Keith Richards: inspiração em livro de "autoajuda"

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Keith Richards: inspiração em livro de "autoajuda"


  | Comentários:

No ano em que os Rolling Stones completam meio século de estrada, as prateleiras das livrarias e as lojas virtuais são tomadas por uma avalanche de títulos dedicados à banda. Muitos lançamentos – como duas biografias de Mick Jagger, escritas por Bob Spitz e Christopher Andersen, respectivamente – e outras obras não tão recentes despertam a curiosidade dos fãs e do público em geral. E graças ao destaque que a celebração ganhou na mídia, ainda há espaço para os oportunistas de plantão, que buscam lucrar em cima de qualquer produto relacionado ao grupo.

Imagem
Partindo de uma premissa até interessante, “O que Keith Richards faria em seu lugar?” (Fontanar), de Jessica Pallington West, se pretende um guia de autoajuda politicamente incorreto: ao invés de gurus corporativos ou sábios orientais, a figura do “sobrevivente” Keith Richards; no lugar das fórmulas de sucesso e felicidade dificilmente aplicáveis à vida real, a filosofia mundana e barata do guitarrista dos Stones.

No geral, o livro nada mais é do que uma compilação de frases do músico transformadas em “ensinamentos”, o que já fica claro no primeiro capítulo, “Os 26 Dez Mandamentos de Keith Richards”. E é tudo mais ou menos nessa linha: “O que Keith faria?”, “Keith e Nietzsche”, “A perspicácia e a sabedoria de Keith Richards”, e assim por diante. À primeira vista parece divertido, mas a leitura vai se tornando maçante a cada página, justamente por essa forçada de barra da autora em laurear qualquer coisa dita (ou mesmo não dita) pelo rolling stone, por mais que o intento aqui seja soar caricato. Provavelmente o próprio Keith não aprovaria a ideia de ser um exemplo a ser seguido.

Depois é apenas enchimento de linguiça, como uma lista de curiosidades (a maioria inútil) sobre Keith Richards e uma retrospectiva de sua vida e obra, fechando com a receita do prato favorito (?) do inspirador do personagem hollywoodiano Jack Sparrow.

Temos, portanto, mais um artigo destinado apenas aos colecionadores, e, mesmo assim, está longe de ser um item obrigatório. Ainda que de forma involuntária, há algo em comum entre “O que Keith Richards faria em seu lugar?” e a literatura de autoajuda: trata-se do tipo de obra que não mudará a vida de ninguém – e engordará a conta bancária de quem escreveu.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Livros
Todas as matérias sobre "Rolling Stones"

45 Rotações de Rock: HQ reúne maiores singles do rock
Mick Jagger: Luciana Gimenez diz que ele a usou para ficar famoso
Astros do Rock: como seriam suas versões tatuadas
Mick Jagger: L'Wrenn Scott deixou US$ 9 milhões para ele
Rock in Rio: Fim do mistério, The Rolling Stones em Lisboa
Rolling Stones: banda publica mensagens de apoio a Mick Jagger
Rolling Stones: Público assiste banda que tem medo de arriscar
Mick Jagger: tabloide conta como ele soube da morte da namorada
Rolling Stones: Jagger se manifesta sobre suicídio da namorada
Rolling Stones: show cancelado após morte da namorada de Jagger
Mick Jagger: Namorada do músico é encontrada morta
Rock In Rio: Stones no Brasil em 2015 pode ser a surpresa?
Rolling Stones: censura ataca banda na China
Rolling Stones: fazendo lenda na China
Bon Jovi: no topo dos que mais faturaram com o rock em 2013

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Genilson Alves

Genilson Alves é jornalista e autor do blog Radio Sehnsucht.

Mais matérias de Genilson Alves no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas