Folk Metal: dez dicas oriundas da América do Sul

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Folk Metal: dez dicas oriundas da América do Sul


  | Comentários:

Bandas de folk metal normalmente não possuem temor em ousar. Isso é um dos fatores que torna o estilo tão complexo no que se refere ao instrumental e também rico, quando falamos em temáticas das letras. A Europa possui seus nomes que tratam do folclore, seja ele local, ou de algum povo antigo específico. Na América do Sul não é diferente, também temos diversas bandas que tratam de temas relacionados a mitologia ou crenças locais, mas que também vão por outros caminhos, e que mesclam desde o Power, Black, Death Metal com o folk e músicas nativas. Vejamos a partir de agora dez dicas de bandas folk de nosso continente:

a)Skiltron (Argentina)

Imagem

Formado em 2004, o Skiltron é um dos grandes nomes do Folk Metal argentino. Com três álbuns lançados e com um quarto já a caminho neste ano, a banda inclusive já passou pelo Brasil. Recomendado o segundo álbum do grupo, "Beheading The Liars", de 2008. A banda pratica um heavy metal com folk regado ao uso de flautas e gaita de foles bem encaixadas com bons riffs em seus trabalhos.

Skiltron - Skiltron

b)Tengwar (Argentina)

Imagem

Oriundo de Buenos Aires, o Tengwar iniciou suas atividades em 2003, e depois do lançamento de dois EP´S, somente em 2010 lancou seu primeiro registro completo, "The Halfling Forth Shall Stand". O som é bem ao estilo de seus compatriotas do Skiltron, porém a banda se destaca usando bons coros que aliados ao instrumental proporcionam uma atmosfera mais épica, com uma pegada mais Power Metal em alguns momentos. A temática tolkiana está presente no trabalho destes argentinos.

Tengwar – Dwarfs Sings in the Dark

c)Tersivel (Argentina)

Imagem

Mais uma banda que já possui quase dez anos de estrada, mas que só a pouco tempo lançou seu debut. "For One Pagan Brotherhood" é uma verdadeira experiência épica direto dos campos de batalha proporcionados por Lian Gerbino (guitarras/vocal) e companhia. Os argentinos demonstram um Pagan Folk Metal que oferece passagens mais rápidas, e com uso bem evidente dos teclados. Tersivel significa, segundo a banda, "no encontro de diferentes civilizações pagãs unidas para levantar-se contra o cristianismo". A banda também se apresentou no Brasil recentemente.

Tersivel – As Brothers We Shall Fight

d)Lóchrann (Brasil)

Imagem

O Lóchrann é uma das boas novidades do estilo no Brasil. A banda de Campinas-SP pratica um folk calcado em temas relacionados a cultura antiga, e incorporam melodias tradicionais européias. O instrumental também é apurado, destaques para as flautas e violino. A banda possui planos de lançar seu debut no futuro, e com certeza a expectativa é boa para o que virá por ai.

Lóchrann – I Believe

e)Tuatha de Danann (Brasil)

Imagem

Para os fãs do folk no Brasil, uma banda que dispensa apresentações. Estes são os mineiros do Tuatha de Danann. A banda que em 2010 teve a saída de Bruno Maia, um dos fundadores e multitalentoso músico, acabou por entrar em um hiato a partir de então. Fundada em 1995 em Varginha, a banda possui quatro álbuns de estúdio, destaque para o excelente "Trova di Danu", de 2004, que demonstrou um pouco da influência da cultura celta no trabalho do grupo.

Tuatha de Danann – Land Of Youth

f)Folkheim (Chile)

Imagem

O Folkheim é uma banda de folk/black metal da cidade de Antofagasta, Chile. Com uma demo, "Touched By Thy Undisturbed Essence", de 2004 e um EP, "Pachakuti", de 2006, a banda pretende lançar seu full-length em breve. Nota-se clara influência dos finlandeses do Finntroll no som da banda, como na faixa "Asylum Ignorantiae", presente na demo de 2004.

Folkheim - Asylum ignorantiae

g)Guahaihoque (Colombia)

Imagem

O Guahaihoque é uma banda da cidade de Cali, Colômbia que já possui um tempo de estrada, criada em 1996, e que só conseguiu lançar seu debut, "The Return Of The Ancient Gods" em 2007. A banda pratica um Folk Black Metal com densa atmosfera e regado a passagens mais simplórias e outras mais extremas.

Guahaihoque - Revelations

h)MuyzKKubuN (Colombia)

Imagem

O nome é complicado... mas a banda não complica o som. Nascida em 2009, estes colombianos calcam sua música com ritmos mais velozes, bons solos e claro, partes folk bem trabalhadas, que fazem com que o som não seja enjooativo. A banda lançou um promo álbum este ano, até agora único registro do grupo, destaque para a faixa "Land Of Eldorado".

MuyzKKubuN – Land of Eldorado

i)Yawarhiem (Peru)

Imagem

Da cidade de Lima, vem o Power/Folk de outra banda de nome um pouco complicado, o Yawarhiem. Discursando nas músicas sobre lendas andinas, a banda mistura vocais masculinos e femininos em um som bem mais Power metal do que folk, para dizer a verdade. "The Rebirth of the Empire", lançado em 2009, proporciona bons momentos, destaque para a faixa "Darkness, Blood & Tears".

Yawarhiem – Darkness, Blood & Tears

j)Ch’aska (Peru)

Imagem

Formado na cidade de Arequipa, o Ch’aska começou no ano de 2002. "Pururauca", debut da banda, foi lançado em 2009 e mostra uma banda que mistura heavy metal com alguns elementos folclóricos do Peru. Ch'aska é uma palavra quíchua usado pelos incas para nomear a estrela mais brilhante no céu, estando associada principalmente com o planeta Vênus.

Ch’aska - Imperio Caido


Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Os responsáveis são citados no texto. Não culpe os editores do Whiplash.Net. :-)

Esta é uma matéria antiga do Whiplash.Net. Por que destacamos matérias antigas?


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Melhores e Maiores
Todas as matérias sobre "Skiltron"
Todas as matérias sobre "Tengwar"
Todas as matérias sobre "Tersivel"
Todas as matérias sobre "Lochrann"
Todas as matérias sobre "Tuatha de Danann"
Todas as matérias sobre "Folkheim"
Todas as matérias sobre "Guahaihoque"
Todas as matérias sobre "Muyzkkubun"
Todas as matérias sobre "Yawarhiem"
Todas as matérias sobre "Chaska"

BMU: festival dedicado ao metal brasileiro pode voltar em 2014
Tuatha de Danann: Trova di Danú em São Paulo em festival próprio
Tuatha de Danann: documentario online sobre a volta da banda
Kernunna: Primoroso, é ouvir para crer!
Tuatha de Danann: Os duendes mineiros no Manifesto de São Paulo
Tuatha de Danann: "Tingalaratingadun" e set acústico no Manifesto
Rock In Rio: Bruno Maia em matéria da Globo/Eptv
Tuatha de Danann: Bruno Maia fala do retorno dos duendes mineiros
Lothloryen: banda em parceria com o Tuatha de Danann?
Tuatha de Danann: banda se apresenta de novo em setembro em SP
Tuatha de Danann: galeria de fotos da apresentação em São Paulo
Tuatha de Danann: ingressos esgotados para o show no Manifesto
Tuatha de Danann: retornando a capital paulista no fim de semana
Angra e Tuatha de Danann: show em Uberlândia/MG
Tuatha de Danann: Rodrigo Berne comenta volta da banda

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre José Antonio Alves

Nascido em 02/07/1989, sou estudante de Informática e me aventuro nos caminhos do rock desde os treze anos. Comecei ouvindo os clássicos, Iron Maiden, Black Sabbath, Motorhead. Hoje ouço um leque variado de bandas dentro do Metal, sem radicalizações de estilo. Posso ser encontrado no twitter no @jose665.

Mais matérias de José Antonio Alves no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas