Beatles: chega ao Brasil livro que revela o fim raivoso da banda

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Beatles: chega ao Brasil livro que revela o fim raivoso da banda

Postado por Crysthian Gonçalves | Fonte: Guitar Talks

  | Comentários:

Matéria publicada em 09/01/13. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

Imagem
A banda de maior sucesso no mundo se separou há mais de quatro décadas, mas só agora chega aos leitores um registro que busca entender o que provocou o fim dos Beatles.

A separação do quarteto de Liverpool é retratada em “A Batalha pela Alma dos Beatles”, de autoria do jornalista inglês Peter Doggett, que acaba de ser lançado no Brasil pela editora Nossa Cultura.

O escritor vem coletando material sobre os Beatles desde 1970, quando era apenas um fã da banda. Em entrevista, Doggett diz que quando chegou a hora de escrever o livro, já havia entrevistado muitas pessoas num período de 20 anos.

A obra apresenta aos leitores os pequenos desentendimentos que se tornaram problemas insustentáveis para a banda. Entre as histórias, Doggett conta com detalhes o que aconteceu com a Apple, a sonhada e malsucedida gravadora dos Beatles. As difíceis batalhas judiciais pós-separação também ganham destaque no livro.

Entre as entrevistas mais reveladoras, o autor destaca as de Yoko Ono e de Louise, irmã de George Harrison, que relatou como o guitarrista recebeu a notícia da morte de John Lennon.

As brigas com teor raivoso surpreendem. Discussões agudas pioram após John Lennon começar a levar a mulher Yoko Ono para o estúdio. Segundo o livro, Harrison não suportava Yoko e chegou a deixar o grupo após trocar socos com Lennon, que sugeriu aos companheiros substitui-lo por Eric Clapton.

Em outra passagem, quando John Lennon propôs incluir o pianista Billy Preston na banda, Paul McCartney retrucou: “Já está ruim o suficiente com os quatro; cinco provocariam uma calamidade”.

Insinuações, brigas, socos contrastavam com o lado pacificador de Ringo Star, o baterista - eterno conciliador do grupo - era o que menos se exaltava com os companheiros.

Doggett ressaltou que a entrevista com Derek Taylor (1932-1997), o assessor de imprensa dos Beatles foi a mais reveladora: “Taylor foi incrivelmente honesto sobre as qualidades e fraquezas dos Beatles como seres humanos e sobre os problemas que tiveram com a Apple”.

“A Batalha pela Alma dos Beatles”
Autor: Peter Doggett
Tradução: Ivan Justen Santana
512 págs.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias sobre "Beatles"

De Morrisey aos Beatles: canções sobre obsessivos e compulsivos
John Lennon: dentista canadense ainda sonha com clone do músico
Discos: Capas vistas no Google Street View
Parcerias Brilhantes: duplas que marcaram história
Paul Mccartney: em clássico da NBA se divertindo com a Kiss Cam
Mais capas de álbuns: a história do rock no Google Street View
Beatles: há exatos 50 anos, banda estabelecia recorde inquebrável
Rock e metal: o outro lado das capas de discos
Stevie Riks: um "ressuscitador" de Rockstars
Cobain, Lennon e Elvis: para cervejaria todos eles estão vivos
Bem vivos: Elvis, Cobain, Lennon e outros em comercial de cerveja
Separados no nascimento: Ringo Starr e Pit Bicha
Paul McCartney: trilha sonora para filme de animação
Beatles: piano usado pra compor "Yesterday" irá a leilão
George Harrison: veja o manuscrito original de Here Comes The Sun

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Crysthian Gonçalves

Crysthian Gonçalves, 19 anos, estudante de Jornalismo na FMU, vocalista e guitarrista da banda de rock alternativo Vontrap, fã de boa música como os ídolos Rolling Stones, Queen e Red Hot Chili Peppers, é administrador e entrevistador do site entrevistas Guitar Talks onde apresenta conversas com grandes bandas da cena musical.

Mais matérias de Crysthian Gonçalves no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas