Heavy Metal: A História Completa (Ian Christe)

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Heavy Metal: A História Completa (Ian Christe)


  | Comentários:

Lançado em 2004 pelo jornalista, headbanger e músico nas horas vagas, Ian Christe, e com prefácio do guitarrista Andreas Kisser, o livro “Heavy Metal – A história completa” como seu nome entrega pretende recontar toda a saga do metal desde seu principio no começo da década de 1970 até o inicio do século XXI, quando o mesmo foi publicado. Para isso, o escritor se cercou de músicos, jornalistas e empresários do ramo que vivenciaram cada uma das fases e épocas retratadas no livro para darem seus depoimentos.

Imagem
Com linguagem clara e acessível, a leitura se torna fácil e prazerosa, ainda mais para quem, como eu, é apaixonado por esse estilo de música tão fascinante.

Para discorrer sobre toda a história do Heavy Metal, Ian Christe acertou em cheio ao eleger algumas bandas condutoras para guiar seu caminho, evitando que ele se perdesse em meio há tantos acontecimentos e a grande quantidade de bandas que surgiram em profusão nesses mais de quarenta anos retratados na biografia. As bandas escolhidas para tal foram BLACK SABBATH e METALLICA, contando ainda com grandes doses de ANTHRAX, SLAYER, MEGADETH, IRON MAIDEN, MERCYFUL FATE e VENOM. Mas sem deixar de lado incontáveis outros grupos de grande importância para a cena. Entretanto, estes citados são os que mais aparecem e servem como termômetro para os acontecimentos ao longo da história.

O livro apresenta o Metal desde seu surgimento na Inglaterra de 1970, detalhando o começo do BLACK SABBATH, passando pela NWOBHM, os primórdios do Thrash, Death, Black, Doom e Power Metal até chegar na cena dos anos 2000 e a aparição do New Metal. Além de algumas boas pitadas sobre o Punk Rock, Hardcore, Grindcore, Crossover e Rap. Sem esquecer-se do Hard Rock oitentista e todo o seu laquê e apelo comercial.

Além de descrever o surgimento de bandas e estilos, o autor traça um paralelo com a sociedade da época de seus surgimentos e ambienta o leitor naquele período. Assim temos a Inglaterra pesada e sombria da década de 1970, onde os jovens não tinham perspectiva alguma. Assim como a liberdade vinda com os anos 80, onde a troca de fitas copiadas espalhavam a fama das jovens bandas que começavam a gravar suas primeiras demos e discos. Tal qual a era da MTV e a volta do Metal ao underground, onde de fato, nunca havia saído.

“Heavy Metal – A História Completa” ainda traz uma grande quantidade de fotos das bandas, tanto promocionais, como em ação em cima do palco. Essa galeria deve fazer a alegria dos fãs dos grupos fotografados e de fato, é muito legal.

Apesar de ser bastante abrangente o autor deixa categoricamente de lado aquilo que no Brasil chamamos de Metal Melódico. Bandas seminais do estilo como ANGRA, KAMELOT e STRATOVARIUS não deram as caras na obra. Enquanto outras com uma enorme base de fãs como HELLOWEEN, BLIND GUARDIAN, ICED EARTH e HAMMERFALL foram apenas citadas. É como se este estilo nem existisse. Fato que talvez tenha acontecido por conta de Ian Christe ser estadunidense e lá na terra do Tio Sam esse estilo nunca tenha sido muito forte. O metal progressivo também ficou abandonado com uma ou outra eventual citação ao FATES WARNING e mais tarde ao DREAM THEATER.

Apesar desses eventuais esquecimentos, o livro é muito interessante e consegue muito bem alcançar seu objetivo de contar a história desse estilo musical tão apaixonante e importante musicalmente, politicamente e socialmente. Obrigatório para todos os fãs do gênero que desejam saber mais sobre a saga do rock pesado ou relembrar a história.

Heavy Metal – A História Completa (Ian Christe, Ed. ARX, 2004)

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Esta é uma matéria antiga do Whiplash.Net. Por que destacamos matérias antigas?


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Livros
Todas as matérias sobre "Black Sabbath"
Todas as matérias sobre "Iron Maiden"
Todas as matérias sobre "Metallica"
Todas as matérias sobre "Slayer"

Iron Maiden: algumas curiosidades sobre a banda
Deep Purple: Dickinson e Hughes em homenagem a Jon Lord
Iron Maiden: possível set-list da Maiden England 2014
Deep Purple: Bruce Dickinson cantando em tributo a Jon Lord
Iron Maiden: Bruce Dickinson e Aleister Crowley
Iron Maiden: vídeos de Bruce em feira no Chile
Jon Lord: um timaço prestando tributo, veja vídeo
Separados no nascimento: Steve Harris e Bruce Campbell
Rock e metal: o outro lado das capas de discos
Iron Maiden: Steve Harris nunca gostou de "Flight of Icarus"?
1º de abril: Dois primeiros do Maiden serão regravados com Bruce
Bruce Dickinson: 450 mil dólares na maior aeronave do mundo
Iron Maiden: Gastão Moreira repassa as vindas da banda ao Brasil
Bruno Sutter: "Run To The Lepo Lepo" no Motorcycle Rock Cruise
Dj Yahel: Iron Maiden bombando numa Rave

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Carlos Eduardo Garrido

Jornalista formado. Descobriu o Heavy Metal aos 15 anos de idade e desde então, não vive mais sem esse estilo de música. Suas bandas preferidas são Metallica, Iron Maiden, Savatage, Angra, Blind Guardian, dentre muitas outras. Através do jornalismo conseguiu unir suas duas paixões: escrita e música. Além de colaborar com o Whiplash, mantém o blog ociocomcafe.blogspot.com.

Mais matérias de Carlos Eduardo Garrido no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas