Fitas magnéticas: acredite ou não, elas são o futuro

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Fitas magnéticas: acredite ou não, elas são o futuro

Postado por Nacho Belgrande | Fonte: Playa Del Nacho

  | Comentários:

Matéria publicada em 24/10/12. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

As fitas magnéticas estão prestes a voltar com tudo. Desde as atualizações postadas por 1 bilhão de usuários do Facebook até as imagens médicas compartilhadas por organizações de planos de saúde ao redor do mundo e a ascensão do streaming de vídeo em alta definição, tudo isso cria a necessidade de algo para se armazenar enormes quantidades de dados. E enquanto os discos rígidos geralmente tem feito tal função em operações de armazenamento extremo, uma nova onda de drives de fita ultra-densas que absorvem informação em densidades muito mais altas, enquanto usam menos energia, tecnologia essa que deve substituir os drives.

Pesquisadores da Fuji Film no Japão e da IBM em Zurique, Suíça, já construíram protótipos que podem armazenar 35 terabites de informação – ou 35 milhões de livros de informação – em um cartucho que mede apenas 10 centímetros por 10 centímetros por 2 cm. Isso se obtém usando fita magnética cobertas de partículas de ferrito de bário.

Mas a real novidade dessa tecnologia deve ser o Square Kilometer Array [SKA], o maior telescópio a rádio do mundo, cujas milhares de antenas serão instaladas ao longo do hemisfério Sul. Quando estiver funcionando, em 2024, o SKA deve bombear 1 petabyte [1 milhão de gigabytes] de dados comprimidos por dia. Para se ter uma idéia de quanta informação é isso, se os arquivos de dados do SKA fossem construídos usando os discos de alta capacidade de 3 terabytes de hoje em dia, o telescópio preencheria 330 drives por dia, ou imagináveis 120 mil drives por ano.

Tal experimento deve durar décadas, de acordo com Evangelos Elefhteriou da IBM, parte da equipe trabalhando para construir fitas para o SKA. Quando o telescópio ficar online, ele e seus colegas esperam poder armazenar 100 terabytes em um cartucho de tamanho similar ao protótipo deles, encolhendo a largura das fitas de gravação e usando sistemas mais apurados para posicionar os cabeçotes de leitura usados para acessá-las.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias sobre "Indústria Musical"

Bandas Novas: não sejam BURRAS de pagar para tocar
Lojas de Discos: mais importantes e relevantes do que nunca
Depoimento: colecionador explica por que pagou R$ 83 mil em disco
Música: como as crianças de hoje reagem aos walkmans
Bandas Novas: como vocês NÃO devem tratar o técnico de som
Earache Records: processo contra filial da Century Media
Bandas Novas: 10 coisas que vocês jamais devem dizer no palco
Coleções: preservar suas gravações é uma corrida contra o tempo
Indústria: Sony lançará seu 1º - e caro - Walkman com Android
Indústria: por que é que alguém ainda pagaria por uma música?
Vinil: aparelho permite que você converta arquivos e CDs em LPs
Primeiro Mundo: músicos terão estacionamento prioritário nos EUA
Indústria: 17 coisas que bandas novas simplesmente não entendem
Estúdios: outros 10 que você deve conhecer antes de morrer
Estúdios: Os 10 que você deve conhecer antes de morrer

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Nacho Belgrande

Nacho Belgrande, 33 anos, residente em Marilia - SP, é professor de inglês e francês, apesar de formado em Técnico de Engenharia de Estúdio pelo Recording Workshop de Los Angeles, nos EUA. Suas lembranças musicais mais remotas datam de 1983, com a fervilhante passagem do Kiss pelo Brasil e da alta popularidade do Queen no país. Fã(nático) por Mötley Crüe (de quem tem mais de 100 CDs), segue de perto também o trabalho de Slayer, Krisiun, Guns N´ Roses, Van Halen e Ozzy Osbourne, entre outros.

Mais matérias de Nacho Belgrande no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas