Em 15/07/2011 | 30 Anos da Besta - Paul Stenning

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

30 Anos da Besta - Paul Stenning

Por Daniel Miola de Amorim

  | Comentários:

Decepcionado. Foi assim que me senti ao acabar de ler a biografia não-autorizada daquela que foi uma das minhas bandas favoritas. Se, assim como eu, você achou um pouco exagerada a (ótima) crítica publicada aqui mesmo no Whiplash!, em 02/01/2011, de autoria de Paulo Finatto Jr – que deve ser (re)lida -, e mesmo assim teimou em comprar o livro, se deu mal.

Imagem
É louvável a iniciativa da Beast Books em se especializar em biografias de bandas, talvez seja até a única neste seguimento específico no Brasil, que se mostra carente deste tipo de publicações. E para quem gosta de música e literatura, nada melhor do que reunir as duas. Mas o livro, de autoria de Paul Stenning, que é escritor especializado na área de rock e metal, além do fraco conteúdo e uma narrativa que não envolve o leitor - às vezes um pouco confusa -, não tem uma boa qualidade editorial.

Consultando no site da Amazon (consulta realizada em 09/07/2011), o livro original em inglês apresenta 320 páginas, enquanto que o nacional tem 222. A Beast Books formatou o texto de forma a deixá-lo espremido e, assim, reduzir o número de páginas, talvez pensando em economizar na publicação. A capa/contracapa não têm nem aquela tradicional e básica “orelha”, utilizada para marcar a página. Não sei se o lançamento em inglês também não apresenta imagens, mas na publicação brasileira não há uma única imagem da banda, nem mesmo das capas dos álbuns/singles. E toda esta economia – que inclusive se reflete nos erros de tradução e português já apontados pelo Paulo Finatto Jr - não se traduz em um preço acessível ao público, que chegou a pagar até R$ 70,00 pelo livro (eu tive a “sorte” de pagar um preço promocional de R$ 56,00).

Imagem

O autor aborda temas secundários e até terciários em relação à história do Iron Maiden. Tem um capítulo inteiro dedicado ao Samson e uma entrevista com ex-membros do Wolfsbane, mas, no entanto, dá apenas uma pequena pincelada na passagem de Blaze pela banda, além de uma reflexão do autor sobre se o grunge foi ou não responsável pela queda de popularidade do heavy metal na década de 90. Muitas vezes tive a impressão que o autor estava fazendo apenas uma crítica aprofundada dos álbuns, intercalando com citações de algum membro, deixando a parte histórica em segundo plano.

O texto na contracapa diz coisas como “...é o livro que os fãs do Maiden estavam esperando...”; “...os fãs poderão se deleitar com esta visão rara de seus heróis...”; “...revelações extras com um nível de pesquisa inédito”. Mas infelizmente nada disso é encontrado em seu conteúdo. Lógico que a biografia também tem seus pontos positivos, mas nada que faça valer a pena sua aquisição.

Adquiri “30 Anos da Besta” embalado pelas leituras das biografias do AC/DC (A História da Banda AC/DC – Let There Be Rock, Companhia Editora Nacional, 2009) – que li com muito prazer - e de Ozzy Osbourne (Eu Sou Ozzy, Benvirá/Saraiva, 2010) – que adorei -, o que aumentou minha expectativa/ decepção pela biografia não-autorizada do Iron Maiden. Agora é aguardar para ver se alguma editora resolve lançar por aqui a biografia oficial ou algum material biográfico que faça jus ao nome da banda.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Livros
Todas as matérias sobre "Iron Maiden"

Jon Lord: um timaço prestando tributo, veja vídeo
Separados no nascimento: Steve Harris e Bruce Campbell
Rock e metal: o outro lado das capas de discos
Iron Maiden: Steve Harris nunca gostou de "Flight of Icarus"?
1º de abril: Dois primeiros do Maiden serão regravados com Bruce
Bruce Dickinson: 450 mil dólares na maior aeronave do mundo
Iron Maiden: Gastão Moreira repassa as vindas da banda ao Brasil
Bruno Sutter: "Run To The Lepo Lepo" no Motorcycle Rock Cruise
Dj Yahel: Iron Maiden bombando numa Rave
Iron Maiden: fãs de Fortaleza ajudam crianças desnutridas
Iron Maiden: a semelhança com uma capa do Earth Wind & Fire
Bruce Dickinson: cantor pilotará jatinho em maratona beneficente
Guitar World: 10 Álbuns clássicos essenciais do Metal
Iron Maiden: Rachel Sheherazade testa conhecimentos sobre a banda
Riffs Battle: Crazy Train vs Two Minutes to Midnight: semifinais

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Daniel Miola de Amorim

Autor sem foto e/ou descrição cadastrados.

Caso seja o autor, entre em contato enviando sua descrição e link de uma foto.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas