Ciência: o comportamento dos moshers estudado em universidade

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Ciência: o comportamento dos moshers estudado em universidade


  | Comentários:

Imagem
De acordo com TechnologyReview.com, uma equipe de pesquisadores da Universidade de Cornell, em Ithaca descobriu que a distribuição da velocidade de moshers em shows de heavy metal - onde os fãs correm juntos "abandonando" seus corpos, quicando uns sobre os outros com os braços e as pernas balançando e chutando - é parecido com o de moléculas num gás 2D em equilíbrio.

Jesse Silverberg e seus colegas disseram na Universidade de Cornell: "shows de heavy metal apresentam um ambiente extremo onde grandes multidões de humanos, muitas vezes embriagados, se expõem a música muito alta em sincronia com brilhantes luzes que piscam. Neste cenário, encontramos dois tipos de movimento coletivo: mosh pits, em que os participantes se chocam uns contra os outros aleatoriamente, de maneira semelhante a um gás ideal, e circle pits, nos quais os participantes se movimentam coletivamente em um círculo formando um vórtice de pessoas. Nós modelamos estes dois comportamentos coletivos usando flocking* e encontramos pontos comuns qualitativos e quantitativos com os comportamentos encontrados em vídeos de shows de metal. Além disso, encontramos um diagrama de fases que mostra a transição de um mosh pit para um circle pit, bem como uma terceira fase prevista, a formação de uma espécie de 'faixa de rodagem'."

*flocking: pra explicar um pouco, de maneira bem superficial, é um modelo comportamental de partículas como sendo bandos, manadas, cardumes, enxames... Em escalas que vão de indivíduos a grupos de moléculas. É muito estudado para diversas aplicações, que vão desde computação gráfica para animações e jogos até pesquisas científicas de biologia, química, física, matemática e por aí vai.


Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Esta é uma matéria antiga do Whiplash.Net. Por que destacamos matérias antigas?


  | Comentários:

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Sigried Neutzling Buchweitz

Sou arquiteta e urbanista, blogueira nas horas vagas, apaixonada por novidades sonoras. Por isso edito o blog Rio de Metal, pra ajudar a divulgar eventos e bandas (autorais) independentes de rock pesado que acontecem no estado do Rio de Janeiro. De vez em quando, falo de outros assuntos ligados a esse som poderoso que é o Metal, tipo arquitetura, decoração, humor... Gosto muito quando os leitores participam com comentários!

Mais matérias de Sigried Neutzling Buchweitz no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas