Matérias Mais Lidas


Por que o Whiplash.Net divulga boatos e shows não confirmados?

Sim, vez por outra publicamos boatos e muitas vezes anunciamos shows que no final das contas não acontecem. Por mais que tentemos evitar, ocorre, e pedimos desculpas.

O motivo principal quanto a notícias infundadas, é que por vezes boatos são divulgados por fontes confiáveis. Quanto aos eventos, na totalidade das vezes é impossível ter certeza de que shows marcados realmente ocorrerão.

Por que o Whiplash.Net divulga boatos?

Todo veículo de comunicação está sujeito a erros. Antes de publicar uma nota, procuramos fontes confiáveis (e citamos as mesmas). Mas por vezes erramos. E por vezes mesmo as fontes mais confiáveis falham. Se o Whiplash.Net chegou a publicar uma nota, é provável que muitos sites e fontes confiáveis o fizeram.

Mas nem sempre o que é classificado como boato se trata apenas disto. Não é justo classificar informações que não se concretizam como boatos. Por exemplo, várias pessoas e empresários ligados ao Guns N' Roses anunciaram várias vezes o lançamento de "Chinese Democracy" durante 10 anos; o fato de que o álbum não foi efetivamente lançado não significa que as notícias não eram reais. Um outro exemplo: por mais de 10 anos negociações que obviamente existiam para uma reunião do Led Zeppelin foram classificadas como apenas boatos, até que a reunião aconteceu. O fato é que negociações e possibilidades para a reunião sempre existiram.

Tenha em mente que por vezes há interesses por trás da divulgação de boatos. E por vezes há interesses em fazer de conta que uma informação real é apenas boato. Muitas vezes informações que são classificadas como infundadas são reais, mas interesses diversos desmentem as mesmas as classificando como boato para minimizar prejuizos.

E quanto aos shows que são anunciados com freqüência e não ocorrem ou mudam de data?

O fato de shows não ocorrerem ou mudarem de data não significa que estas datas não foram cogitadas, marcadas ou mesmo confirmadas por alguma das partes envolvidas. Infelizmente a realização de shows está sujeita a mudanças frequentes nas datas, cancelamentos, mudanças de direção e interesses das bandas, promotores e responsáveis pelos locais dos eventos. Datas podem ser efetivamente anunciados apenas como uma maneira de testar o interesse do público. Shows já marcados podem ser cancelados por baixa procura de ingressos. E tours internacionais já marcadas podem ser canceladas por falta de interesse dos promotores para shows em várias localidades.

Bandas anunciam datas em seus sites e cancelam. Promotores anunciam shows em suas cidades e cancelam. E bandas e promotores, por vezes, escondem até a última hora a confirmação ou cancelamento de uma data. Faz parte do mundo da música.

Whiplash.Net anuncia cada show que é cogitado, marcado, ou confirmado por qualquer parte envolvida (sempre citando as fontes). Mas lembre-se que até que a banda em questão suba no palco, ele pode ser cancelado, e não temos como prever isso.

Por que não publicar apenas notas efetivamente confirmadas por bandas e assessorias?

Porque nem sempre as bandas e assessorias têm interesse em enviar notas oficiais sobre todos os temas ou mesmo responder a todas as dúvidas. Por exemplo: bandas quase nunca falam sobre problemas internos; produtores de shows nunca falam sobre possibilidades de cancelamento até a última hora, pois isso influiria na venda de ingressos. Por vezes promotores de shows também preferem não anunciar tours ou datas para evitar concorrência.

Se publicássemos apenas as notas oficiais das bandas e assessorias, o site mostraria um panorama distorcido da realidade, uma parte ínfima das informações reais.

Por que o Whiplash.Net não cita a fonte das notícias?

Whiplash.Net cita as fontes. Ora nos textos, ora no final das notas. Entre os grandes sites de rock/metal, somos o que mais respeita as fontes originais, não apenas citando as mesmas mas colocando links para as matérias originais ou mais informações.

Por que o Whiplash.Net publica notas citando que se trata de informação duvidosa?

Geralmente é porque se trata de informação duvidosa! :-)

Por vezes realmente divulgamos notícias deixando claro que a fonte não é 100% confiável. Só o fazemos quando a informação em questão está tão divulgada que não há como evitar comentar o fato. Nestes casos é comum, por exemplo, colocarmos uma interrogação no título da matéria, bem como informar no texto que se trata de algo duvidoso. Entendemos as reclamações de alguns usuários nestes casos, mas acreditamos que alguns fatos precisam ser comentados devido à grande repercussão que alcançam, mesmo quando não confirmados. E quando deixamos claro que há dúvidas sobre a veracidade dos mesmos, achamos isso uma maneira mais coerente de agir do que apenas ignorar.

Mas o Whiplash.Net publica mais boatos que outros sites! Porque?

Whiplash.Net publica mais notícias do que qualquer outro site de rock/metal em língua portuguesa. Estatisticamente é normal que publiquemos mais notas com falhas.

Também por sermos o site atualizado com mais frequência, é muito mais provável publicarmos um boato antes que o mesmo seja desmentido. Um site que publique as notas com atraso está menos sujeito a este tipo de problema.

Por que o Whiplash.Net não publica os desmentidos?

Na verdade publicamos. Muitas vezes corrigimos informações ou mesmo publicamos notas com desmentidos. Mas concordamos que ainda há muito onde melhorar neste ponto e agradecemos aos usuários que nos informem sobre qualquer informação errada publicada no site (há um link para correções no final de cada matéria ou notícia publicada).

Por que o Whiplash.Net publica notas com interrogações nos títulos?

Porque é uma maneira clara e objetiva de deixar claro, já no título, que a nota fala sobre fatos não 100% confirmados. Poderíamos escrever os títulos de outras formas sem a interrogação, mas como temos um limite de tamanho no texto, fatalmente eles não ficariam tão objetivos.

Eu odeio estas notas com interrogação nos títulos!

Então não clique nas notas com interrogação nos títulos. :-)

Mas o bom jornalismo diz que não se usa estes títulos com interrogação!

Whiplash.Net não é feito por jornalistas. É feito por fãs de rock e metal, e alguns deles por acaso são jornalistas.

Ainda acho que o Whiplash.Net só deveria publicar uma nota quando tivesse certeza!

E se você estiver perdido na selva vai ficar sentado esperando, visto que não sabe o caminho correto? Procede? ;-)

Respeitamos sua opinião. Mas até termos certeza de alguma informação, preferimos publicar uma nota deixando claro que se trata de uma suposição. Acreditamos que interessa ao público saber destas informações (muitas das vezes reais) antes delas serem oficialmente confirmadas.

Comente: Na sua opinião deveríamos nos ater a publicar apenas informações oficiais das produtoras?


Sobre João Paulo Andrade

Sempre quis viver de Rock e/ou Heavy Metal. Tentou tocar baixo mas era tremendamente incompetente no instrumento. Em 1996 criou o site Whiplash.Net e hoje vive do seu sonho. :-)
Mais matérias de João Paulo Andrade.