio à tona. Ele detectou que o Facebook Music estava falhando no que diz respeito a aumentar o número de ‘Likes’ ("Curtir" no Brasil) para páginas de artistas, apesar de um estardalhaço inicial e muitos parceiros integrados ao serviço. Os ganhos para os artistas – e para suas gravadoras e empresários – poderia ser, no fim das contas, ignóbil.

Mas isso levou a outra pergunta: por que é que nos importamos tanto com ‘Likes’ no Facebook, afinal? Eles realmente significam tanto para os artistas no fim das contas? Eis uma discussão, estabelecida no fluxo de comentários de C. Brett Campbell, quanto a porque os ‘Likes’ precisam ser depriorizados em nossa visão de mercado. Campbell, também conhecido como ‘Jedi Brett’, é um dos autores por de trás do site focado em música independente Middle Tennessee Music.

“Se estamos usando ‘likes’ para medir os fãs (ou pior, a nosso valor), estamos trabalhando sob uma falsa premissa.

Os ‘Likes’ são geralmente dados de passagem, eles não dão indicação alguma de que você verá a pessoa de novo.

O termo ‘Fã’ é um diminutivo para ‘fanático’ – um fanático é alguém que irá a todos seus shows, comprará suas camisetas e todos seus discos. Eles vão cobrir as paredes dos quartos deles com suas fotos, e farão cópias de seus CDs para que seus amigos escutem sua música.

Há o caso no qual um artista ou empresa cria uma nova página e faz um grande barulho com aqueles que já são fãs que se deparam com a página e dão ‘like’. Mas quantos desses visitarão a página de novo?

O objetivo de compartilhamento sem atrito através do contador do site é NÃO atrair atenção para o músico, mas para o (serviço) SPOTIFY, ou qualquer outro serviço linkado através da página.

A longo prazo, como artista, eu prefiro ‘Fans’ a ‘Likes’. É nossa tarefa, como artistas, produzir o melhor material que pudermos. Somente aí é que encontraremos fãs de verdade. O Facebook e todos esses outros sites podem ajudar, e eles podem nos massagear o ego, afinal todos nós tendemos a ter um pouco de narcisismo enraizado, mas a verdadeira medida está no material compartilhado, comentários interativos e como a General Electric ou a Ford dirão a você, VENDAS.”

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Esta é uma matéria antiga do Whiplash.Net. Por que destacamos matérias antigas?


  | Comentários:

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Nacho Belgrande

Nacho Belgrande, 33 anos, residente em Marilia - SP, é professor de inglês e francês, apesar de formado em Técnico de Engenharia de Estúdio pelo Recording Workshop de Los Angeles, nos EUA. Suas lembranças musicais mais remotas datam de 1983, com a fervilhante passagem do Kiss pelo Brasil e da alta popularidade do Queen no país. Fã(nático) por Mötley Crüe (de quem tem mais de 100 CDs), segue de perto também o trabalho de Slayer, Krisiun, Guns N´ Roses, Van Halen e Ozzy Osbourne, entre outros.

Mais matérias de Nacho Belgrande no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas