VH: O mágico início de uma das maiores bandas de todos os tempos

Resenha - A Ascenção do Van Halen - Van Halen

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Por David Soares da Costa Oliveira
Enviar correções  |  Comentários  | 

Em meio a todos os meus afazeres, assim como qualquer outra pessoa, possuo hobbies. Um deles é a leitura! E o faço quando consigo (leia-se "consigo" muitas vezes como o horário em que deveria estar dormindo, rsrs).

Rock e Metal: Doze ótimos álbuns para iniciantesVanusa e Black Sabbath: a notável coincidência nos riffs

Dentre publicações de ficção científica, terror, suspenses e técnicos da minha área de formação acadêmica, adoro livros que tratam de biografias de artistas da música. Acho interessante para tomar como lição e exemplo o quão é difícil a conquista de qualquer nível de sucesso em um seguimento onde o talento absolutamente não é a única ou a principal variável em muitos casos.

Já li várias biografias de bandas e artistas os quais sou fã! Mas está biografia do VAN HALEN é realmente o melhor livro do gênero que tive a oportunidade de ler até hoje!

Imagem

"A ASCENÇÃO DO VAN HALEN" prende o leitor do início ao fim devido a combinação da grandiosa história deste ícone retumbante da história do rock, que é o VAN HALEN, aliada à abordagem do autor Greg Renoff.

Sua abordagem calcada em uma bibliografia vasta e nas entrevistas (obtidas sem medir quaisquer esforços) de testemunhas oculares da história desta banda em seus mínimos detalhes, fazem desse livro uma publicação absolutamente fundamental para quem é fã da banda ou simplesmente tem interesse em uma boa biografia.

O livro desmistifica muita coisa que quaisquer desavisados, a cerca do mito que é o VAN HALEN, podem imaginar!

David Lee Roth é uma figura muito mais importante e emblemática, no que diz respeito ao VAN HALEN, do que muita gente possa pensar! Foi dele a ideia de batizar a banda com o nome dos dois irmãos, Alex e Edward, sob a justificativa que aquele era o nome deles e ninguém, jamais, poderia tirar isso da banda! Dentre tantos outros tipos de contribuição no que tange ao que foi se tornando o VAN HALEN e seu som característico, digo com absoluta certeza que quem não gosta do vocalista original da banda, seja por qualquer motivo, passa a admirar esta figura pela sua determinação em se transformar na figura essencial que se tornou, gradativamente ao longo dos anos, desde sua entrada para o grupo em 1976. O cara comeu o pão que o diabo amassou e foi muito obstinado! Saiu de tapa buraco por falta de opção à uma das maiores estrelas do rock!

No livro é detalhado com precisão como Eddie Van Halen concebeu seu jeito icônico e absolutamente original de tocar guitarra ao longo dos anos 70 para devastar o mundo a partir de 1978 com o primeiro disco de sua banda! É dissecado, também, a busca obsessiva do guitarrista (desde seus 14, 15 anos) pela sonoridade que ele adquiriu e criou sozinho e que tornou seu som absolutamente inconfundível (para não dizer inigualável aos olhos deste que vos escreve)!

O autor da obra também descreve com detalhes minuciosos a produção do primeiro disco da banda, lançado em 1978, e que é o disco de estreia mais bem sucedido de toda a história do rock! Ted Templeman, o produtor que seguiu o VAN HALEN durante mais da metade da carreira profissional da banda, mostra como ajudou a moldar de uma vez por todas a figura de David Lee Roth como cantor e como estabeleceu a característica do som da banda em torno da guitarra de Eddie Van Halen, da personalidade de Roth, da bateria simétrica de Alex Van Halen e dos vocais e harmonias de apoio de Michael Anthony! Nesta ordem!

Com depoimentos de gigantes como Black Sabbath, KISS, Journey, dentre outros músicos que se tornaram famosos na década de 80, "A ASCENSÃO DO VAN HALEN" mostra como está banda que começou tocando em festas de quintais das zonas mais periféricas de Los Angeles (cobrando 1 dólar à época) influenciou músicos das vertentes mais pesadas do rock como o PANTERA, passando por bandas as quais já existiam antes mesmo deles ou que vieram depois (como KISS, Scorpions, Judas Priest, Accept, etc), até estilos de música como a Disco Music dos anos 80 e o Pop.

No final, creio que a grande mensagem é: CORRA ATRÁS E NUNCA DESISTA DO QUE VOCÊ ACREDITA SER CAPAZ DE CONSEGUIR! POR MAIS ESTRANHO E PIEGAS QUE ISSO POSSA PARECER!

Quer ficar atualizado? Siga no Facebook, Twitter, G+, Newsletter, etc

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+Compartilhar no WhatsApp

Rock e Metal
Doze ótimos álbuns para iniciantes

Van Halen: doação de guitarras para escolas públicasChickenfoot: assista ao novo clipe de "Divine Termination"Todas as matérias e notícias sobre "Van Halen"

Classic Rock
100 grandes discos da década de 1980 segundo a revista inglesa

Van Halen
Prejuizo de 85 mil dólares por causa de um M&M marrom

Zakk Wylde
"Guitar Hero é a melhor coisa desde Eruption"

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Todas as matérias da seção Resenhas de LivrosTodas as matérias sobre "Van Halen"

Vanusa e Black Sabbath
A notável coincidência nos riffs

Sebastian Bach
Afinal, porque ele não entrou no Priest?

Fotos de Infância
Jon Bon Jovi muito antes da fama

O tempo não para: fotos do antes e depois de alguns rockstarsGuns N' Roses: por dentro do luxuoso avião privado da bandaDream Theater: assista ao "Reality Show" com legendasKiko Loureiro: "Randy Rhoads foi como um grande herói para mim"Queen: Mashup Acapella com 12 hits em 4 minutos por brasileiroIron Maiden: 10 músicas que você provavelmente esqueceu que gosta

Sobre David Soares da Costa Oliveira

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados. Caso seja o autor e tenha dez ou mais matérias publicadas no Whiplash.Net, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Link que não funciona para email (ignore)

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em agosto: 1.237.477 visitantes, 2.825.604 visitas, 7.034.755 pageviews.

Usuários online