Matérias Mais Lidas


Apple: entenda como ela destrói a qualidade do que você ouve

Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 27 de novembro de 2013

do DIGITAL MUSIC NEWS, em matéria de novembro de 2013

A ‘Guerra do Barulho’ [ou ‘Guerra da Amplitude’, num termo mais técnico, do inglês ‘The Loudness Wars’] é para a música um assunto meio que como o aquecimento global é para os ambientalistas. O problema fica cada vez pior a cada ano, mas muito pouca gente tem real poder para mudá-lo. Mas e se a GM parasse de vender carros movidos à gasolina amanhã, ou toda a cidade de Los Angeles proibisse a venda de produtos plásticos semana que vem?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Isso é meio que como o que está acontecendo na iTunes Radio, graças a uma inacreditável determinação técnica adotada pela Apple. "A debilitante guerra do barulho foi finalmente vencida", disse o engenheiro de masterização BOB KATZ ousadamente na convenção da Audio Engineering Society [AES] em Nova Iorque no começo do mês de novembro depois de uma meticulosa bateria de testes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"A última batalha terá terminado no meio de 2014."

Basicamente, a ‘Guerra do Barulho’ se refere à gradual erosão dos contrastes dinâmicos suaves e altos na música gravada ao longo dos anos, graças a um esforço organizado para derrubar a faixa dinâmica de uma gravação/música, assim como maximizar o impacto do volume. Tal tratamento afeta [e é motivado por] todas as formas de rádio, downloads, streams, e por muitas vezes, canais metálicos como televisores. O resultado é uma faixa dinâmica menor, mas muito mais ‘barulho’ em cada minuto da música, uma tendência que supostamente mantém os ouvintes mais concentrados no conteúdo que estão ouvindo, mas que também leva a muita porcaria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

De acordo com Katz, a proposta divisora de águas da Apple é algo chamado de algoritmo ‘Sound Check’, que, propositalmente, delimita o tratamento tudo no máximo, o tempo todo. Ao invés disso, a iTunes Radio quer criar níveis de saída de volume mais normalizadas e previsíveis. O mais importante: o algoritmo Sound Check NÃO PODE ser desativado.

Katz mediu especificamente os níveis de saída de várias rádios, e concluiu que a amplitude de cada estação tinha em média -16.5LUFS, geralmente a 1.5dB. "Eu acabei de completar as medições de amplitude da iTunes Radio usando o iTunes versão 11.1.1", respaldou Katz. "Os níveis de áudio da iTunes Radio são completamente regulados, todos fazendo uso do algoritmo Sound Check da Apple."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mas a música que é tocada pela Apple gravada e masterizada ANTERIORMENTE? Não é bem assim: de modo a domar a fera da altura/amplitude no toco, a Apple está tomando medidas no estágio do playback do iTunes Radio. "A única maneira de se reverter o processo no momento é conseguir com que cada produtor e engenheiro de masterização pergunte a seus clientes se eles já ouviram a iTunes Radio", continuou Katz. "Quando a resposta for afirmativa, o engenheiro/produtor diz a eles que eles precisam abaixar o nível das músicas deles para o nivelamento padrão ou a iTunes Radio o fará por eles – e nem sempre de um modo agradável."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - WHIP
Divulgue sua banda de Rock ou Heavy Metal

"A iTunes Radio não vai simplesmente ‘baixar o volume’, mas pode limitar os – importantes – picos de transição do material e fazer com que a música soe ‘menor’ e menos clara do que nas mídias competidoras."

O [serviço de música por streaming on demand] Pandora não está fazendo isso, mas até aí, a iTunes Radio já tem um terço do tamanho do Pandora. De acordo com os anúncios feitos pela Apple no começo desse mês, a iTunes Radio agora possui 20 milhões de usuários registrados, com mais de um bilhão de músicas executadas depois de apenas um mês desde o lançamento do serviço. No ano que vem, a iTunes Radio poderia muito bem ser a líder do mercado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O que significa muito poder na influência sobre a amplitude da música que se ouve no planeta todo.

"Haverá um pouco de resistência, mas a principal batalha acaba de ser vencida. Produtores, engenheiros e músicos vão acabar descobrindo isso por si próprios, mas os jornalistas e produtores podem acelerar o término da guerra, a começar por agora."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Siga e receba novidades do Whiplash.Net:

Novidades por WhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps




publicidadeAdriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Efrem Maranhao Filho | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacker | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jesse Alves da Silva | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Jorge Alexandre Nogueira Santos | José Patrick de Souza | Juvenal G. Junior | Leonardo Felipe Amorim | Luan Lima | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcus Vieira | Maurício Gioachini | Mauricio Nuno Santos | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Richard Malheiros | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Nacho Belgrande

Nacho Belgrande foi desde 2004 um dos colaboradores mais lidos do Whiplash.Net. Faleceu no dia 2 de novembro de 2016, vítima de um infarte fulminante. Era extremamente reservado e poucos o conheciam pessoalmente. Estes poucos invariavelmente comentam o quanto era uma pessoa encantadora, ao contrário da persona irascível que encarnou na Internet para irritar tantos mas divertir tantos mais. Por este motivo muitos nunca acreditarão em sua morte. Ele ficaria feliz em saber que até sua morte foi motivo de discórdia e teorias conspiratórias. Mandou bem até o final, Nacho! Valeu! :-)
Mais matérias de Nacho Belgrande.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIAR NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS