Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1969

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Ricardo Seelig, Fonte: Collectors Room
Enviar correções  |  Comentários  | 

1969 foi o ano do mais famoso festival de música da história. Woodstock aconteceu entre os dias 15 e 17 de agosto e reuniu um público superior a 400 mil pessoas. O evento foi um dos mais importantes daquele final da década de 1960, e deu um impulso gigantesco para carreira dos artistas participantes. No oposto disso tudo, os Rolling Stones pagaram os seus pecados com o desastroso concerto em Altamont, onde um fã foi assassinado diante das câmeras pelos Hells Angels, contratados para fazer a segurança do show.

Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1967Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1968Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1970Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1971Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1972Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1973Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1974Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1975Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1976Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1977Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1978Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1979Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1980Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1981Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1983Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1984Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1985Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1986Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1987Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1988Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1989Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1990Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1991Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1992Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1993Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1994Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1995Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1996Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1997Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1998Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1999Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 2000

O ano já começou deixando claro que seria histórico com o lançamento do primeiro disco do Led Zeppelin no dia 12 de janeiro. Muitos eventos fizeram 1969 conquistar um lugar de destaque no calendário de todo fã de rock, como a última apresentação ao vivo dos Beatles (no teto do prédio da Apple em 30/01), a prisão de Jim Morrison por expor suas partes íntimas para o público em um show em Miami, o casamento de Paul com Linda e de John com Yoko, o lançamento da ópera-rock "Tommy" pelo The Who, a morte de Brian Jones e o show dos Stones em Hyde Park em sua memória, a entrada de Mick Taylor nos Rolling Stones, Charles Manson liderando sua turma em uma matança e se dizendo inspirado pelos Beatles, uma das mais famosas edições do Festival da Ilha de Wight, o Deep Purple tocando com a Royal Philharmonic Orchestra no clássico "Concerto for Group and Orchestra", o primeiro disco do Jackson 5 e muito mais.

Foram formadas em 1969 bandas lendárias como The Allman Brothers Band, Atomic Rooster, Badfinger, The Carpenters, Coven, Earth Wind & Fire, The Faces, Focus, Humble Pie, Little Feat, Mountain, Novos Baianos, Supertramp, entre outras. No outro lado da moeda, encerraram suas atividades em 1969 nomes importantes como Black Cat Bones, Dillard & Clark, H.P. Lovecraft, The Left Banke, The Lovin’ Spoonful, Manfred Mann, Jeff Beck Group e Eric Burdon and The Animals.

Os cinco maiores hits de 1969 foram “Get Back” dos Beatles, “Honky Tonk Women” dos Rolling Stones, “Suspicious Minds” de Elvis Presley, “Sugar Sugar” do The Archies e “In the Year 2525 (Exordium & Terminus)” de Zager & Evans. Outros grandes sucessos do ano foram canções como “Albatross" (Fleetwood Mac), “Bad Moon Rising”, “Proud Mary" (Creedence Clearwater Revival), “Badge" (Cream), “Ballad of John & Yoko”, “Something”, “Come Together" (Beatles), “The Boxer” (Simon & Garfunkel), “Everyday People” (Sly & The Family Stone), “Give Peace a Chance” (Plastic Ono Band), “I Heard It Through the Grapevine” (Marvin Gaye), “In the Ghetto” (Elvis Presley), “I Started a Joke” (Bee Gees), “Pinball Wizard” (The Who), “Son of a Preacher Man” (Dusty Springlfield), “Space Oddity” (David Bowie), “Suite: Judy Blue Eyes” (Crosby, Stills & Nash), “Spinning Wheel” (Blood, Sweat & Tears), “Time of the Season” (The Zombies), “Touch Me” (The Doors), “Try (Just a Little Bit Harder)” (Janis Joplin) e “Whole Lotta Love” (Led Zeppelin).

A décima-primeira edição do Grammy Awards premiou Simon & Garfunkel como Gravação do Ano por “Mrs. Robinson”, Glen Campbell na categoria Álbum do Ano por "By the Time I Get to Phoenix" e “Little Green Apples”, composição de Bobby Russell interpretado por Roger Smith, como a Canção do Ano.

Nasceram em 1969 Marilyn Manson (05/01), Dave Grohl (14/01), Rich Robinson (24/05), Ice Cube (15/06), Elliott Smith (06/08), Dweezil Zappa (05/09), Gwen Stefani (03/10) e PJ Harvey (09/10), entre outros. Entre os principais falecimentos relacionados à música estão as mortes de Paul Chambers (04/01), Pee Wee Russell (15/02), Judy Garland (22/06), Brian Jones (03/07), Skip James (03/10) e Magic Sam (01/12).

Imagem

Para chegar à lista de melhores discos lançados em 1969, levantamos os títulos mais importantes do período em pesquisas semelhantes, e aplicamos as notas do Rate Your Music, All Music e uma terceira fonte (variando entre Rolling Stone, Discogs, Pitchfork e Sputnik Music). Vale lembrar: compilações e álbuns ao vivo não entraram na jogada, como sempre.

Seguindo essa metodologia, esses são os 50 melhores álbuns de 1969:

50 Can - Monster Movie
49 The Soft Machine - Volume Two
48 Muddy Waters - Fathers and Sons
47 Johnny Winter - The Progressive Blues Experiment
46 Santana - Santana
45 Blind Faith - Blind Faith
44 The Meters - The Meters
43 Koko Taylor - Koko Taylor
42 Grand Funk Railroad - Grand Funk
41 Magic Sam Blues Band - Black Magic
40 Tim Buckley - Happy Sad
39 The Allman Brothers Band - The Allman Brothers Band
38 The Stooges - The Stooges
37 Jerry Lee Lewis - She Still Comes Around (To Love What’s Left to Me)
36 Free - Free
35 Isaac Hayes - Hot Buttered Soul
34 Howlin’ Wolf - The Howlin’ Wolf Album
33 Os Mutantes - Mutantes
32 Led Zeppelin - Led Zeppelin
31 Almendra - Almendra
30 B.B. King - Completely Well
29 Terry Riley - A Rainbow in Curved Air
28 The Mothers of Invention - Uncle Meat
27 Jorge Ben - Jorge Ben
26 Free - Tons of Sobs
25 The Who - Tommy
24 Mississippi Fred McDowell - I Do Not Play No Rock ’n' Roll
23 Miles Davis - Filles de Kilimanjaro
22 Bob Dylan - Nashville Skyline
21 Crosby, Stills & Nash - Crosby, Stills & Nash
20 Fairport Convention - Liege & Lief
19 Frank Zappa - Hot Rats
18 Pharoah Sanders - Karma
17 Captain Beefheart - Trout Mask Replica
16 The Flying Burrito Brothers - The Gilded Palace of Sin
15 Elvis Presley - From Elvis in Memphis
14 Creedence Clearwater Revival - Green River
13 Dusty Springfield - Dusty in Memphis
12 Creedence Clearwater Revival - Willy and the Poor Boys
11 The Band - The Band
10 Sly& Family Stone - Stand!
9 Led Zeppelin - Led Zeppelin II
8 The Kinks - Arthur (Or the Decline and Fall of the British Empire)
7 The Rolling Stones - Let It Bleed
6 Nick Drake - Five Leaves Left
5 Neil Young - Everybody Knows This is Nowhere
4 The Velvet Underground - The Velvet Underground
3 Miles Davis - In a Silent Way
2 King Crimson - In the Court of the Crimson King
1 The Beatles - Abbey Road

A tendência demonstrada nas listas de 1968 e 1967 foi ainda mais intensificada, com os discos de rock e pop dominando e uma queda considerável nos títulos de jazz. Sobre o resultado final, gostei bastante, mas é claro que, assim como você, também mudaria algumas coisas.

Sendo assim, minha lista de melhores de 1969 ficaria assim:

1 The Beatles - Abbey Road
2 Led Zeppelin - Led Zeppelin II
3 The Rolling Stones - Let It Bleed
4 Neil Young - Everybody Knows This is Nowhere
5 The Band - The Band
6 Dusty Springfield - Dusty in Memphis
7 The Who - Tommy
8 Led Zeppelin - Led Zeppelin
9 Free - Free
10 Frank Zappa - Hot Rats

Nos comentários, poste o seu top 10 com os discos de 1969, queremos saber. E, pra entrar no clima, vai uma playlist com os hits e músicas mais importantes do ano.

Os responsáveis são citados no texto. Não culpe os editores. :-)

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

Quer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Rock e Metal
Doze ótimos álbuns para iniciantes

Led Zeppelin: Robert Plant interpreta "Kashmir" sem Jimmy PageRobert Plant: vídeo de "Whole Lotta Love" em programa de TVLoudwire: 10 bandas que lançaram dois grandes álbuns no mesmo anoTodas as matérias e notícias sobre "Led Zeppelin"

Led Zeppelin
Site permite inserir John Bonham em qualquer música

Backward Messages
Mensagens ao contrário em músicas de Rock

Ultimate Guitar
Site elege os 100 melhores solos de guitarra

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 29 de março de 2016

Todas as matérias da seção Maiores e MelhoresTodas as matérias sobre "Beatles"Todas as matérias sobre "King Crimson"Todas as matérias sobre "Neil Young"Todas as matérias sobre "Led Zeppelin"Todas as matérias sobre "Rolling Stones"

Angela Gossow
"Os direitos humanos caminham com o ateísmo"

Foo Fighters
Pelo Twitter, banda responde ao vídeo viral

Humor
Oito razões pra dormir com um baterista

Butcher Babies: Conheça o Porn Metal de ex-coelhinhas da PlayboyFotos de infância: rockstars em constrangedoras fotos de anuárioReinaldo - um apaixonado pelos ScorpionsSlipknot: banda pode trocar, um dia, todos os membrosHelloween: Andi Deris v.s. Michael KiskeMúsica Fácil: três bateras excelentes que você subestima

Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em agosto: 1.237.477 visitantes, 2.825.604 visitas, 7.034.755 pageviews.

Usuários online