Whiplash.NetMenuBuscaReload

Vocalistas: alguns que poderão ser os novos ídolos do nosso Metal

 Compartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Samuel Coutinho, Fonte: Metal da Ilha
Enviar correções  |  Comentários  | 

Alguns dizem que o rock já está morto, que o metal nacional não chegará a lugar nenhum por falta de inovação e mais uma caralhada de pessimismo com a cena. Para aqueles que insistem em pensar assim, tenho uma péssima notícia, estão redondamente enganados. Apesar com todas a dificuldades que enfrentamos, ainda não é o fim. Com um pouco de vontade e fidelidade pela música podemos voar mais alto. O metal nacional tem o seu valor, como em qualquer parte do mundo. Uma boa parcela dos fãs se sentem insatisfeitos por não aparecer um salvador para mudar a história e se esquecem daqueles que um dia foram os grandes ídolos do passado e que são criticados hoje. Dentro do heavy metal existem vários prodígios que se tornaram grandes instrumentistas depois de muitas aulas e técnicas aperfeiçoadas e tudo mais, mas quem acaba sendo cobrado na maioria dos casos é o vocalista.

Sepultura: em vídeo, Bruno Sutter entrevista a bandaKiss: "Gene é viciado em sexo", diz Ace Frehley

Imagem

Com um certo tempo o vocalista de uma banda acaba se limitando por causa de suas condições físicas, e ainda tem gente que não aceita isso. Depois de 20 ou 30 anos de carreira a habilidade vocal de um cantor é afetada devido ao longo esforço que ele precisa fazer em suas cordas vocais, depois de longos anos. Aqui pelo nosso lado temos incríveis cantores que conseguem segurar as pontas, aceitando uma enxurrada de críticas tanto negativas quanto construtivas. Na lista a seguir eu fiz questão de separar alguns vocalistas que poderão ser as novas influências de uma nova geração em um futuro próximo.

Iuri Sanson (HIBRIA)

Imagem

Começando por alguém que já está na estrada já faz algum tempinho. Seu reconhecimento já começou a surtir um grande efeito em sua carreira devido a ótimas avaliações nos quatro trabalhos do Hibria. Iuri Sanson já bate de frente com qualquer vocalista de renome. O vocalista possui um timbre e voz inigualável, o cara canta com a alma, percebesse isso em qualquer performance vista ao vivo. Iuri Sanson é considerado hoje em dia um dos principais vocalistas do metal, não só no Brasil, mas em todo o mundo. Iuri tem uma facilidade enorme de lidar com a voz, notas altas são sua marca registrada. Mas não se engane com alguns gritinhos que você está acostumado a ouvir por aí, Iuri tem um fôlego incrível quanto a sua tessitura. Notas desafinadas são praticamente imperceptíveis. Um exemplo podemos ver no video abaixo, durante um workshow do vocalista no Good Music Store, na celebração de 20 anos do local.

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Alírio Netto (AGE OF ARTEMIS)

Imagem

Alírio tem uma carreira consolidada dentro da música, o cantor começou desde cedo. Aos 15 anos já estava cantando. Mas aos 18 anos ele seguiu sua linha musical, estudando canto lírico, o que fez ter a voz afinada que tem hoje. Como resultado de seu brilhante trabalho, o músico foi cotado até para entrar no ANGRA, mas isso não foi o grande diferencial em sua trajetória. Foi em bandas como KHALLICE e Age Of Artemis, que Alírio ganhou seu espaço. O vocalista tem uma grande versatilidade em seu canto, ele pode ir do lírico (com melodias suaves) até o agressivo (com uma voz mais potente e direta). Estas características fazem Alírio poder cantar de tudo. Nos palcos Alírio Netto também faz papel de ator, recentemente ele está envolvido com a versão brasileira do musical Jesus Cristo Superstar, na qual ele interpreta Judas. Resposta de seu reconhecimento como artistas.

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Jurandir Júnior (SYMMETRYA)

Imagem

Podemos dizer que hoje temos uma gama de vocalistas competentes em nosso território. Novamente no sul do país, podemos contar também com a pessoa de Jurandir Júnior, vocalista do Symmetrya. Buscando aquilo que sempre quis fazer, o músico também começou sua carreira ainda na adolescência, aos 16 anos, cantando em bandas de pop e rock. Ao longo de sua caminhada ele passou por diversas bandas locais. Jurandir pode se destacar por sua grande evolução nos dias atuais. Com apenas dois álbuns lançados com o Symmetrya, nota-se o alto nível deste vocalista. Jurandir não se apegou a gênero nenhum, ele apenas canta de acordo com suas influências, que vão desde o heavy melódico ao tradicional. Em todas as resenhas e reviews que tivemos do disco mais recente do Symmetrya, "Last Dawn", o vocalista é citado com elogios devido ao seu modo singular de cantar. Sua influências são notáveis nas músicas, e sua particularidade em cantar é o que o destaca dos outros vocalistas. Jurandir é uma promessa garantida para o nosso metal.

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Junior Rodrigues (DESERT DANCE)

Imagem

Outra jóia rara, assim como sua banda, o Desert Dance. Junior Rodrigues tem tudo pra ir longe, ainda com pouca idade, só 22 anos, o futuro pode lhe reservar ótimas oportunidade, restando apenas o incentivo que toda banda nova necessita. Junior tem ótimas influências, muito hard rock e muito heavy metal. O vocalista mostra ao vivo o que fez com o EP "Open Secrets", do Desert Dance. Além de apresentar um repertório de covers, a banda também executa suas músicas autorais com muita maestria e Junior leva toda esta atmosfera das músicas através de sua voz. Exemplo disso está na música autoral "Louder Faster and Sleeze" que já é um hit avassalador desses caras, ao vivo ela fica ainda melhor. Ouvindo o EP a faixa "Dance" também nos faz imaginar a capacidade que Junior pode entregar em uma boa performance nos palcos. Com este vocalista alimentando nosso hard/heavy na linha de frente, estamos muito bem representados.

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Bruno Sutter

Imagem

Com a ótima fase que bem vivendo esta revelação do nosso metal nacional, graças ao filho do Deus Metal, Detonator, Bruno Sutter irá usar suas habilidades vocais em um álbum de inéditas, prometido ainda para este ano. Sutter veio se desenvolvendo no meio artístico de forma esplendorosa, apensar de tudo ter começado como uma simples piada, a idéia foi tomando proporções mais sérias. Aliado ao seu personagem Detonator, o vocalista conseguiu um ótimo atalho para mostrar que é um vocalista de verdade e que pode cantar com sua voz natural. Convidado por bandas como o Angra (chegar a subir no palco para fazer dueto com o Fabio Lione) já vale o reconhecimento que veio com os ótimos resultados de seu trabalho. Bruno Sutter foi eleito o melhor vocalista de 2014, tudo devido ao seu talento como performer, sua empatia com o público e sua vontade de mostrar que pode ser um vocalista de verdade. Isso contou muitos pontos e lhe rendeu bons furtos, com certeza ele irá aproveitar essas qualidades daqui pra frente.

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Deixo abaixo uma continuação listando nomes que também merecem todas as qualificações citadas neste texto. Como uma forma de mostrar todo o meu respeito com aqueles que usam sua própria voz como um instrumento de valor no heavy metal.

*Pedro Campos (HANGAR)
*Mario Linhares (DARK AVENGER)
*Dani Nolden (SHADOWNSIDE)
*Isabela Eva (BELLA UTOPIA)
*André "Anheiser" Ferrari (MR. EGO)
*Gui Antonioli (TIERRAMYSTICA)
*Fagner Limam

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

Quer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

 Compartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Sepultura: em vídeo, Bruno Sutter entrevista a bandaBruno Sutter e Nyvi Estephan: John e Yoko do século XXI

Detonator
Quebrando taça de cristal no Agora é Tarde da Band

Bruno Sutter
1º disco solo por causa de votação no Whiplash.net

Bruno Sutter
Ouça em primeira mão o 1º single, "The Best Singer in the World"

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 24 de fevereiro de 2015
Post de 28 de fevereiro de 2015
Post de 06 de março de 2015

Todas as matérias da seção NotíciasTodas as matérias sobre "Hibria"Todas as matérias sobre "Age Of Artemis"Todas as matérias sobre "Symmetrya"Todas as matérias sobre "Desert Dance"Todas as matérias sobre "Bruno Sutter"

Kiss
"Gene é viciado em sexo", diz Ace Frehley

Alice In Chains
Publicada a última foto de Staley com vida?

Paul McCartney
Um baita susto pregado por George Harrison

Catarina Migliorini: virgem gosta de Led, Purple, Sabbath e FloydAndreas Kisser: os álbuns que marcaram o guitarristaMetal sueco: site elege as dez melhores bandas da SuéciaKeith Richards: os discos que ele levaria para uma ilha desertaDave Grohl: como as Kardashians o tiraram da maconhaIron Maiden: Banda relança vídeos históricos no YouTube

Sobre Samuel Coutinho

Nascido no interior de SP no dia 15/12/1986, em uma cidade chamada Ilha Solteira, Samuel Coutinho se entregou ao heavy metal logo na adolescência. Seu forte sempre foi o heavy metal melódico, variando desde o prog-metal até ao power-metal.

Mais matérias de Samuel Coutinho no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em agosto: 1.237.477 visitantes, 2.825.604 visitas, 7.034.755 pageviews.

Usuários online