John Lennon: A Vida - Philip Norman

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

John Lennon: A Vida - Philip Norman

Postado por Gabriel Menezes | Fonte: Blog Cena

  | Comentários:

Um homem com problemas emocionais, envolto em diversos dilemas freudianos, e que passou uma vida amargurada por tragédias do passado. Este é o JOHN LENNON que o autor Philip Norman descreve em seu sua biografia sobre o ex-beatle “John Lennon: A Vida”, lançada este ano.

Imagem
A história começa antes mesmo do nascimento de John. O autor faz um pequeno resumo sobre a trajetória da família Lennon, e como seus pais se conheceram. A partir daí, durante a infância do músico, seguem alguns eventos que já são bastante conhecidos pelos fãs, como a hora em que John tem que escolher entre ir pra Nova Zelândia com o pai ou ficar com a mãe na Inglaterra.

Um diferencial da obra é que Norman busca fazer justiça em relação ao pai do ex-beatle, Fred. Ao contrário da história de que ele simplesmente fugiu e abandonou John, o autor mostra que por inúmeras vezes Fred tentou se reaproximar. Por influência da família Lennon e por adversidades da vida, esta reaproximação acabou não acontecendo.

A partir do momento em que John conhece PAUL MCCARTNEY, a obra passa a contar a história dos Beatles - claro, através da visão de Lennon. A maior parte do enredo é a mesma que já foi vista na excelente antologia do grupo, lançada em vídeo e mais recentemente também como livro.

O primeiro casamento de John é certamente um dos pontos mais polêmicos da biografia. Norman descreve o ex-beatle como um péssimo marido, indiferente, que traiu sua esposa diversas vezes e até mesmo chegou a agredi-la. Quando conheceu Yoko e resolveu deixar Cynthia, Lennon ainda reverteu à situação, e acusou a esposa de traição, que segundo a história, não era verdadeira. A relação do ex-beatle com o seu primogênito, Julian, não é muito mostrada de forma diferente.

Outro diferencial da obra é em relação a Yoko Ono. Ao contrário do consenso de que ela foi a grande responsável pela separação dos Beatles, o autor mostra que Yoko nunca foi manipuladora. Pelo contrário, John que era um marido extremamente ciumento e que exigia que a esposa estivesse com ele a todos os momentos.

Apesar de ter mais de 800 páginas, a narrativa do Philip Norman faz de “John Lennon: A vida” um livro de leitura fácil. É um trabalho valioso, e que provavelmente irá enfurecer muitos fãs com questões absolutamente polêmicas levantadas pelo autor, como uma suposta atração sexual de John por sua mãe e mais tarde uma paixão enrustida pelo companheiro de banda, PAUL MCCARTNEY.

Um ponto em que o autor fica devendo é em não descrever a reação após a morte de John. Durante toda a obra ele conta fatos da vida de pessoas próximas ao músico, mesmo que estas estivessem longe, como, por exemplo, a Tia Mimi. Aposto que assim como eu, muita gente sentiu falta de ler como Mimi, a tia que cuidou de Lennon como um filho, reagiu a sua perda.

Entre altos e baixos, é uma obra que não pode deixar de ser lida por qualquer fã da banda.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Esta é uma matéria antiga do Whiplash.Net. Por que destacamos matérias antigas?


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Livros
Todas as matérias sobre "Beatles"
Todas as matérias sobre "John Lennon"

Mais capas de álbuns: a história do rock no Google Street View
Beatles: há exatos 50 anos, banda estabelecia recorde inquebrável
Rock e metal: o outro lado das capas de discos
Stevie Riks: um "ressuscitador" de Rockstars
Cobain, Lennon e Elvis: para cervejaria todos eles estão vivos
Bem vivos: Elvis, Cobain, Lennon e outros em comercial de cerveja
Separados no nascimento: Ringo Starr e Pit Bicha
Paul McCartney: trilha sonora para filme de animação
Beatles: piano usado pra compor "Yesterday" irá a leilão
George Harrison: veja o manuscrito original de Here Comes The Sun
John Lennon: O álbum mais pessoal e intimista do ex-beatle
Beatles Day: festival em Porto Alegre no dia 22 de março
Beatles: qual foi o maior erro cometido por Brian Epstein?
Hendrix, Joplin e Lennon: entre homenageados em selos nos EUA
The Beatles: HQ faz menção a álbum clássico

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Gabriel Menezes

Gabriel Menezes é jornalista, natural de Volta Redonda, no Sul Fluminense. Atualmente, mora na cidade do Rio de Janeiro. Edita o Blog Cena (www.blogcena.com), onde escreve sobre rock e cultura pop. É um apaixonado por rock’n roll, em quase todas as suas vertentes. É baixista e membro da banda Dakocaga (www.myspace.com/dakocaga).

Mais informações sobre Gabriel Menezes

Mais matérias de Gabriel Menezes no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas