A Chave do Sol: disponibilizadas mais 4 inéditas de 1986

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

A Chave do Sol: disponibilizadas mais 4 inéditas de 1986


  | Comentários:

Matéria publicada em 14/08/12. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Após revelar duas músicas inéditas gravadas em abril de 1986 (a saber, "O Cometa" e "Sun City") o site destinado a sediar o material de acervo da banda A CHAVE DO SOL acaba de disponibilizar os outros quatro sons que completam aquela demo-tape. As seis composições inéditas da demo não ficam atrás das músicas oficiais do grupo; possuindo todos os elementos caracterísiticos e clássicos para agradar os fãs do Hard Rock praticado pela A CHAVE DO SOL. Sua única deficiência em relação aos discos oficiais está na qualidade da gravação estar um pouco inferior a dos lp's. As músicas, que constituem o primeiro registro com Beto Cruz nos vocais, criam uma inegavél "ponte" da transição do disco gravado com o Fran (1985) para o The Key (1987).

A CHAVE DO SOL na época da gravação da demo-tape

Para acompanhar as músicas, o Portal Orra Meu (http://orrameu.com/) trabalhou desde o começo desse ano na edição de vídeos com fotos de acervo e páginas de portifólio sobre a banda. O blog: A CHAVE DO SOL, incluiu notas do baixista Luiz Domingues sobre cada música, que reproduzimos logo abaixo dos vídeos à seguir:

01 . Saudade (Rubens Gióia / Roberto Cruz) - 04'51"

"Saudade foi uma aposta que fizemos na simplificação do nosso som, outrora rebuscado com arranjos de Jazz-Rock. Trata-se de um Hard-Rock com jeito oitentista e letra "romântica". Gosto do Riff criado pelo Rubens e o refrão era bubblegum para tocar nas rádios, propositalmente. Mesmo assim, a resolução harmônica do solo é interessante, fugindo um pouco do padrão pop vigente naquela época (1986)".

02 . Sun City (Rubens Gióia / Roberto Cruz) - 04'45"

"Nessa versão, a quantidade de vezes que se repete o refrão, ficou o dobro do tamanho da versão oficial gravada para o LP The Key e o solo do guitarrista Rubens Gióia, tem também algumas diferenças em relação à versão oficial".

03 . Forças do Bem (Rubens Gióia / Roberto Cruz) - 4'03"

"Apesar do Riff central ser bem Hard-Rock, o andamento acelerado dá um certo ar de Heavy-Metal à música.'Forças do Bem' foi apresentada poucas vezes ao vivo e somente entre 1986 e 1987".

04 . O que será de todas as crianças? (Rubens Gióia / Roberto Cruz) - 4'25"

"Essa música fazia bastante sucesso nos shows, com as pessoas cantando o refrão junto à banda. A letra que o Beto escreveu era oportuna no contexto de 1986 e faz sentido hoje em dia (2012), também, pois se não existe mais a guerra fria entre USA e URSS, temos desequilíbrios sociais preocupantes da mesma forma. Por se tratar de uma Demo feita em parcos 8 canais, acho que o resultado é até bacana, Claro, a voz está muito alta, mas paciência...".

05 . Solange (Roberto Cruz / Dé Vasconcelos) - 4'14"

"Solange era uma música que o Beto tinha composto para a sua ex-banda, ZENITH. Por isso tem a parceria do guitarrista daquela banda. Trata-se de uma balada romântica, onde o Beto fez os solos, usando uma Gibson Les Paul e o Rubens a base, com uma Fender Stratocaster. Era outra aposta no caminho do pop radiofônico, deixando de lado os arranjos complexos que fazíamos normalmente nas nossas músicas anteriores, influenciados pelo Jazz-Rock e Prog setentistas".

06 . O Cometa - 05'07"

"Mais uma música extraída da Demo-Tape que gravamos em abril de 1986. "O Cometa" permaneceu inédita desde então, pois nunca foi gravada oficialmente em discos da Chave do Sol. Mais um belo resgate proporcionado pelo Site Orra Meu"!

O baixista Luis Domiguez em 1986

A CHAVE DO SOL em 1986:

Rubens Gióia - Guitarra e vocal
José Luis Dinola - Bateria e vocal
Roberto Cruz - Vocal e guitarra
Luiz Domingues - Baixo e vocal

Lembramos que A CHAVE DO SOL tocou a música "Saudade" como faixa de abertura de seu show de reestréia, realizado em 14 de Julho desse ano. Em 2012, além do guitarrista da formação original Rubens Gióia, A CHAVE DO SOL conta com Ackua (ex- KNOCK OUT) nos vocais, Fernando Costa (ex-guitarrista do INOX) no baixo e Pedro "The Krusher" Maprelian na bateria.

Sites relacionados:

http://achavedosol.blogspot.com/
http://pt-br.facebook.com/pages/A-Chave-do-Sol/2013319665618...
http://www.orkut.com/Main#Community?cmm=1279098&hl=pt-BR...

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias sobre "A Chave do Sol"
Todas as matérias sobre "Zenith"

A Chave do Sol: "emprestando" vocal do Made in Brazil em 1982
A Chave do Sol: "nome dubio, enorme e piegas, mas que pegou"
A Chave do Sol: liberadas duas músicas inéditas de 1985.
A Chave do Sol: liberando a última demo de 1986
A Chave do Sol: "Fran era infinitamente melhor cantor", diz poeta
Ano Luz e A Chave Do Sol: homenagem a falecido vocalista
A Chave do Sol: com uma mulher no vocal nos anos 80?
A Chave do Sol: "o cão São Bernardo que curtia Blues"
Músicas separadas no nascimento: A Chave do Sol e Zenith.
Kiko Loureiro: inéditas com A Chave do Sol?
Ano Luz: E.P. inédito de 1984 disponibilizado gratuitamente
A Chave do Sol: disponibilizadas mais 4 inéditas de 1986
A Chave do Sol: ex-vocal explica a música "Winds Of Change"
A Chave do Sol: como foi o show comemorativo dos 30 anos
Ano Luz: última música de 1984 está disponível

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Willba Dissidente

Willba Dissidente é fã das bandas de hard rock dos anos 70 e 80 e de metal oitentista dos mais variados países. Quem quiser saber mais deve acessar seu canal no youtube. Obrigado! Stay Hard (True As Steel)!

Mais matérias de Willba Dissidente no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas