O holandês Eric de Haas é sem dúvida um importante nome na história do heavy metal no Brasil. Tendo iniciado sua carreira como fotógrafo de shows, com fotos publicadas em diversas revistas de rock e metal, sua vida mudou ao conhecer o Brasil, seu lar há 22 anos, e com isso a história do metal no Brasil também mudou. Em 1990 ele fundou em São Paulo a versão brasileira do lendário holandês Bar Dynamo, onde diversas bandas despontaram nos anos 80. Lançou no Brasil as revistas On&Off e Dynamite e realizou durante a década de 90 inúmeras turnês no Brasil de gigantes do metal mundial, e colaborou na primeira grande turnê do Sepultura como headliner no exterior, e na participação no festival Dynamo Open Air, um dos eventos metálicos de maior prestígio na época.
Ainda nos anos 90 Eric de Haas abriu em São Paulo a representação brasileira da Century Media, lançando aqui os CDs da gravadora e representando outros selos como SPV, Nuclear Blast e Sanctuary. Ao todo foram mais de 500 títulos lançados. Já na década seguinte, em 2004, Eric reabriu o bar Dynamo, e dois anos após trouxe a versão brasileira da revista Rock Hard, além de inaugurar a gravadora Dynamo Records, que em parceria com a Sanctuary Records lançou um acervo considerável de CDs no Brasil. Atualmente este incansável holandês é responsável pelas exportações e marketing dos amplificadores Meteoro no exterior, trabalhando em algumas das maiores feiras de instrumentos musicais do mundo.
Confira abaixo os primeiros contatos de Eric de Haas com a música, e os álbuns que marcaram sua vida.
Comecei a me interessar por música com cerca de 12 anos de idade, ouvindo bandas como Pink Floyd e Rolling Stones, seguidas de AC/DC e Deep Purple, mas foi após ouvir o primeiro disco do Iron Maiden, quando foi lançado, que me apaixonei por heavy metal mesmo, e comecei a procurar por mais bandas do estilo. No final dos anos setenta eu comecei a me interessar por fotografia e comprei uma câmera barata. Os primeiros shows em que fui foram os do Mother's Finest e do Rolling Stones no final dos anos 70, ou talvez tenha sido 1980, não lembro. Levei a câmera e tirei muitas fotos. As fotos dos Rolling Stones ficaram realmente espetaculares e centenas de pessoas na Holanda me pediram cópias das mesmas, o que me incentivou a levar a câmera para todos os shows.

No início dos anos 80 foi criada a primeira revista de heavy metal na Holanda, a Aardschok, coincidentemente na minha cidade, e o dono, Metal Mike, e eu logo nos conhecemos. Quando ele viu as fotos me pediu para fotografar para a revista, o que acabou sendo o início de uma carreira, e dentro de pouco tempo a maioria das revistas européias e americanas de rock ou heavy metal começaram a usar as minhas fotos. Isso tudo durou até eu viajar para o Brasil em 1988, país pelo qual me apaixonei e para onde me mudei no mesmo ano, indo morar em São Paulo.











Incrível como tem discos que marcam, em diversos estilos. Posso ainda citar discos como:
The Sisters of Mercy - "Vision Thing"
Deep Purple - "24 Carat Purple"
Supertramp - "Breakfast in America"
Dead Can Dance - "Dead Can Dance"
Enigma – "MCMXC aD"
Alan Parsons Project – "Eye In The Sky"
Slayer – "Show No Mercy"
Os editores do Whiplash.Net NÃO SÃO responsáveis pelas escolhas. Responsáveis são citados no texto. :-)
Esta é uma matéria antiga do site Whiplash.Net. Quer saber por que destacamos matérias antigas?
Todas as matérias da seção Melhores e Maiores
Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, HOTMAIL, AOL ou YAHOO, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que fizeram uso deste sistema (citados na assinatura de cada comentário). Caso você considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Os responsáveis pelo site podem excluir comentários que julguem inadequados e fornecer informações sobre os comentários a reclamantes se solicitados.
Pense antes de escrever. Ao comentar sobre alguém, lembre-se que este alguém é uma pessoa e merece respeito. Tenha cuidado especial ao comentar sobre colaboradores do Whiplash.Net; eles trabalham de graça para gerar o conteúdo que você está lendo. Mais chato do que uma matéria com erro, ou uma opinião com que você não concorda, são os chatos que apenas reclamam. Se acha que pode fazer melhor, clique no link ENVIAR MATERIAL no topo do site. Se achar um erro de digitação ou similar, envie pelo link de ENVIO DE CORREÇÕES; lembre-se que é falta de educação corrigir outras pessoas em público. E lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo; isso é um bom incentivo aos colaboradores. :-)
Chatos, trolls e usuários que faltam com respeito a outras pessoas poderão ser banidos sem aviso prévio.
Descobriu o metal com clássicos como Iron Maiden e Black Sabbath. Hoje em dia, entre outros gêneros musicais, e sem se limitar a rótulos, ouve principalmente doom, viking e folk metal. Sempre que possível está em busca de novas bandas que tenham algo a transmitir alem de clichês, e mesmo em meio a tantas novidades não dispensa pérolas como o bom e velho Candlemass. Acompanha o Whiplash! desde os primórdios, tendo iniciado sua vida de internauta no mesmo ano de criação do site (1996). Há algum tempo está envolvido com metal, seja trabalhando com eventos, bandas, gravadoras ou imprensa, na tentativa de contribuir de alguma forma para o crescimento desse que é um dos segmentos mais apaixonantes da música, o metal.
Mais informações sobre Emanuel Seagal
Mais matérias de Emanuel Seagal no Whiplash.Net.
Link que não funciona para email (ignore)
QUEM SOMOS | RSS | FACEBOOK | TWITTER | APPS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO
Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria. Os textos não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será retirado do site.
Em abril de 2012 Whiplash.Net teve 1.211.297 visitantes, 3.149.841 visitas e 10.113.719 pageviews. Ver stats.