Tirinhas do Grilo: The Beatles

WHIPLASH.NET - Rock e Heavy Metal!

Tirinhas do Grilo: The Beatles


  | Comentários:

Imagem

O disco de estreia dos BEATLES, "Please Please Me", foi gravado em aproximadamente 9 horas e 45 minutos e produzido por George Martin, considerado por muitos “o quinto Beatle”. A famosíssima “Twist and Shout” é um cover (coisa que muita gente pode não saber) e foi gravada originalmente por um grupo vocal chamado TOP NOTES, sendo mais tarde regravada pelos ISLEY BROTHERS. Durante a sua gravação (captada na primeira tentativa), John Lennon se encontrava resfriado e sua voz estava prejudicada, o que de certa forma ajudou a dar o timbre rebelde que a tornou tão clássica. Martin admitiu que quanto mais os BEATLES tocavam, melhores ficavam, ao invés de piorar pelo cansaço, como seria o normal. Isso é que é rock and roll de verdade!


Imagem

“A Hard Day’s Night” é o terceiro álbum de estúdio, lançado em 1964 como trilha sonora para o filme de mesmo nome, uma comédia em preto e branco estrelando os próprios BEATLES, lançada no mesmo ano. O disco contém algumas das canções mais famosas da banda (como a faixa-título e “Can’t Buy Me Love”) e foi lançado no auge da “Beatlemania” (período em que a banda atingiu grande fama em pouco tempo). O título surgiu de um trocadilho sem graça dito por Ringo Starr, sem a menor intenção de se tornar um título, apenas uma besteira dita de forma aleatória. Então, o diretor Dick Lester simplesmente disse “nós vamos usar isso como título”. E assim foi feito.


Imagem

A exemplo de “A Hard Day’s Night”, a banda lança em 1965 um filme chamado “Help!” e a sua trilha sonora se torna um álbum de mesmo nome. Ainda possuindo influências folk ao estilo BOB DYLAN (como em “You’ve Got to Hide Your Love Away”), o disco apresenta algumas canções mais dançantes. A Beatlemania se encontrava no auge e, após o lançamento do álbum, os BEATLES se tornaram a primeira banda de rock a se apresentar em um estádio (o Shea Stadium, em Nova Iorque). Também foi nessa época que os músicos experimentaram pela primeira vez o LSD. Dizem que daí surgiu a inspiração para as iniciais da música "Lucy in the Sky With Diamonds", lançada posteriormente. Isso seria de fundamental importância para uma mudança na sonoridade do grupo, que se tornaria mais psicodélica a partir de então.


Imagem

Após o disco "Revolver", inicia-se um dos maiores boatos envolvendo o mundo musical, chegando a se tornar uma lenda: a suposta morte de Paul McCartney. Tudo começou quando os BEATLES pararam de fazer turnês devido aos arranjos cada vez mais complicados de suas músicas, difíceis de serem reproduzidos ao vivo. Nessa mesma época, Paul sofre um pequeno acidente de moto (rendendo-lhe um dente quebrado e um corte nos lábios), porém sem vítimas fatais. Ambos os acontecimentos geraram o boato de que o baixista havia morrido em tal acidente e sido substituído por um sósia, que teria realizado algumas cirurgias plásticas para aumentar sua semelhança com o “falecido” Paul McCartney e, dessa forma, a banda não perderia sua popularidade, que se encontrava no auge. Se aproveitando disso, os BEATLES teriam feito uma jogada de marketing e começaram a espalhar "pistas" em músicas e em capas de discos para que os fãs descobrissem que o baixista já havia ido para a “caixa-prego”. É uma das lendas mais criativas envolvendo músicos, a exemplo de "Elvis não morreu".


Imagem

“Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band” é o oitavo álbum de estúdio, lançado em 1967, tornando-se um dos mais famosos e influentes discos da história do rock, principalmente devido às suas técnicas inovadoras de gravação e suas canções muito bem elaboradas. A ideia inicial era lançar um álbum conceitual, onde cada músico interpretaria um personagem da fictícia Banda do Clube dos Corações Solitários do Sargento Pimenta, como, por exemplo, o cantor Billy Shears, interpretado por Ringo Starr em “With a Little Help from My Friends”. Porém, este conceito foi abandonado e o restante do disco foi escrito normalmente, sem ligações entre as músicas.


Imagem

“The Beatles”, popularmente conhecido como “The White Album” (“o álbum branco”), é o nono disco oficial dos BEATLES e o primeiro lançado pela sua própria gravadora, a Apple Records. Lançado como um disco duplo, “The Beatles” emplacou vários sucessos e é considerado um dos melhores trabalhos da banda. A capa simples, totalmente branca, com o nome da banda em relevo, foi desenvolvida pelo artista inglês Richard Hamilton e teve algumas alterações: nos EUA, o nome vinha na cor cinza, enquanto que nos lançamentos posteriores em CD, o nome aparecia na cor preta. Muitos fãs alienados (talvez ainda pensando na morte de Paul) perderam preciosas horas de suas vidas tentando descobrir mensagens ocultas inexistentes na capa.


Imagem

“Abbey Road” é o décimo segundo álbum de estúdio, lançado em 1969, levando o nome da rua de Londres onde situa-se o estúdio Abbey Road. Foi o penúltimo disco dos BEATLES a ser lançado, mas o último a ser gravado, já que as músicas de “Let It Be” (que seria lançado posteriormente) já haviam sido gravadas alguns meses antes. A capa traz novas “pistas” aos fãs sobre a suposta morte de Paul McCartney: na placa do carro ao fundo pode-se ler “28IF”, ou seja, Paul teria 28 anos naquele momento, se (“if”) estivesse vivo. Na verdade, a letra “I” da placa é um número 1. Outro detalhe é que Paul atravessa a rua descalço, assim como um "presunto" em um caixão.


Imagem

Em 1970, a banda se separa definitivamente. O fim pode ser atribuído a uma série de fatores: a morte do empresário Brian Epstein, gerando conflitos entre os músicos sobre quem deveria assumir; as composições de George Harrison, que apesar de serem ótimas, eram raramente aceitas para integrar os álbuns (em sua maioria eram escritas por Lennon e McCartney); a presença de Yoko Ono, namorada de John, nos estúdios de gravação, irritando os demais membros, que preferiam somente os 4 músicos durante o processo; as brigas constantes entre os integrantes, entre outros motivos. Os quatro Beatles seguiram em carreira solo. Em 1971, Paul McCartney decide formar uma nova banda, os Wings. John Lennon, que havia começado sua carreira solo ainda nos Beatles (lançando em 1968 o polêmico álbum “Unfinished Music No. 1: Two Virgins” com Yoko Ono, cuja capa mostrava os dois completamente nus), escreveu sucessos absolutos como as canções “Imagine”, “Woman” e “Instant Karma!”, tornou-se ativista da paz e, apesar disso, foi baleado e morto por um fã em 1980.

Criado em 1996, Whiplash.Net é o mais completo site sobre Rock e Heavy Metal em português. Em março de 2013 o site teve 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas e 8.590.108 pageviews. Redatores, bandas e promotores podem colaborar pelo link ENVIAR MATERIAL no topo do site.

Esta é uma matéria antiga do Whiplash.Net. Por que destacamos matérias antigas?


  | Comentários:

Todas as matérias da seção Humor

Os comentários são postados usando scripts do FACEBOOK e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Pense antes de escrever; os outros usuários e colaboradores merecem respeito;
Não seja agressivo, não provoque e não responda provocações com outras provocações;
Seja gentil ao apontar erros e seja útil usando o link de ENVIO DE CORREÇÕES;
Lembre-se de também elogiar quando encontrar bom conteúdo. :-)

Trolls, chatos de qualquer tipo e usuários que quebram estas regras podem ser banidos sem aviso. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Sobre Bruno Grilo Dias

Bruno "Grilo" Dias é professor de História e músico nas horas vagas, além de grande apreciador do rock em geral, tendo como hobby conhecer o maior número possível de bandas para ampliar seus conhecimentos musicais. Tem um blog sobre rock onde posta biografias de bandas/artistas com uma pitada de sátira e bom humor (rocktrucker.blogspot.com), além de ser guitarrista da banda de classic rock MAD HATTER, do sul de Minas Gerais. E-Mail: [email protected] / Twitter: @rock_trucker .

Mais matérias de Bruno Grilo Dias no Whiplash.Net.

Link que não funciona para email (ignore)

QUEM SOMOS | ANUNCIAR | ENVIAR MATERIAL | FALE CONOSCO

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em março: 1.258.407 visitantes, 2.988.224 visitas, 8.590.108 pageviews.


Principal

Resenhas

Seções e Colunas

Temas

Bandas mais acessadas

NOME
1Iron Maiden
2Guns N' Roses
3Metallica
4Black Sabbath
5Megadeth
6Ozzy Osbourne
7Kiss
8Led Zeppelin
9Slayer
10AC/DC
11Angra
12Sepultura
13Dream Theater
14Judas Priest
15Van Halen

Lista completa de bandas e artistas mais acessados na história do site

Matérias mais lidas