Imprensa do Rock: os 70 melhores do Rock'n'Roll

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Imprensa do Rock: os 70 melhores do Rock'n'Roll

Postado por Sara Leal | Fonte: Imprensa Rock

  | Comentários:

Os colaboradores da Imprensa do Rock, elegeram os 70 melhores discos de toda a história do Rock n' Roll. Não foi tarefa das mais fáceis, digo que até mesmo foi mais fácil escrevermos as 70 descrições de cada disco, do que elegê-los.

A ordem em que fizemos é alternada. Ou seja, não haverá uma ordem fixa. Cada artigo irá contar com 10 descrições, afinal, para ficar algo mais confortável para vocês leitores, dividimos os 70 álbuns em 7 partes(artigos).

- Colaboraram nesta matéria: Sara Leal (Blind Guardian Brasil), Ricardo Seelig (Collector's Room), Ricardo Miranda, Duff Costa, Cristiano, Lucas Cottica, Thomaz Victor, Victor Francisco e Lucas Caldeira.

Lucas Caldeira
Led Zeppelin IV - Led Zeppelin
Use Your Illusion I & II - Guns n' Roses
For Those About To Rock (We Salute You) - AC/DC
Live Bootleg! - Aerosmith
Nevermind - Nirvana
Blood Sugar Sex Magik - Red Hot Chili Peppers
The Doors - The Doors
By The Way - Red Hot Chili Peppers

Duff Costa
London Calling – The Clash
Appetite For Destruction – Guns n' Roses
And Justice For All – Metallica
Never Mind The Bollocks – Sex Pistols
Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band – The Beatles
NOLA – Down
A Night at the Opera – Queen
Working on a Dream – Bruce Springsteen

Ricardo Miranda
Ten - Pearl Jam

Lucas Cottica
Heaven and Hell - Black Sabbath
Black Metal - Venom
Rust In Peace - Megadeth
Roots - Sepultura
British Steel - Judas Priest
Overkill - Motörhead
Blizzard of Ozz - Ozzy Osbourne

Thomaz Victor
Yes - Close to the Edge
Pink Floyd - The Wall
Rush - 2112
Iron Maiden - Somewhere in Time
Scorpions - Love at First Sting
Ramones - Born to die in Berlin
AC/DC - Black Ice
Genesis - Selling England By The Pound

Cristiano
Rocket to Russia - Ramones
Back in Black - AC/DC
War - U2
Metallica aka Black Album - Metallica
O Concreto Já Rachou - Plebe Rude
Dois - Legião Urbana
Cabeça Dinossauro - Titãs
A Revolta dos Dandis - Engenheiros do Hawaii

Alisson da Silva
Extreme II - Pornograffitti
Europe - Out Of This World
Oasis - Be Here Now
Ratt - Out Of The Cellar
Van Halen - Fair Warning
Bon Jovi - Keep the Faith
Aerosmith - Nine Lives
Foo Fighters - Wasting Light

Sara Leal
Nightfall In The Middle earth - Blind Guardian
Keeper of the seven keys Pt. II - Helloween
Paranoid - Black Sabbath
Thick as a Brick - Jethro Tull
Demons & Wizards - Demons & Wizards
Dawn of Victory - Rhapsody Of Fire
Moment of Glory - Scorpions
Rebirth - Angra

Victor Francisco
Pink Floyd - The Dark Side of The Moon
Megadeth - The System Has Failed
Van Halen - 1984
Metallica - Ride The Lightning
Pink Floyd - The Wall

Ricardo Seelig (Collector's Room)

Fazer listas apontando os melhores discos da história do rock é sempre complicado. Mas, também, é sempre um desafio muito legal. É claro que alguns álbuns obrigatórios ficaram de fora, afinal o Lucas só me deixou escolher oito, mas é aí que está o desafio do negócio. Só um detalhe: a lista está em ordem cronológica, e não de preferência.

Abbey Road - Beatles
Layla and Other Assorted Love Songs - Derek and Dominos
Sticky Fingers - Rolling Stones
Physical Graffiti - Led Zeppelin
Jailbreak - Thinlizzy
Rising - Rainbow
Heaven and Hell - Black Sabbath
Powerslave - Iron Maiden

Enfim, chega de blá blá blá. Vamos ao que interessa.

Imagem
Iron Maiden – Powerslave (1984)

O heavy metal como o conhecemos não existiria sem o Iron Maiden. Seja pelas melodias, pelas composições grandiosas ou pelos vocais de Bruce Dickinson, o que não faltam são elementos para classificar a banda de Steve Harris no pódio das mais importantes e influentes do metal. E, na minha opinião, Powerslave é o ápice da sonoridade do quinteto. Se me pedissem para definir o heavy metal em apenas um disco, Powerslave seria a resposta.

Imagem
Led Zeppelin - Led Zeppelin IV (1971)

O consagrado álbum do Led Zeppelin, foi lançado no início da década de 70. Álbum que rapidamente, já marcou e marca, a boa parte das gerações que estão por vir. "Stairway to Heaven" e "Misty Mountain Hop" foram as responsáveis por todo este sucesso que o álbum rendeu. No meio desta fama, o álbum foi incluído na lista dos 200 definitivos da história do Rock n' Roll.

Imagem
Red Hot Chili Peppers - Blood Sugar Sex Magik (1991)

Blood Sugar Sex Magik merece estar sem dúvidas na nossa lista dos 70 melhores, simplesmente merece. Os californianos dos Peppers, mostraram o que não conseguiram mostrar no álbum anterior, o tão "odiado", Mother's Milk: a verdadeira identidade do grupo. Foi lançado em 1991, ano em que se tornou a 'era auge' do Rock alternativo, após tantas bandas do mesmo gênero lançarem álbuns memoráveis da década. Neste aclamado disco do Chili Peppers, temos como singles destaques "Give it Away" e "Under the Bridge".

Imagem
Pink Floyd - The Dark of Side The Moon (1973)

Um álbum incrível e conceitual. É o que tenho a dizer sobre essa obra prima do mundo progressivo, mas o que me faz dizer isso é que existem músicas incríveis dentro dele, "Money" pode-se dizer que é uma delas. Não se percebe quando esse álbum acaba bem rápido seguindo o lema de "conceitual", característica que resulta em um álbum fantástico.

Imagem
The Clash - London Calling (1979)

Em 1979 o que não faltavam era bandas punk: Ramones, Sex Pistols, The Stooges. E de certo modo, isso já estava ficando saturado. Até que no dia 14 de dezembro daquele ano foi lançado o álbum que reacenderia a paixão e atitude das ruas. "London Calling" consegue ir do Punk ao Ska, Jazz, Rockabilly Hard Rock e R&B sem soar estranho durante as 19 faixas do disco. O melhor disco punk de uma das mais versáteis bandas de todos os tempos.

Imagem
Guns n' Roses - Appetite for Destruction (1988)

É clichê falar que o Guns n Roses foi a banda que salvou o Hard Rock, e que esse disco tem toda a agressividade e sujeira necessários para mostrar como era a realidade desses músicos que só queriam fazer rock n roll em Los Angeles? Talvez seja. Mas não tem como negar que todo o trabalho de composição do grupo, junto com o processo de gravação do gênio Mike Clink tenha virado um dos melhores discos de estreia na historia do Rock n' Roll.

Imagem
Pearl Jam - Ten (1991)

Ten é o álbum de estréia dos estadunidenses do Pearl Jam lançado em 1991. Este álbum levou o grupo ao sucesso já no primeiro momento. Análises de álbum de grandes meios de comunicação, Rolling Stone por exemplo, ajudou a banda crescer e o público a conhecer este magnífico trabalho. "Alive", trilha sonora de inúmeras novelas, é o single destaque do disco.

Imagem
Thin Lizzy – Jailbreak (1976)

Adoro melodias, e o Thin Lizzy era mestre em criar melodias inesquecíveis. Jailbreak é um desfile de composições excelentes que mais parece um greatest hits. Tem o maior hit da banda, “The Boys Are Back in Town”, e faixas antológicas como “Cowboy Song”, “Warriors” e “Emerald”. Uma orgia sonora cujo combustível são guitarras gêmeas ensandecidas!

Imagem
The Beatles - Sgt Pepper’s Lonely Hearts Club Band (1967)

Você sabe que está no caminho certo como músico quando Jimi Hendrix decide tocar uma canção do seu álbum, lançado há poucos dias. E foi isso o que aconteceu em 1967. Apesar de uma crítica negativa (e irracional, diga-se de passagem) do New York Times, SPLHCB levou os Beatles de “uma banda de rock”, para “super-astros” e posteriormente, “a maior banda de todos os tempos”. Indicação de faixa? Ouça o álbum inteiro!

Imagem
Sex Pistols - Never Mind The Bollocks (1977)

Se você é realmente ligado no som punk é impossivel deixar de relacionar a Inglaterra com os Sex Pistols. Never Mind The Bollocks, com sua temática Nilista e política, mostra o outro lado das ruas londrinas. O disco foi o suficiente para deixar uma banda que durou apenas dois anos consagrada para todo o sempre na história do Rock n' Roll.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Os responsáveis são citados no texto. Não culpe os editores do Whiplash.Net. :-)

Esta é uma matéria antiga do Whiplash.Net. Por que destacamos matérias antigas?


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Melhores e Maiores

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Sara Leal

Nascida e criada em Brasília-DF, estudante de direito, jogadora de xadrez, fã de carteirinha do grande guitarrista Tiago Cardoso (seu esposo) e apaixonada pelo Blind Guardian. Teve seu 1º contato Metal na aula de inglês ao som de Love Of My Life e desde aí firmou seu eterno vínculo com a música dos deuses.

Mais matérias de Sara Leal no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas