Matérias Mais Lidas


Da Morte ao Mito: tecnologia soma ou subtrai a qualidade?

Por Daniel Duque e Colaborador Da Morte ao Mito
Fonte: Da Morte ao Mito
Postado em 26 de março de 2012

Há muito tem se discutido sobre a questão dos prós e contras das novas tecnologias digitais para a gravação de músicas. Afinal, nesse nosso museu de grandes novidades, há o eterno confronto entre o velho e o novo, o clássico e o revolucionário e não haveria de ser diferente com a música. A questão: os novos recursos digitais vieram para somar ou subtrair ao mundo da música?

O debate, que inclusive já vinha a apresentar sinais de desgaste, ganhou novo fôlego com uma nova postura tomada por Dave Grohl, fundador dos Foo Fighters, que era conhecido por suas ideias liberais sobre a música. O também ex-baterista do Nirvana gravou o último álbum de sua atual banda, batizado de 'Wasting Light', em sua garagem, tudo em gravadores analógicos. Tendo ganhado quatro Grammys pelo disco, Dave, durante a premiação, proferiu o seguinte discurso:

"Para mim, esse prêmio significa muito, porque mostra que o elemento humano da música é o que realmente importa. Cantar em um microfone, aprender a tocar seu instrumento... são essas as coisas mais importantes que as pessoas podem fazer. Não é uma questão de ser perfeito, não é uma questão de soar absolutamente correto, não é sobre o que rola em um computador. É sobre o que acontece aqui dentro (o coração) e aqui dentro (a cabeça)."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

Apesar de ter tentado se explicar após toda a polêmica que tinha causado, o vocalista do Foo Fighters mostrou claramente sua postura anti-digital. Até mesmo antes de gravar o disco, ele já havia dito: "quando eu escuto música hoje em dia e eu ouço Pro Tools (programa de computador usado para gravações) e baterias que soam como uma máquina – isso meio que tira a vida da música".

Apesar dos protestos de muitos, Dave Grohl não está sozinho em sua análise. John Frusciante, ex-guitarrista do Red Hot Chili Peppers, é averso a sons produzidos em computador e possui um poderoso equipamento analógico em seu home studio, incluindo sintetizadores, gravadores de 24 canais e mais uma infinidade de microfones. Afirma ele que "o que determina a impossibilidade dos CDs gravados hoje em dia de serem tão bons como, por exemplo, o Led Zeppelin II, é o fato de que hoje os instrumentos estão plugados diretamente no computador, sem captar a vibração do ar".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

Pode-se ver, de fato, muitos artistas abusando dos recursos digitais e retirando suas características essenciais de seus próprios sons. Além disso, em uma gravação digital há a conversão para um certo número de bits, que, quanto menos utilizados, menor será a qualidade do som. É preciso ter cuidado na hora de utilizar tais recursos. Mas o que artistas do peso como Dave Grohl e John Frusciante talvez não levem em conta seria a grande democratização que a gravação digital proporcionou ao meio musical.

Temos, em primeiro lugar, a grande simplicidade e eficiência de programas como, por exemplo, o Pro Tools, que permite ao músico utilizar técnicas de gravação que antigamente apenas engenheiros musicais muito bem pagos poderiam fazer. Além disso, há a diferença abissal de preços entre gravadores digitais e analógicos. Isso permitiu que muitos músicos amadores e profissionais pudessem gravar suas músicas em casa e, aliados à internet, pudessem divulgá-las. Afinal, bandas hoje importantes na história da música, como os Artic Monkeys, começaram assim.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

Todas essas novas possibilidades geraram uma revolução musical nos anos 2000, que assistiram ao declínio das grandes gravadoras e à massiva proliferação de músicos independentes. Grandes ídolos da música, como Gilberto Gil, já perceberam essa mudança positiva e hoje são entusiastas das novas mídias digitais (o ex-ministro da cultura inclusive já comparou esse fenômeno com a Revolução Francesa). O que se pode afirmar então é que os novos recursos, tanto de gravação como de reprodução, apesar de suas armadilhas, superaram muitas barreiras e hoje triunfam como os grandes popularizadores da música atual.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Siga e receba novidades do Whiplash.Net:

Novidades por WhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps




publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | Alex Juarez Muller | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luan Lima | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIAR NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS