Whiplash.NetMenuBuscaReload

Heavy Metal: clipes de metal que marcaram uma geração

 Compartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por Samuel Coutinho, Fonte: Metal da Ilha
Enviar correções  |  Comentários  | 

Estava eu, um belo dia relembrando os bons tempos, assistindo alguns VHS's antigos onde haviam vários clipes de metal gravados. Gravar um video clipe de metal em um VHS naquela época era um desafio, porque você tinha que estar "preparado". Não havia Youtube, e você tinha que torcer para passar o seu vídeo clipe favorito na TV. Era satisfatório, porque era na "raça". Nos anos 90 e 2000, várias bandas de metal estavam no auge, e consequentemente, saiam vários clipes legais que enchiam os nossos olhos.

Metallica: parceria com Gaga foi boa demais para um dia sóIron Maiden: Steve Harris pensou em acabar com a banda em 1993

Pensando nisso, elaboramos uma lista com alguns dos videos clipes mais assistidos e que marcaram época. Lembrando que foi analisado o conjunto (música + clipe), dando prioridade para a combinação da música com o clipe e os takes que deram uma moral à mais para o clipe.

METALLICA - "One"

Começando com um clássico absoluto. "One" foi um dos clipes mais assistidos pela grande maioria dos headbangers. Unir a história do filme retratado no clipe, foi uma combinação perfeita. Os takes onde a banda aparece tocando dá gosto de ver. Ouvir a música já te deixa ligado, assistir ao clipe então...Ver toda a agressividade da banda neste clipe, realmente enche os olhos. Não tem como pensar em um clipe de metal e não citar "One".

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

PANTERA - "5 Minutes Alone"

Outro clássico, e que clássico. O Pantera possui ótimos clipes, o que dizer de "Mouth For War"? Mas já que teria que escolher só um, "5 Minutes Alone" se sobre-saiu. A música ficou em perfeita harmonia com o clipe, os closes nos instrumentos foi uma jogada certeira. Combinando isso com a performance da banda, quer algo mais metal do que isso? Quem nunca pirou assisti a este vídeo clipe? Ver o Vinnie batendo naqueles pratos, dava impressão de que ia quebrar. Assista e prepare o replay!

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

KRISIUN - "Murderer"

Arrume um galpão abandonado e coloque o Krisiun pra tocar nele. Imaginou a cena? O clipe de "Murderer" é assim. Quando vi este clipe pela primeira vez, eu tive que dar um jeito de gravá-lo (já que não existia Youtube). O clipe de "Murderer" foi um dos que eu fazia questão de assistir de novo. Os takes de cada membro da banda são precisos, como por exemplo os closes nos pés de Max Kolesne. Só de ver aquilo você fica tipo: "CARALHO!!!". Detalhe para o silêncio que fica após o término da música, e o Max parando com a mão o prato ainda vibrando.

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

ARCH ENEMY - "Ravenous"

Outra porrada. Nunca vi uma música ficar tão perfeita com um vídeo clipe, como é o caso de "Ravenous" do Arch Enemy. Uma boa opção pra mostrar para os "amiguinhos" que acham que banda com vocal feminino é coisa de bicha. O clipe inteiro é praticamente a banda tocando, mas é isso que conta muito em um bom video clipe. As vezes, historinhas não agradam muito, então, o melhor é apenas pegar os instrumentos, a filmadora e botar pra quebrar! Destaque para aquela cena em que os irmãos Amott aparecem juntos fazendo o riff principal da música, colocando o demo pra bater cabeça. Angela está "horripilante" neste clipe, valeu muito a pena assistir.

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

RHAPSODY OF FIRE - "Emerald Sword"

Ah, nada melhor do que estar no auge. A banda italiana Rhapsody (hoje Rhapsody Of Fire) passou por uma bela fase no começa da carreira. O lançamento de "Symphony Of Enchanted Lands" foi um marco para a história do power metal. Um video clipe que chamou muito a atenção na época, foi o da música "Emerald Sword", com imagens da banda ao vivo. Na introdução da música ("Epicus Furor") o guitarrista Luca Turilli fica encarregado de animar a galera para começar com tudo. Detalhe para a imagem marcante de Turilli erguendo as mão para o público e dando sinal de positivo, dizendo que está tudo OK. Ver Alessandro Lotta nos palcos é de uma nostalgia tremenda... bons tempos!

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

MANOWAR - "Return Of The Warlord"

Em clima de "Moto Fest" em minha cidade, lembrar de "Return Of The Warlord" do Manowar é uma bela homenagem. Tem coisa mais heavy metal do que motocicleta e mulher? Apesar das performances da banda serem bem toscas, este clipe foi uma exceção, já que eles não precisaram fazer nada além de pilotarem as motos. Nada mais metal do que pegar a mulherada, montar nas motos e irem para um pub jogar uma sinuquinha e tocar. Um bom clipe.

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

YNGWIE MALMSTEEN - "I'll See the Light Tonight"

Apesar de não ser muito da minha época, "I'll See the Light Tonight" do guitarrista sueco, Yngwie Malmsteen, foi um video clipe que acompanhei muito pela TV. Que música, que cenário, que clipe. Logo na introdução, uma guitarra queimando e um espadachim surgindo em uma espécie de portal, na sequência dando lugar para a performance de Malmsteen. Com um palco daqueles daria pra fazer um filme, impressionante a hora que aparece um dragão cuspindo fogo, saindo de um poço localizado no centro do palco, em frente ao baterista que estava cercado de serpentes. Pode parecer tosco, mas para a época era algo brilhante.

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

HAMMERFALL - "Hearts On Fire"

Quem nunca assistiu a este clipe e viajou bonito com aquelas cenas das caveirinhas saindo do chão? Um clipe puramente cheios de clichês, "Hearts On Fire" do Hammerfall, ficou marcado por ser um clipe repleto de efeitinhos até bonitinhos. Mas a imagem que fica ao ver a banda caracterizada do jeito mais heavy metal possível (mas com moderação), nos faz sentir mais orgulho de curtir metal. Os clipes do Hammerfall sempre contam com performances e atuações dos músicos, e "Hearts On Fire", indiscutivelmente, foi o escolhido para este artigo.

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

OZZY OSBOURNE - "No More Tears"

Clássico puro. Certamente um dos clipes mais assistidos pelo público na velha MTV. O clipe de "No More Tears" é uma obra de arte. Uma mulher que entra em um quarto e, de tanto chorar, acaba ficando completamente alagado, isso é arte. Não sei de quem teve essa brilhante idéia para o clipe, mas se encaixou perfeitamente com a música. Ozzy, completamente macabro nas imagens, conta que a cena em que ele balança a cabeça, foi tão doida que ele pensou que sua cabeça iria cair.

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

METALLICA - "The Unforgiven II"

De novo Metallica? Sim, de novo. Do mesmo jeito que eu também poderia ter colocado "Mouth For War" do Pantera. Mas como deixar o clipe de "The Unforgiven II" fora da lista? Aposto que eu seria cobrado nos comentários. E sinceramente...que clipe! Confesso que senti orgulho da MTV em passar tanto clipe bom naquela época, hoje...Deus abençoe o Youtube. Mas este clipe do Metallica é simplesmente fantástico, cenas muito bem representadas. Fico imaginando a aflição de alguém tendo o braço preso em um muro e passar por tantas coisas. As cenas da banda tocando ficaram sublimes, destaque para a chuva de pedras que começam a cair e vão formando buracos em torno da banda, até cada um ficar somente em alguns pilares, solitários.

Inscreva-se no nosso canalWhiplash.Net no YouTube

Esses foram alguns dos video clipes que marcaram época, partindo do começo dos anos 90 até os anos 2000. Com certeza faltaram muitos que poderiam estar na lista, mas aí ela ficaria bem grande. Sinta-se a vontade para citar os seus preferidos nos comentários.

Os responsáveis são citados no texto. Não culpe os editores. :-)

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

Quer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

 Compartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Metallica
Parceria com Gaga foi boa demais para um dia só, diz Lars

Metal Heavy: 10 clássicos para entender o Thrash MetalMetallica: doidos pra tocar em estádios novamenteMetallica: veja making of de "Halo on Fire"Metallica: veja o "making of" de "Am I Savage?"Metallica: turnê norte-americana com A7X, Volbeat e GojiraTodas as matérias e notícias sobre "Metallica"

Lars Ulrich
O motivo pelo qual o Big Four tocou "Am I Evil"

Guitar World
Os melhores solos de guitarra de todos os tempos

RHCP
Confundidos com o Metallica, tiveram que autografar cds e fotos

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 23 de junho de 2014
Post de 28 de junho de 2014
Post de 07 de janeiro de 2017

Todas as matérias da seção Maiores e MelhoresTodas as matérias sobre "Metallica"Todas as matérias sobre "Ozzy Osbourne"Todas as matérias sobre "Hammerfall"Todas as matérias sobre "Manowar"Todas as matérias sobre "Rhapsody"Todas as matérias sobre "Arch Enemy"Todas as matérias sobre "Krisiun"Todas as matérias sobre "Pantera"

Iron Maiden
Steve Harris pensou em acabar com a banda em 1993

Rachel Sheherazade
Pedindo corrente de orações para Bruce Dickinson

Restart
Trecho de "Enter Sandman" no VMB 2010

The Voice Brasil: candidato arrebata jurados cantando AC/DCPaula Fernandes: aos 19 anos ela ia em shows de Black MetalMegadeth: Dave Mustaine elege seu top 5 da Austrália e UKRob Halford: "Talvez eu seja o único Gay vocalista de Metal"Iron Maiden: entenda o acidente com o Ed Force OneIron Maiden: Os dois primeiros álbuns soavam horríveis

Sobre Samuel Coutinho

Nascido no interior de SP no dia 15/12/1986, em uma cidade chamada Ilha Solteira, Samuel Coutinho se entregou ao heavy metal logo na adolescência. Seu forte sempre foi o heavy metal melódico, variando desde o prog-metal até ao power-metal.

Mais matérias de Samuel Coutinho no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em agosto: 1.237.477 visitantes, 2.825.604 visitas, 7.034.755 pageviews.

Usuários online