Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1967

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Ricardo Seelig, Fonte: Collectors Room
Enviar correções  |  Comentários  | 

Para muitos, 1967 foi o melhor ano da história do rock. Pode ser um exagero, mas certamente o rock viveu um de seus melhores 12 meses. Motivos para isso não faltam: os Beatles lançaram o disco que mudou o mundo, Jimi Hendrix apareceu, os Doors estrearam, o Velvet Underground colocou o seu primeiro álbum nas lojas, o Pink Floyd veio ao mundo, o Cream lançou a sua obra-prima. A explosão da psicodelia e do Flower Power fizeram do ano uma grande celebração na cronologia da música.

Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1968Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1969Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1970Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1971Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1972Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1973Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1974Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1975Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1976Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1977Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1978Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1979Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1980Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1981Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1983Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1984Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1985Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1986Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1987Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1988Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1989Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1990Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1991Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1992Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1993Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1994Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1995Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1996Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1997Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1998Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 1999Pra ouvir e discutir: os melhores discos lançados em 2000

Imagem

Os cinco grandes hits de 1967 foram 'A Whiter Shade of Pale' do Procol Harum, 'I'm a Believer' dos Monkees, 'All You Need is Love' e 'Strawberry Fields Forever' dos Beatles, e 'Light My Fire' do The Doors. Outros grandes sucessos do ano foram 'Penny Lane', 'A Day in the Life', 'Hello Goodbye' (todas dos Beatles), 'People Are Strange', 'Break on Through' (The Doors), 'Let's Spend the Night Together', 'Ruby Tuesday', 'She's a Rainbow' (Rolling Stones), 'Mellow Yellow' (Donovan), 'Gimme Some Lovin'' (Spencer Davis Group), 'Respect', 'Chain of Fools' (Aretha Franklin), 'Somebody to Love', 'White Rabbit' (Jefferson Airplane), 'San Francisco (Be Sure to Wear Flowers in Your Hair)' (Scott McKenzie), 'San Francisco Nights' (Eric Burdon & The Animals), 'Brown Eyed Girl' (Van Morrison), 'I Say a Little Prayer' (Dionne Warwick), 'I Can See for Miles', 'Happy Jack', 'Pictures of Lilly' (The Who), 'Daydream Believer', '(I'm Not Your) Stepping Stone' (The Monkees), 'I Heard It Through the Grapevine' (Gladys Knight & The Pips), 'Judy in Disguise (With Glasses)' (John Fred & His Playboy Band), 'Ain't No Mountain High Enough' (Marvin Gaye & Tammi Terrell), 'Happy Together' (The Turtles), 'Heroes and Villains' (The Beach Boys), 'Itchycoo Park' (Small Faces), 'My Back Pages', 'So You Want to Be a Rock 'n' Roll Star (The Byrds), 'Nights in White Satin' (The Moody Blues), 'Soul Finger' (The Bar-Kays) e 'Waterloo Sunset' (Kinks), entre outros.

O disco mais vendido do ano foi 'Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band', dos Beatles, enquanto o single número 1 foi 'Release Me', de Engelbert Humperdinck.

Diversos nomes que se transformariam em músicos importantes, conhecidos e influentes no futuro nasceram em 1967, como Dave Matthews, Kurt Cobain, Billy Corgan, John Popper (Blues Traveler), Mike Portnoy, Chuck Schuldiner, Noel Gallagher, Dave Navarro, Glen Benton (Deicide), John Petrucci, Serj Tankian, Jeff Tweedy (Wilco) e Steven Wilson. O ano ficou marcado também pela perda de artistas como John Coltrane, J.B. Lenoir, Brian Epstein, Woody Guthrie e Otis Redding.

Vieram ao mundo em 1967 bandas importantíssimas como Blue Cheer, Blue Öyster Cult, Chicago, Creedence Clearwater Revival, Fleetwood Mac, Genesis, James Gang, Jethro Tull, Procol Harum, Santana, Sly & The Family Stone, Spirit, Status Quo, The Stooges, T. Rex e Van der Graaf Generator.

O Grammy realizou a sua 9ª edição, premiando como Gravação do Ano a canção 'Strangers in the Night' de Frank Sinatra, e como Álbum do Ano 'A Man and His Music', também de Sinatra. O prêmio de Canção do Ano foi para 'Michelle', dos Beatles.

Para chegar à lista de melhores discos do ano, fiz um levantamento em diversos estudos similares, identificando os principais lançamentos do período. Tendo uma pré-lista com mais de uma centena de títulos nas mãos, apliquei as notas do Rate Your Music, All Music e de uma terceira fonte (geralmente a Rolling Stone, mas quando não consegui encontrar a avaliação original da revista variei entre DownBeat, Sputnik Music e Pitchfork).

Imagem

O resultado final está abaixo, e vem com uma playlist de bônus com os maiores hits e as canções mais marcantes do ano. Com vocês, os 50 melhores discos de 1967:

50 Don Cherry - Symphony of Improvisers
49 Sam & Dave - Soul Men
48 Tim Buckley - Goodbye and Hello
47 The Incredible String Band - The 5000 Spirits to the Layers of the Onion
46 Jackie McLean - Action
45 Wilson Pickett - The Wicked Pickett
44 Nico - Chelsea Girl
43 Pat Martino - El Hombre
42 The Left Banke - Walk Away Renée/Pretty Ballerina
41 The Monkees - Pisces, Aquarius, Capricorn & Jones Ltd.
40 The Moody Blues - Days of Future Passed
39 Cream - Disraeli Gears
38 McToy Tyner - The Real McCoy
37 Phil Ochs - Pleasures of the Harbor
36 William Bell - The Soul of a Bell
35 Nina Simone - High Priestess of Soul
34 Antônio Carlos Jobim - Wave
33 Big John Patton - Let 'Em Roll
32 Albert King - Born Under a Bad Sign
31 Charley Musselwhite - Stand Back!
30 The Byrds - Younger Than Yesterday
29 Sam Rivers - Contours
28 Jefferson Airplane - Surrealistic Pillow
27 Magic Sam - West Side Soul
26 Wayne Shorter - Adam's Apple
25 James Carr - You Got My Mind Messed Up
24 Captain Beefheart - Safe as Milk
23 The Kinks - Something Else by The Kinks
22 Love - Forever Changes
21 Fifty Foot Hose - Cauldron
20 Miles Davis - Sorcerer
19 Small Faces - There Are But Four Small Faces
18 Don Ellis - Electric Bath
17 Buffalo Springfield - Buffalo Springfield Again
16 Miles Davis - Miles Smiles
15 The Beatles - Magical Mystery Tour
14 Moby Grape - Moby Grape
13 The Rolling Stones - Between the Buttons
12 Lee Morgan - Cornbread
11 Bob Dylan - John Wesley Harding
10 The Who - The Who Sell Out
9 Nina Simone - Nina Simone Sings the Blues
8 Pink Floyd - The Piper at the Gates of Dawn
7 Aretha Franklin - I Never Loved a Man the Way I Love You
6 Jimi Hendrix - Axis: Bold as Love
5 Leonard Cohen - Songs of Leonard Cohen
4 The Doors - The Doors
3 The Beatles - Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band
2 Jimi Hendrix - Are You Experienced
1 The Velvet Underground & Nico - The Velvet Underground & Nico

Sobre o resultado final: entendo a importância e a influência do primeiro disco do Velvet Underground, mas ele não está entre os meus preferidos do ano. O meu top 10 de 1967 ficaria assim

1 The Beatles - Sgt. Peppers Lonely Hearts Club Band
2 Jimi Hendrix - Axis: Bold as Love
3 The Doors - The Doors
4 Cream - Disraeli Gears
5 The Beatles - Magical Mystery Tour
6 Nina Simone - Nina Simone Sings the Blues
7 The Byrds - Younger Than Yesterday
8 Jimi Hendrix - Are You Experienced
9 The Who - The Who Sell Out
10 Bob Dylan - John Wesley Harding

Nos comentários, o convite de sempre: conte pra gente qual é o seu top 10 de 1967.

Os responsáveis são citados no texto. Não culpe os editores. :-)

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

Quer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Pink Floyd
Em vídeo, Nick Mason bate McLaren avaliada em mais de 60 milhões

Pink Floyd: mesa que gravou "Dark Side" é leiloada em US$ 1,8 miPink Floyd: ouça a versão de 15 min de "Interstellar Overdrive"Roger Waters: mais uma prévia do novo álbum de estúdioPink Floyd: single com versão inédita de "Interstellar Overdrive"Floyd, Beatles, Dylan: não gostariam de começar a carreira hojeTodas as matérias e notícias sobre "Pink Floyd"

Pink Floyd
As dez melhores músicas lançadas pela banda nos anos setenta

Conjunto Alma Gaúcha
O Pink Floyd dos pampas!

Rock Progressivo
Os 15 maiores guitarristas do gênero

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, no link abaixo:

Post de 18 de março de 2016

Todas as matérias da seção Maiores e MelhoresTodas as matérias sobre "Beatles"Todas as matérias sobre "Jimi Hendrix"Todas as matérias sobre "Doors"Todas as matérias sobre "Pink Floyd"

Arch Enemy
"Satanismo é o cristianismo de ponta cabeça!"

Megadeth
Friedman explica os motivos de sua saída da banda

Axl e Bono
Entre artistas com egos do tamanho do Texas

Metal: os dez maiores bateristas da atualidadeLars Ulrich: "Eu era o maior fã do Iron Maiden"Dave Mustaine: Kiko é o primeiro que me intimida desde FriedmanLed Zeppelin: 10 músicas para ouvir quando estiver na fossaAs Novas Caras do Metal: especial 20 novas bandas de metal tradicionalMetallica: os riffs de 141 músicas em um único vídeo

Sobre Ricardo Seelig

Ricardo Seelig é editor da Collectors Room - www.collectorsroom.com.br - e colabora com o Whiplash.Net desde 2004.

Mais matérias de Ricardo Seelig no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online