Minuto HM na Califórnia: Whisky A Go Go, The Roxy Theatre e mais

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Minuto HM na Califórnia: Whisky A Go Go, The Roxy Theatre e mais

Press-Release postado por Eduardo Bianchi Rolim | Fonte: Minuto HM

  | Comentários:

Matéria publicada em 08/12/12. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Na mesma noite que pude visitar o Rainbow Bar & Grill (http://minutohm.com/2012/11/09/minuto-hm-na-california-rainbow-bar-grill/), era óbvio curtir também, ainda que não tendo acesso aos lugares como no caso do Rainbow, seus vizinhos The Roxy Theatre, Whisky A Go Go e a famosa Sound Check Hollywood, entre outras coisas no coração da Sunset Boulevard.

Vou começar pela casa de shows mais famosa da rua e um dos locais mais “sagrados” de shows da Califórnia, dos EUA e mesmo do mundo: Whisky A Go Go (no caminho, ainda foi possível conferir o pub irlandês Rock & Reilly’s, no número 8911).

Localizada no número 8901 da Strip, a casa traz em seu nome a curiosidade de ter o mesmo nome da primeira discoteca criada no mundo, Le Whisky à Go-Go, de Paris, no ano de 1947. Esta discoteca francesa era frequentada por marinheiros americanos que, ao voltarem para casa, trouxeram a ideia e conseguiram popularizar o conceito a partir de 1950.

A primeira casa americana com o nome Whisky A Go Go nasceu em Chicago em 1958 e foi considerada a primeira discoteca americana. Depois, em 1966, uma filial foi aberta em Georgetown, Washington D.C..

Porém, a filial da casa que trarei em fotos abaixo é a mais famosa de todas, até pela sua privilegiada localização. Foi fundada em 1964 por Elmer Valentine, Mario Maglieri.Phil Tanzini, Shelly Davis e pelo procurador Theodore Flier. E aqui começa a relação com o The Roxy Theatre e com o Rainbow: em 1973, Valentine, Adler e outros fundaram o The Roxy Theatre, que fica exatamente ao lado do Rainbow (número 9009). Já o Rainbow foi fundado um pouco antes, em 1972, por Valentine, Lou Adler, Mario Maglieri e outros, como já vimos aqui (http://minutohm.com/2012/11/09/minuto-hm-na-california-rainbow-bar-grill/)

Lou Adler incorporou o Whisky no final dos anos 1970 e Valentine vendeu sua parte da casa no anos 1990, mas manteve sua participação no Roxy e Rainbow até falecer no final do 2008.

E o Whisky, mesmo tendo esta “classificação” de discoteca, foi, é e pelo que vejo, continuará sendo um clube que recebe grandes nomes da história do rock e do metal, que é o foco por aqui. A casa nasceu em um período onde a New Wave, o punk e o heavy metal disputavam espaço nos ouvidos das pessoas.

Em termos de nomes que já apresentaram na simpática localização estão, por exemplo, The Runaways, Quiet Riot, Renegade, X, Mötley Crüe, Van Halen (acompanhado pelo nascimento dos Ramones – vide mais informações do Van Halen em http://minutohm.com/2011/03/06/discografia-van-halen-captulo-1/), The Misfits, Suzi Quatro, Patti Smith, Elvis Costello, The Police, Linkin Park, The Byrds, Alice Cooper, Buffalo Springfield, The Doors, Jimi Hendrix, Neil Diamond, The Kinks, The Who, Cream, Led Zeppelin, System Of A Down, Oasis, MetallicA, entre muitos outros.

Falando em MetallicA, há um registro importante que deve ser feito: foi nesta casa que a banda (Lars e James) recrutou Cliff Burton após vê-lo tocar por lá em 1982 com sua banda da época, Trauma. A dupla do MetallicA havia recebido uma dica de Brian Slagel, da famosa Metal Blade Records, para conferir o genial baixista que, após hesitar um pouco por conta da proposta de se mudar para Los Angeles (o que não se confirmou, com a banda indo para San Francisco), acabou, para a sorte do heavy metal, aceitando o convite. Foi lá também que, após escutar Cliff, Hetfield definiu sua performance como ”this amazing shredding” e depois aquilo acabou virando “(Anesthesia) Pulling Teeth”. Mais do assunto desta época, e um pouco antes até, pode ser visto aqui.

Mais recentemente na história da casa, tivemos o anúncio deste que será provavelmente o último retorno do Black Sabbath, ainda que depois Bill Ward tenha sido, digamos, “cortado” da banda.

Falando agora um pouco do Roxy, é outra casa famosa em West Hollywood e contou, em sua primeira semana operando, com Neil Young tocando. Em apenas 3 meses, a casa já recebia grandes artistas, como o Genesis com sua formação original com Peter Gabriel.

O local era frequentemente elogiado pelos artistas pela boa qualidade acústica proporcionada. Um de seus bares, chamado “On The Rox”, recebeu frequentemente John Lennon, Harry Nilsson, Alice Cooper e Keith Moon entre 1973 e 1974. Mais nomes que tocaram ou mesmo chegaram a gravar lá são Frank Zappa & The Mothers of Invention, Bob Marley, Ramones, Red Hot Chili Peppers (estreia do baterista Chad Smith em 1989), Linkin Park, NOFX, KoRn, entre outros.

Andando poucos metros, há ainda a “The Viper Room“, outra discoteca, esta localizada no número 8852. A Viper foi inaugurada em 1993 e um de seus donos até 2004 era Johnny Depp. A casa recebe bandas de diversos estilos, entre eles o heavy metal, e muitos artistas famosos, como a eterna Rachel do Friends (Jennifer Aniston), Angelina Jolie e outros. O vocalista do Counting Crows, por exemplo, foi bartender por lá entre 1994 e 1995.

As andanças (literalmente tudo feito a pé) também contemplaram uma chegadinha em algumas lojas diversas da região, onde pude comprar o item “Master Of Puppets” da galeria de fotos abaixo e, por fim, mas não menos importante, na famosa loja “Sound Check Hollywood“, localizada no número 8872.

Esta loja é “a loja” que todos – inclusive muitos dos músicos citados – acabam frequentando para aquisição de discos. Ela é famosa ainda por receber estes músicos para sessões de autógrafos em dias de lançamentos e costuma ficar lotada, claro, em dias de shows no seu vizinho da frente, o Whisky – ela abre suas portas todos os dias, inclusive domingos. A Sound Check também ajuda a organizar eventos de bandas de metal pela região.

Tive a oportunidade de conversar por um bom tempo com os atendentes da loja, que citaram diversos “clientes” famosos – entre eles, o mais comentado foi o Slash que, segundo eles, está sempre por lá tomando uma cerveja. Comentei do blog e eles ficaram tão interessados que abriram o Minuto HM no lindo iMac novinho e tentaram ler comigo algumas coisas, brincando de tentar adivinhar as palavras em Português. Mostrei o recurso de tradução e, apesar de ter ajudado, as vezes as traduções continuam rendendo boas risadas mesmo…

A loja conta com um bom acervo de CDs, DVDs, vinis, camisetas e afins, além de oferecer importações e reservas, em um ambiente de muito bom gosto para os amantes do metal, decorado com itens que inclusive estão à venda nas paredes. É ponto obrigatório para todos que estiveram pela Strip e ainda é possível brincar, de graça, na máquina de pinball do Guns N’ Roses, hehehe. Na loja, comprei uma carteira do Iron Maiden com o Eddie do Somewhere In Time (preciso começar a usá-la em shows, inclusive) e uma camiseta do álbum Master Of Puppets.

Continuei passeando pela rua, que realmente, pelo menos nestes quarteirões, respira mesmo música e, em especial, rock, hard e o heavy metal. E, voltando para finalmente entrar no Rainbow, ainda tive a oportunidade de ver carros como Bentleys, Ferraris, Lamborguinis e outros “petardos”, mas foi um Mustang old school que me chamou mais a atenção. Ele estava parado em frente a um restaurante. Fui tirar uma foto da máquina e um senhor se aproximou e disse: “hey you, this is my car, do you know that?”…

Pensei que uma confusão a toa se iniciaria mas, para minha surpresa, ele disse: “my name’s [não me recordo mais], do you wanna get in to take better pictures?”. Estranhei um pouco, mas ele insistiu para que eu entrasse no carro. Me deu a chave (!) e o Savio, que estava por ali também curtindo o carro, entrou comigo no “possante”. Depois conversei com o senhor, um francês que morava há anos na Califórnia e que gostava de carros clássicos, e acabou nos dando uma pequena aula sobre sua raridade. Coisas que não acontecem mesmo todos os dias…

Logo depois chegamos ao Rainbow para continuarmos esta agradável noite californiana…

http://minutohm.com/2012/12/03/minuto-hm-na-california-whisk...

Para ver uma galeria de fotos dos lugares citados ao longo do texto, e muitos links relacionados aos assuntos, acesse a matéria original no Minuto HM:

http://minutohm.com/2012/12/03/minuto-hm-na-california-whisk...

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Eduardo Bianchi Rolim

Paulistano, nascido em 1982, bacharel em Sistemas de Informação pelo Mackenzie e pós-graduado em Administração de Empresas (CEAG) pela FGV. Tem como paixão as bandas Iron Maiden e MetallicA, mas é fã de rock e metal internacional em geral. Alguns hobbies são: acompanhar o time do coração, Corinthians; doente por Back To The Future e Indiana Jones; viajar; Playstation; jogar o eterno Duke Nukem 3D. Carros em geral e F1 em especial. Tudo que pode ser relacionado à tecnologia (software e hardware). Ama os velhos receivers valvulados e aquelas maravilhosas caixas pesadas e potentes. Fã do Whiplash desde os primórdios. Criador e administrador do Minuto HM (www.minutohm.com), o blog da família do Heavy Metal (Twitter: @minutohm).

Mais matérias de Eduardo Bianchi Rolim no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas