MINC: Rita Lee, Gessinger, Detonautas podem receber 10 milhões

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

MINC: Rita Lee, Gessinger, Detonautas podem receber 10 milhões


  | Comentários:

Matéria publicada em 22/02/13. Quer matérias recentes sobre Rock e Heavy Metal?

A reportagem que você vai ler abaixo não é só sobre a CLAUDIA LEITTE, embora ela seja o foco central (não por vontade minha). O tema é muito importante pra todos os envolvidos com música.

Depois da controvérsia criada ao redor da notícia do blog de poesias da cantora MARIA BETHANIA há algum tempo atrás, saiu a nova lista de músicos contemplados com a Lei Rouanet, que lhes permitirá buscar recursos junto a empresários para realizar seus projetos. A soma dos valores dedicados a projetos musicais (há projetos aprovados em várias outras áreas) alcança os 120 milhões de reais, mas o projeto mais controverso é, sem dúvida, o da cantora Baiana CLAUDIA LEITTE, R$ 5.883.100,00.

Embora existam projetos cujo valor supere e muito o valor que a cantora pode receber, segundo o G1, este é o maior valor que pode ser recebido por um nome individual em 2013. Questionada pelo G1, a assessoria de imprensa da cantora disse: "A nossa intenção é levar os shows para cidades que não têm condições de bancar grandes eventos alicerçados apenas na cobrança de ingressos. Para praças onde seria inviável pensar num show do porte de Claudia Leitte, com todos os custos inerentes a um evento dessa dimensão. É importante registrar que temos, por ora, só a sinalização de que o projeto foi aprovado".

A turnê estaria prevista para maio, junho e julho de 2013 em Rio Branco, Macapá, Belém, Manaus, Porto Velho, Boa Vista, Teresina, João Pessoa, São Luís, Fortaleza, Goiânia e Brasília. Ainda de acordo com a assessoria da cantora ao G1, a Lei Rouanet permite que ela consiga cantar em regiões nas quais geralmente ela não se apresenta.

No entanto, pelo menos em Fortaleza, a presença da cantora, não é novidade, já tendo ela se apresentado na cidade diversas vezes em shows solo e na micareta chamada Fortal. Além disso, a boate Mucuripe (uma boate local de alto padrão - inclusive em termos de segurança, como atestado pelas vistorias realizadas pós-Kiss) já anunciou um show da cantora para Abril.

http://www.opovo.com.br/app/divirta-se/2013/02/07/noticiasdi...

Resta saber se para este show, ingressos serão cobrados ou se haverá algum subsídio por parte dos patrocinadores.

Outra contradição do MINC foi aprovar pouco mais de um milhão para a dupla de música sertaneja YAGO & JULIANO, para gravação de DVD e turnê. A dupla seria conhecida pela música 'Que isso novinha' (sic), que teria passado dos um milhão de acessos no Youtube. Não, não é erro de português do redator, não que eu seja livre deles. É assim mesmo que se escreve o nome da música, cujos autores foram aprovados pelo Ministério da Cultura (sim, isso é uma ironia).

Além da cantora baiana, dos sertanejos e quase duas centenas de outros projetos relacionados à música (e finalmente falando de rock), a cantora RITA LEE foi autorizada a captar R$ 1.852.100 para 5 shows, gravação de DVD e 3 palestras, enquanto o ex-ENGENHEIROS DO HAWAII HUMBERTO GESSINGER foi autorizado a captar um milhão (isso mesmo, um seguido de seis zeros) para gravar um DVD em comemoração ao seu aniversário de 50 anos.

A banda DETONAUTAS, apesar de toda controvérsia que a cerca, foi quem melhor justificou a captação de recursos para o seu projeto à reportagem do G1.

Tico Santa Cruz, vocalista da banda, disse: "Estamos há quase seis anos independentes. Arcamos com todos os custos da banda. Marketing, produção, cenário, transporte, equipe. Os custos são altíssimos e pagamos do nosso bolso. Ter a aprovação e conseguir captar significa que vamos sair da dependência de intermediário para conseguir chegar a algumas cidades e ter autonomia para chegar ao público".

Ele teria dito ainda que uma das contrapartidas sociais oferecida pelo projeto de turnê dos DETONAUTAS é a realização de oficinas de música, poesia e literatura, ministradas pelo próprio Tico e os músicos da banda, em escolas públicas e particulares por onde os shows passarem. "O rock ocupa hoje 4% do mercado de música no Brasil. Tempos poucas oportunidades de atender ao grande público. Os contratantes não têm recursos para pagar nosso cachê", reclama Tico. Segundo ele, o cachê do Detonautas varia entre 20 e 40 mil reais. "O sertanejo prostituiu muito o mercado, porque trabalha com muito dinheiro, fica difícil competir", acrescenta. Este é, talvez, antes de ser criticado, um exemplo (nesse aspecto) a ser seguido por outras bandas de rock.

Ainda falando de rock, os festivais No Ar Coquetel Molotov (no Recife) e UDI Rock (em Uberlândia, MG) também tiveram seus projetos aprovados (com 700 mil reais e 200 mil reais, respectivamente). Alguns festivais de Jazz e Blues também se encontram na lista de contemplados, felizmente.

A lista completa você pode encontrar no site abaixo (digite 206 no número da reunião e clique em pesquisar):

http://salic.cultura.gov.br/gerarrelatorioreuniaoexterno/ger...

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias sobre "Detonautas"
Todas as matérias sobre "Engenheiros Do Hawaii"
Todas as matérias sobre "Rita Lee"

Detonautas: novo álbum será lançado pela Coqueiro Verde
Detonautas: veja versão de "Rape Me" do Nirvana
Detonautas: novo álbum de inéditas será duplo
Chorão: cantor "reaparece" em show do Detonautas em Santos
Detonautas: banda regrava "Rape Me" do Nirvana
Detonautas: ouça música da banda lançada na Rádio Cidade
Detonautas: novo álbum de inéditas será lançado em abril
Tico Santa Cruz: algumas análises de músicas que não ouvimos
Detonautas: veja clipe inédito no Rock in Rio
Detonautas: ouça podcast com novo baixista
Detonautas: Tico Santa Cruz comenta situação no Maranhão e Brasil
Detonautas: Tchello comenta sobre sua saída da banda
Detonautas: banda anuncia saída de baixista
Viva Arapiraca: Detonautas e Nando Reis no cast do festival
Detonautas: ouça o som feito em parceria com ouvintes da 89

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Leonardo Daniel Tavares da Silva

Daniel Tavares nasceu quando as melhores bandas estavam sobre a Terra (os anos 70), não sabe tocar nenhum instrumento (com exceção de batucar os dedos na mesa do computador ou os pés no chão) e nem sabe que a próxima nota depois do Dó é o Ré, mas é consumidor voraz de música desde quando o cão era menino. Quando adolescente, voltava a pé da escola, economizando o dinheiro para comprar fitas e gravar nelas os seus discos favoritos de metal. Aprendeu a falar inglês pra saber o que o Axl Rose dizia quando sua banda era boa. Gosta de falar dos discos que escuta e procura em seus textos apoiar a cena musical de Fortaleza, cidade onde mora. É apaixonado pela Sílvia Amora (com quem casou após levar fora dela por 13 anos) e pai do João Daniel, de 1 ano (que gosta de dormir ouvindo Iron Maiden).

Mais matérias de Leonardo Daniel Tavares da Silva no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas